sábado, 11 de fevereiro de 2012

FRACASSOS NO VESTIBULAR , POR QUÊ ??

SOS VESTIBULANDOS! O QUE REVELAM AS PROVAS.
João Joaquim de Oliveira
O POPULAR E DIÁRIO DA MANHÃ –



Em época de exames vestibulares pais e candidatos entram em polvorosa. Não tem como fugir ao estresse que a espera do exame provoca. Dias de provas então e quando da divulgação dos resultados são de dar arrepios e muita insônia.
Atacado de curiosidade em saber a quantas anda o nível das provas aplicadas e o desempenho de nossos vestibulandos fui ler alguns exames de universidades federais. As provas de hoje constam de 1º fase com questão de múltipla escolha para todos os candidatos, com um ponto de corte e seleção para a 2º fase. Esta etapa final consta de redação( português ) e questões discursivas especificas para cada curso.
As provas ,em geral ,são bem elaboradas e dentro dos conhecimentos do currículo do ensino médio. Nada que um bom aluno não saiba . Quando se analisa o desempenho dos candidatos pelas notas obtidas, isto é: os que são selecionados para a 2º fase (prova discursiva); ai é de dar descrença em amantes por educação e cultura, como eu, ou nos próprios educadores mais sérios e idealistas deste país.
Recentemente, em um “papo-cabeça” com um escritor e dois professores universitários abordamos justamente o tema aptidão cultural e escolar da juventude na era digital. Nós, os quatro, consentimos no seguinte: hoje não se pensa e não se pratica cultura e conhecimento como um bem de 1º necessidade e grandeza ,como era em épocas dos pais e avós desses jovens vestibulandos.
O estágio cultural e conhecimento das matérias de 2º grau de nossos vestibulandos são tão pífios e ruins que o aluno não consegue ao final de tanto estudo acertar 40%, 50% das questões de aferição de seu aprendizado.Em tempo: muitos desses candidatos, além da conclusão do 2º grau, têm 3, 4 anos de cursos pré-vestibulares. Em muitos desses vestibulares os candidatos são peneirados para a 2º fase com uma nota menor que 2( 20%). Na UFG, houve cursos, caso de Ciências Sociais e Pedagogia, que alunos foram para a 2ª fase com nota de corte igual a 1,7(17%). Agora imagina o que deve ficar registrado nas questões de redação e prova discursiva desses candidatos, onde não há mais a opção lotérica do chute! Estas provas não se tornam públicas. Sinceramente eu gostaria de ler as asneiras e futilidades que devem ficar registradas de nossa juventude.
E vejam que situação gozada e esdrúxula: a Instituição terá que selecionar os menos ruins dos candidatos, senão ficariam vagas ociosas nos cursos, fosse por exemplo exigir uma nota mínima 5 (50%) nas provas finais. A primeira fase não pode haver zero. Com qualquer outra pontuação o candidato é concorrente a uma vaga .
Em verdade os exames vestibulares revelam o rebaixamento dos valores culturais porque passa a sociedade. Leitura e cultura geral parecem algo careta e supérfluo para nossa garotada. O apelo das indústrias e comércio de tudo, o apego aos bens digitais e ao mundo virtual vem detonando a capacidade de refletir e pensar das pessoas. A maioria não quer nada com a dureza de pensar.
Nossas crianças e jovens têm sido as principais vitimas desse sistema. Isto vem se revelando até mesmo na postura de muitos pais, escolas e alguns dirigentes pedagógicos que se julgam estar antenados com a modernidade. Não se condena o computador, os tablets, os iPads, e a internet como instrumentos escolares. O exagero e o mau uso é que tornam-nos nocivos e inibitórios á capacidade de raciocínio e pensar do aluno.
Eu ainda sou dos que acreditam no poder construtivo e cultural da leitura e do livro impresso. O aluno desde cedo tem que ser estimulado e exigido a ter habilidade com o lápis e a caneta, em expressar por escrito os seus pensamentos e conhecimentos. Computador e internet no ensino fundamental e médio devem ser adjuvantes e nunca protagonistas no aprendizado escolar. Ou professores, escolas e pais despertam para essa realidade ou continuaremos sendo escolas medíocres e as piores do mundo. Que o digam os exames e indicadores de cultura e escolaridade como o ENEM, o ENADE, PISA, IDEB e de arremate nossos vestibulares da Universidades Federais.
E sem querer ser chato, estou aqui a falar de alunos e candidatos a ingresso nas melhores Universidades, onde se tem em conta melhor estrutura física, grade curricular decente, e um staff docente melhor qualificado. Se eu for falar de nosso alunato de faculdades privadas.. não! aí não , senão vou ter náusea, engulho e prefiro ficar por aqui mesmo.

João Joaquim de Oliveira médico - joaomedicina.ufg@gmail.com

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