sábado, 21 de setembro de 2013

SUJÕES E PORCALHÕES- OLHA A LEI AÍ.....

    FINALMENTE UMA LEI PARA SUJÕES E PORCALHÕES

                            
                                                                                 João Joaquim de Oliveira 



 Recentemente (julho/2013), uma notícia alvissareira e digna de loas veio do município do Rio de Janeiro. Um governo que vem sendo dura e violentamente criticado, finalmente aprova uma lei que pode mudar costumes e hábitos tão antigos, responsáveis pela feiura, emporcalhamento e degradação da paisagem urbana e meio natural. Trata-se da  Lei de Limpeza Urbana nº 3273, de 2011, mas que até agora não tinha sido aplicada.
 A distribuição da multa funcionará assim: para resíduos menores que uma lata de cerveja, a multa é de 157 reais. Até um metro cúbico, 392 reais e acima de um metrô cúbico, como um sofá de 3 lugares, a infração custará ao infrator 980 reais. Volumes maiores, como depósito de entulho, a multa é de 3 mil reais.
Trata-se, portanto, de lei que proíbe jogar lixo em vias públicas ou a céu aberto. Quem infringir a lei será multado. Não importa o volume do lixo. Nossas palmas e aplausos para o prefeito Eduardo Paes, pela iniciativa. Tomara que outros governos, de todas as esferas públicas, sigam o seu exemplo. Mas não só os gestores dos bens públicos desse país; que as pessoas entendam que limpeza e higiene são tão importantes em saúde que estão até a merecer e exigir dispositivo legal, que se descumprido será punido com multa na proporção de cada infração.
Aliás, a palavra higiene tem origem na mitologia grega hygeia, deusa da saúde e bem-estar. O vocábulo grego hygieinón, significa literalmente saúde, o que contribui para a higidez do indivíduo. Hoje, a higiene que engloba técnicas de assepsia e esterilização pode ser considerada um ramo importante da medicina.
Há três atitudes ou expedientes muito correlacionados que têm muito a ver com saúde orgânica e psíquica da pessoa humana. Falo da tríade limpeza, higiene e organização(LHO). Observem como estes atributos são inseparáveis. Quase sempre uma pessoa limpa e higiênica, ela o é também em organização e vice-versa. Pode observar que estas atitudes têm liames com o bem-estar e felicidade. Organização, higiene, estética e beleza trazem felicidade! Por que não ? Pessoas que materializam estas atitudes, que põem em prática tais expedientes, elas estão nada mais do que expressando e exprimindo o que elas têm em sua intimidade, em sua alma , em seus valores internos como um ser sensível , esteta e feliz. È a beleza interior sendo plasmada no que se faz e pratica.
Mas, fazendo uma reflexão sobre estes hábitos do ser humano. O que leva um indivíduo a não adotar a tríade LHO em seu “modus vivendi”? Eu pessoalmente concebo isto como fruto de educação. É puro aprendizado, uma cultura recebida de infância, salvo, casos de desvios de comportamento nas relações sociais e com o meio à sua volta, com o meio urbano, com a natureza.
A exemplo de tanta cultura e conduta de vida, a criança não nasce porcalhona, sujismunda por transmissão genética. Isto não existe comprovado no comportamento e índole no gênero humano. Ela incorpora tais atitudes da família, de cuidadores, da escola, das pessoas com que tem laços sócio-afetivos.

Outra característica dos porcalhões e sujões é que não há relação com o nível socioeconômico. Noutros termos, pode-se ver um  indivíduo pobre e de baixa escolaridade muito zeloso com sua higiene pessoal e natureza, e noutro extremo um rico, de boa escolaridade técnica (diferente de cultura) e completamente negligente com a higiene corporal e meio ambiente.
Portanto, retomando os termos inicias desta matéria, já era tempo de uma lei como esta criada pelo governo  municipal do Rio de Janeiro. Leis e normas de postura são criadas para delinquentes, poluidores, sujismundos e transgressores  do bom visual, paz social e higiene urbana.
Por isso esperamos que outros estados e municípios sigam o exemplo da administração da cidade maravilhosa. Parabéns à administração de Eduardo Paes,  por tão promissora e inaudita iniciativa. Para aqueles que acham que as vias públicas são o quintal de suas casas, autuação e multa para eles. Aos que depredam a natureza, contaminam o solo e outras transgressões ao meio natural;  estes mereciam além de reparo dos danos, ficar  na cadeia alguns meses e receber lições de como bem relacionar com a sociedade onde estejam inseridos e aprender a respeitar a terra e as cidades que é um espaço de todos , e não casa da sogra ou da mãe-joana. 




  João Joaquim de Oliveira  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...