domingo, 30 de junho de 2013

DECIFRA-ME OU..




           DECIFRA-ME OU EU  TE DEVORO
             
         João Joaquim de Oliveira 


 O Brasil e o mundo vêm assistindo um seriado de protestos que são emblemáticos do quanto de poder têm as  pessoas unidas e em marchas pelas ruas , não importa de que classe;  quando reivindicam mudanças de uma lei, um regime político ou melhora de um serviço público.

A bola da vez ou os protestos do momento aqui no Brasil são mudanças em muitos serviços públicos, corrupção, PEC 37, gastos abusivos com Copa do mundo e FIFA etc.  São passeatas com muita depredação de ônibus e outros bens públicos em várias capitais do Brasil . A única atitude reprovável e muita animalesca de parte desses integrantes é a agressão a policiais que acompanham estas marchas e o vandalismo contra ônibus e estabelecimentos urbanos. São atos e cenas de puro irracionalismo e selvageria, contra o que devemos todos reprovar.

Protestar e expressar o que pensamos é um direito sagrado, mas que seja de forma civilizada e ordeira. Nunca com agressões físicas a ninguém ou danos materiais quaisquer. As manifestações públicas que ora assistimos me lembram muito aquelas de 2011/12 no oriente médio que derrubaram algumas ditaduras. Entre elas as da Tunísia e Egito. Foram os movimentos com o nome eufemístico de primavera árabe. No caso do Egito, foi muito curioso e surpreendente porque o presidente que assumiu o poder, via voto popular, o Sr. Mohamed  Mursi passou a ter decisões autoritárias e arbitrárias . Com novos protestos da primavera árabe , parece que aquele governante está mais contido em suas atitudes como mandatário maior daquela nação muçulmana.

O expediente desse presidente egípcio é uma mostra da tese de que todo governante tem dentro de si um ditador embrionário. Se lhe der asa e azo ele amadurece este germe interior. Basta observar o quanto de presidentes democratas com rompantes e atos de tirano temos pelo mundo. Aqui na América Latina temos vários desse naipe, inclusive no nosso querido Brasil. Todos precisamos estar alertas e protestar, se preciso for.

O Brasil sofre de várias pragas que estão na gênese de seu atraso em vários níveis. Dessas pragas eu destacaria a corrupção e a política clientelista do atual governo. A corrupção sem punição solapa a economia  e o desenvolvimento em todos os setores, sobretudo na saúde e educação. O clientelismo e o tal do fisiologismo na política são os responsáveis maiores por gestores públicos os mais ineptos e inaptos para o cargo. A pletora de 39 ministérios é exemplo cristalino do quanto de absurdo que se faz com o dinheiro público. Quantos bilhões gastos pela incompetência de tantos (dês)governos. Especialistas afirmam que cerca de 20 ministérios dariam para administrar e bem o país.

Outra mostra de uma simbiose parasitária absurda de nossos governantes é a mistura da máquina do governo com o futebol. Isto porque estamos a um ano da copa . As toneladas de dinheiro que nossos petistas vem despejando na construção de arenas e estádios para a copa FIFA 2014 é um exemplo do descalabro desgovernamental a que chegamos.

 O que resta então ao povo diante desta derrocada ética e moral de nosso Brasil?

Protestai-vos! Indignai-vos! E aí, que esses retumbantes gritos de basta de violência e corrupção continue chegando  até Brasília. E lá até umas bombinhas e foguetes para chamar mais atenção  do congresso nacional e poder executivo serão bem explodidos! Mas, sem ferir ninguém , inclusive  os que ficam escudados nos palácios do planalto e Itamarati. O governo encontra-se numa sinuca de bico. Algo parecido com o   desafio que a Esfinge de Gizé ( Egito) impôs a Édipo. Ou os políticos dão a resposta correta a esse monstro do momento( os protestos) , ou eles serão devorados. Decifra-nos( atenda-nos) ou os brados retumbantes  vão continuar. Este o recado do povo brasileiro.  


    

 João Joaquim de Oliveira  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...