terça-feira, 2 de julho de 2013

POR QUE ENGORDAMOS TANTO ?


  
                                                               João Joaquim de Oliveira

 “ Porque a gente engorda tanto?”   Eu tomo esta pergunta de empréstimo para abrir esta matéria. Ela foi-me  feita por um paciente em meu consultório. Veja o quão até de metafísico há nesta indagação. De há muito que a Medicina tem se debruçado sobre os mecanismos fisiopatológicos da obesidade. E nesta seara temos até mesmo o enfoque filosófico. Por que não? , a vida é em si um terreno metafísico, filosofia pura.  
Vamos a algumas luzes sobre as trevas do ganho de peso. Não há dúvida que temos aqui um campo minado de mitos, crendices, charlatanismo e muita exploração comercial da indústria farmacêutica. Faço uma provocação à classe médica, sobretudo aos endocrinologistas e obesólogos  e mesmo às pessoas não médicas. Todos nós, excetuando casos patológicos, nascemos com peso normal. Ao longo da infância, adolescência e juventude é que nos tornamos magros ou obesos. Em outros termos o que fica patente e claro é que nosso estilo de viver, nossa educação alimentar desde a fase láctea são fatores determinantes em nossa composição corporal na vida adulta.
Alimento é tão importante na saúde humana que deveria ser ingerido com estrita prescrição de profissionais de saúde, no caso nutricionistas e nutrólogos ( médicos ). Cada pessoa tem uma necessidade particular de alimentação . Aliás, a Medicina tem uma especialidade, a Puericultura, dedicada à prescrição de alimentos na infância.
 Esta recomendação se equipara à prescrição e uso de medicamentos, que em sobredoses trazem graves efeitos colaterais no usuário e até  morte. Em  doentes internados(ambiente hospitalar) isto tem que ser seguido à risca; sob pena de em certas doenças e outros procedimentos cirúrgicos haver riscos de complicações e óbito . Como se vê,  o alimento tanto nutre como engorda e mata, tendo em conta critérios quanti e qualitativos.
Hoje dá-se muita ênfase ao chamado estilo de vida em saúde humana. O que vem a ser isto? Trata-se do comportamento das pessoas em atitudes e hábitos saudáveis ou insalubres. Este estilo envolve alimentação, ter vícios ou não, ser sedentário ou não. Do estilo de vida insalubre  vão surgir os chamados fatores de risco para as doenças cardiovasculares em geral. Assim podemos ter de um estilo de vida insalubre o sedentarismo, a dislipidemia, a obesidade, o diabetes tipo 2, a hipertensão, a resistência à insulina, a síndrome plurimetabólica( obesidade e suas complicações ) etc.
 Ainda que tenha um componente genético a maioria das pessoas obesas o são por um desequilíbrio ingestão calórica excessiva e pouca atividade física. Para reforçar este dado científico vamos recorrer ao reino dos animais irracionais. Um animal que leva sua vida natural e livremente, ele tem obesidade? Não. Eu nunca vi animal obeso em sua vida natural.  Onde observamos a obesidade animal? Quando ele sofre limitação da vida natural, em confinamento. Isto pode se dar com o propósito de engorda animal; suínos e bovinos por exemplo , ou com os animais de estimação. Privados de andar livremente, confinados em  casas e apartamentos, os cães passam a ter o estilo de vida dos donos, e se tornam obesos e sedentários. Que triste não?
 E que hipocrisia: o dono estima (ama) tanto o bicho que priva-o da liberdade, torna-o de estilo de vida insalubre, abreviando-lhe a vida que já é muito curta! Só mesmo os humanos são capazes dessa façanha e desfaçatez. Nós estimamos tanto os bichos que os privamos dos instintos e reflexos os mais saudáveis, quais sejam o andar e correr livremente.  É o expediente do  “ matar por amor”.  Mas, deixemos esta questão pra lá , aqui saímos da filosofia e adentramos a esfera da psiquiatria.
O melhor tratamento da obesidade se faz com prevenção. E isto se dá desde a infância. Alimento não deve ser entretenimento, nem fonte de gozo ou prazer, nem recompensa de frustrações para adultos, muito menos para crianças. Alimentos e bebidas, muita vez,  são usados pelas pessoas como foco de diversão e verdadeiras orgias que lembram festas  dionisíacas (culto ao gozo e prazer). O excesso alimentar leva fatalmente à obesidade e todo seu espectro de morbidade, doenças e morte antecipada.
Como em tudo na vida o melhor caminho é o do meio. Comer com equilíbrio, primando pela quantidade e  qualidade do que ingerimos. Pedra e ferro parados criam limo e ferrugem. No caso humano,  de sedentarismo e obesidade , formam-se  placas de gordura nas artérias e morte prematura. Portanto, coma menos, exercite mais, seja mais sereno, viva muito mais e melhor  e seja um longevo com muita saúde e  feliz !       
  
João Joaquim de Oliveira  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

 Em 4 de julho de 2013 09:33, RENNEL PAIVA <docrennel@icloud.com> escreveu:

Bom dia Dr João Joaquim, em primeiro lugar gostaria de cumprimentá-lo pelo sensacional artigo publicado hoje no DM sobre a obesidade  e suas consequências. Sou seu colega, trabalhei durante alguns anos no departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina sob o comando do Dr Hélio Ponciano. Ao mesmo tempo, gostaria de convidá-lo a participar do evento de abertura do Capítulo Goiano da SBCBM-Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o qual será realizado no Hotel Castro´s às 19:30 horas da próxima quinta-feira, dia 11 de julho. Teremos duas apresentações de dois ícones no assunto Síndrome Metabólica, conforme o convite em anexo. Antecipadamente agradeço e espero sua presença. 

Rennel Pires de Paiva





Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...