sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMO ANDA O SEU CORAÇÃO ?

João Joaquim de Oliveira


Caminhar e suar protegem o coração . De há muito que a medicina, em especial a cardiologia, vem preconizando como estratégias para a promoção da saúde mudanças no estilo de vida. Quais sejam: uma dieta balanceada entre lipídios, carboidratos e proteínas, abstenção de tabagismo , ingestão leve de bebidas alcoólicas e atividade física regular. Destas medidas , sem dúvida, o exercício físico vem ganhando em destaque pelos comprovados efeitos benéficos em toda a economia orgânica, inclusive a psíquica.

Outro problema que vem ganhando destaque crescente nos últimos anos é a obesidade. Entre as suas causas citam-se a comodidade da vida moderna; quando as pessoas dispõem de dispositivos e controles remotos até mesmo para acionar , abrir e fechar as portas de automóveis e residências, elevadores
para subir um ou dois andares e tantos outros utensílios, que dispensam o simples exercício de mãos ou pés. Do ponto de vista fisiopatológico , a obesidade ainda traz consigo outros graves corolários como hipertensão, diabetes, taxas altas de colesterol , triglicerídios e ácido úrico, resistência à ação da insulina nos diabéticos ou não diabéticos, risco ao infarto do miocárdio , baixa tolerância ao estresse do esforço físico laborativo , estigma social como individuo pouco produtivo e discriminação sócio-profissional. O exercício físico continuado e bem orientado representa uma importante mudança nestes vieses patológicos da obesidade , atuando favoravelmente em todas as suas comorbidades.

Um importante efeito do exercício no excesso de peso é sua eficácia não somente de consumir massa gordurosa, mas comprovadamente com um incremento na taxa metabólica nos períodos de repouso, aumento das enzimas lipolíticas (consumo de gordura entre as sessões), redução do apetite por
redirecionamento das reservas de glicose e gordura para a circulação na fase de esforço, além de aumentar a atividade da insulina nos diabéticos ou pré-diabéticos.

A pressão arterial cai tanto no hipertenso quanto em pessoas ditas pseudo-normais ou seja: com tendência a níveis mais altos do que os recomendados pela sociedade brasileira de hipertensão(120/80 mmhg )em repouso).

Um beneficio significativo da atividade física regular se dá no coração, mesmo nos portadores de alguma forma de cardiopatia. Ressaltando que neste caso a prática do exercício requer uma prévia avaliação com cardiologista. Os efeitos mais notados no coração se destacam como : uma dinâmica circulatória mais vigorosa devida à uma hipertrofia fisiológica e bem harmônica do miocárdio, menor sensibilidade às arritmias induzidas pelo estresse psicológico(adrenalina) e menor risco ao infarto agudo. Outros grandes benefícios gerais auferidos com a prática de exercício são : liberação de substâncias cerebrais , as endorfinas.
A endorfina é quimicamente semelhante à morfina( o analgésico sintético mais potente) ou ópio, cujos principais efeitos são : euforia, bem-estar físico e mental, sensação de prazer. Ou seja, estas substâncias constituem o melhor prozac ou lexotan natural que o próprio organismo produz através do estimulo da atividade física.

As taxas de colesterol, triglicerídios, ácido úrico, glicose(diabetes ou não) tendem à normalidade. A sensação de prazer, de satisfação , de capacidade produtiva, de realização pessoal, de auto-suficiência, a
qualidade do sono, o aumento da afetividade e amor pelo cônjuge e pela vida se tornam mais revitalizados no praticante de atividade física.


Inicio ou continuidade de exercícios físicos – Toda pessoa que vai iniciar uma atividade física deve passar por uma prévia consulta e exames básicos. As pessoas já treinadas devem anualmente fazer uma revisão . Sugestão de avaliação periódica : consulta com cardiologista seguidos dos exames lipidograma, hemograma, glicemia de jejum, creatinina sérica, ácido úrico, eletrocardiograma e teste ergométrico cardiológico.

Os exercícios físicos para surtirem um beneficio satisfatório devem ser de 4-5 vezes por semana, de no mínimo 40minutos cada sessão. A caminhada, a corrida, o ciclismo, os esportes aeróbicos em geral, são os mais praticados. O exercício de musculação para qualquer faixa etária em pessoas saudáveis, não tem restrição. Para os hipertensos ou portadores de alguma cardiopatia ou outras limitações físicas se faz necessária uma consulta ao médico assistente.

Para as pessoas que não vão freqüentar uma academia com orientação de um professor em educação física, o que seria o ideal, sugiro nunca ultrapassar a freqüência cardíaca(pulsação ) máxima, obtida pela formula : fc max = 220- idade( exemplo 50 anos. Fc Max = 220- 50 = 170 batimentos por minuto ). Nunca ultrapassar esta pulsação no cansaço máximo atingido. O ritmo da caminhada ou corrida deve ser
aquele bem tolerado, ainda que com falta de ar, cansaço muscular , mas em que o individuo se sinta bem decorridos 5 a 10 minutos com a interrupção do exercício. Portanto, para se ter mais quantidade e qualidade de vida só depende de você. Tenha atitude, disposição, ação e dificilmente você morrerá do coração.

João Joaquim de Oliveira- médico cardiologista


Um comentário:

Cardiologista disse...

É importante o acompanhamento com o Cardiologista mesmo que apenas por prevenção.

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...