sexta-feira, 1 de maio de 2009

SORRISO BONITO OU FEIO

Você Sorri Bonito , Feio ou Não Sorri ?

João Joaquim de Oliveira


Dizem alguns esotéricos que os olhos são a janela da alma. No que não posso discordar, posto que tenho para mim que somente devemos contestar alguma coisa quando desta coisa somos profundamente entendidos. Como não sou nem esotérico nem almista, fica o ditado como incontestável por mim. Agora, que a boca através de seus componentes é outra janela e porta do corpo e da alma disto não tenho dúvidas. Nós somos muito daquilo que entra e sai pela boca, seja aquilo que entra como matéria: alimentos, produtos químicos, drogas licitas ou ilícitas ou então o que sai na forma de palavras, nossos sentimentos e os mais polissêmicos gestos orofaciais como o sorriso por exemplo. E existem muitas formas e significados para o sorriso, desde o maroto ou amarelo até aquele histriônico , cínico ou uma boa gargalhada que espelha pura alegria ou felicidade.
Por falar em sorriso quero nestas singelas linhas homenagear uma classe profissional que não têm o merecido reconhecimento, sobretudo dos nossos polutos e impopulares políticos e gestores públicos, na relevância que eles( profissionais) merecem. Falo dos dentistas, termo que melhor define os odontólogos . Tenho estes profissionais, não como cientistas ou técnicos da fisiologia e anatomia das estruturas buco-maxilo-faciais; considero-os(as) como verdadeiros(as) artistas plásticos desses órgãos tão nobres na composição da saúde “lato sensu” e imagem corporal da pessoa.
Mas o que está na crista da onda, ou “fashion” em beleza hoje são as tais cirurgias estéticas ou plásticas. Quem de nós não conhece um amigo(a), um parente(a) que já não se submeteu ou tem como desejo extremo passar por uma cirurgia plástica tipo uma remodelagem facial, um lábio mais rechonchudo, uma estirpação de excesso palpebral ou rugas , um botox aqui outro ali, seios ou bunbuns mais turbinados etc ? Muitas dessas pessoas têm , às vezes, boca e dentes mal cuidados, quando estes órgãos fazem um tremenda diferença na apresentação da pessoa. . Pensemos bem: todos estes exemplos aqui mencionados de cirurgias plásticas representam meros remendos. São estruturas estáticas que não fazem tanta diferença na imagem morfo-funcional da pessoa. A boca e dentes bem cuidados têm profunda participação na saúde orgânica do individuo. Dentes e boca doentes propiciam além de câncer e doença cardíaca grave( e,g. endocardite infecciosa, infarto do miocárdio ) barreiras no contato social, distúrbios psicológicos segregantes e isolamento humano.
A posse e exibição de uma boa, bela e funcionante dentição começa na infância. Mães e babás têm uma marcante participação na prevenção de cárie, manutenção e boa saúde bucal da criança, desde tenra idade. Uma dentição estética e saudável é considerada muito mais significativa e elegante do que esta ou outra cirurgia plástica. Uma bela e anatômica arcada dentária representa ainda outra vantagem sobre qualquer cirurgia plástica, qual seja; os dentes praticamente não envelhecem. Um individuo com dentes bem cuidados aos 40 anos de idade é quase indistinguível de quando aos 20 anos. Dentes belos e bem conservados não cria rugas, não tem flacidez, tem beleza perene.




Hoje, se sabe que com as modernas técnicas restauradoras, próteses, clareamento e implantes pode-se até repor um ou todos os dentes perdidos por razoes diversas. Todavia, não custa repetir que nada se compara ao que a natureza, a vida enfim nos concedeu dadivosamente numa segunda oportunidade(dentição definitiva). E isto é tão difícil de se conseguir ? Não! Basta do nascimento à velhice fazer uso caseiro e por hábito de água, sabão, dentifrício, escova , fio dental e boa alimentação.

Como representante modelar e paradigma dessa classe profissional, cito com a devida permissão , a pessoa da dra Tellsa Cimara Vânia de Oliveira . A dra Tellsa Cimara penso ser uma daquelas pessoas nascidas já com o vaticínio e a vocação profissional. Pessoa idealista , meticulosa, ética e voltada para o bem, eu nunca a vejo triste ou mal humorada, ainda que no intimo possa ter suas ansiedades ou tensões habituais como mãe e com outras responsabilidades do dia-a-dia. Ela exerce cada detalhe de seu labor profissional como que compondo as notas musicais de uma ópera ou sonata, porque além de restaurar o brilho, a largueza, e a alegria do sorriso das pessoas, ela também tudo faz com o sorriso estampado e feliz em seus lábios e dentes.
A você , dra Tellsa Cimara e a tanto(as) outros profissionais da saúde bucal que de forma silenciosa e anônima( para mídia e grande público) exercem de maneira tão humana e solidária esta nobilíssima arte de curar e restaurar a saúde e a felicidade das pessoas ,o meu reconhecimento ,e tenho certeza também, a gratidão e a admiração de centenas de pessoas que passam por suas benfazejas e abençoadas mãos a cada ano. Você dra Tellsa, embora tenha nome de estrela, não faz de seu brilho uma auréola de desvanecimento inútil ou vaidade vã , mas executa cada ação ou gesto profissional como que guiada por uma centelha, uma chispa, uma inspiração de generosidade e do bem. Que tantos estudantes, não importando a profissão hein; que os milhares de profissionais sejam eles recém-egressos ou já rodados nos anos de trabalho, possam ter em você, uma amostra grátis modelar , um padrão e exemplo a ser seguido. E aqui enfatizo aquela carreira profissional da saúde que lida com a doença, as angústias e dor de nosso próximo a exemplo da odontologia, da enfermagem e Medicina. Com certeza a saúde, a vida, e as pessoas assim bem servidas os(as) agradecerão eternamente pela dedicação generosa e ética em cada dia e passo profissional.

Um comentário:

Cardiologista disse...

A importância de um médico Cardiologista deve ser em qualquer idade, independente do seu estilo de vida.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...