quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UFC DO MAL...



NO UFC DA VIDA O BEM TRIUNFARÁ SOBRE O MAL
                                                                                                                João Joaquim de Oliveira


Há um princípio de que nenhum progresso se faz sem efeitos colaterais. Nenhuma tecnologia ou produto  chega às mãos do usuário sem as facetas da nocividade e outros vícios pelos desvios de sua utilidade a que propôs seu criador e inventor. Basta lembrar que o automóvel não foi feito para assassinar pessoas nas mãos de bêbados e irresponsáveis; avião não foi concebido para carnificinas em guerras e ataques a inimigos, Internet não foi criada para futilidades e tantas aberrações e crimes.

Podem parecer esdrúxulas e excêntricas as minhas assertivas. Mas, não falo aqui, nunca foi minha vocação,  falar para agradar a gregos e troianos, nem ateus ou crentes em Deus. Isso seria muita pretensão de um tarráqueo vulgar, como julgo sê-lo.  Quero aqui considerar o produto ser humano , criado e bem aperfeiçoado, não importa donde veio.

 Eu como fervoroso e irredutível teista, tenho a inabalável crença de que o homem foi uma concepção divina. Todavia como existe a teoria evolucionista,  vamos também considerar esta obra como resultado de modificação de outro organismo ,  o homem como produto e evolução de um ser  mais primitivo ( ser unicelular, mônada .. até a condição de primata e  mamífero). Ao considerar as duas hipóteses, há de se perguntar, a que fim se destinou o homem já pronto e plenamente evoluído? Diga-se a tempo, desde tempos imemoriais três indagações intrigam o homem: De onde vim ? O que sou? Para onde vou ?
 Antes de resposta a esta difícil e complexa indagação( finalidade do homem) é pertinente asseverar que o gênero humano como produto, assim resultou na mais perfeita criação( tese criacionista ou evolucionista), dotado que é de muitas atributos exclusivos dele. Basta lembrar sua constituição binária corpo e alma, além de elevada inteligência, razão e plena consciência de seu status no mundo e no reino animal( status de animal racional e superior aos outros animais ). Será então para que finalidade veio este produto com tanto esmero e bem acabado? De pronto, penso que inescapavelmente todos hão de em uníssono afirmar que o homem se destinou  a toda forma de utilidade  do bem, de virtude, do belo, do bom e construtivo ( esta aliás é uma tese e filosofia do grande filósofo Platão).

Mas, eis que perpassamos por várias eras ,  pelo século das luzes (iluminismo) e estamos no século virtual e digital (XXI), e somos instigados a novas inquirições. E este ser de tantas minudências ,  projetado e perfeito, continua com os fins para os quais foi concebido?




Basta lembrar que como outro invento de tecnologia material, a cada geração ele( o gênero humano) pode ser aprimorado a exemplo de um automóvel, e outras máquinas quaisquer. Não é assim que o criador faz com seu invento, sua criatura?  A cada novo lançamento, aquela máquina tende a ter outros atributos e melhor servir o seu usuário e ser mais útil ?  É o que se constata numa aeronave, num instrumento diagnóstico, com os utensílios pessoais os mais vulgares.


Mas então, de novo posso contrariar aqueles que pensam diverso de mim. Todos sabemos de ensinos teológicos e filosóficos da dualidade em todas as esferas da existência. Feio versus belo, luz versus trevas, vício versas virtude, bem versus mal etc.

Na magnífica e portentosa concepção e criação do homem a mesma tendência e coexistência dual parece se verificar. A cada dia temos assistido à maciça atuação e presença do mal. O que simbolicamente ou miticamente podemos chamar de diabo ou tantos outros apelidos que o gênio do mal possui. Parece mesmo que era uma predestinação. “ Pari passu” à concepção e perfeição  da mais alta criação que é  o produto  homem, surgiu também o gênio e ente criador do mal. Uma luta eterna,  que se espere vença o bem. Hoje  estamos no século do maior engenho criador e  da mente a mais  inteligente do homem. Apesar de tudo isso  somos todos condenados a conviver também com pessoas inspiradas e praticantes do mal, do vício, do feio, do perverso, da maldade. Feitos e ações que só mesmo pensamentos e inteligências demoníacas são capazes.  São  tantas  crueldades e tantas ruínas,  inúmeras. É desnecessário nomeá-las para não parecer excesso de pessimismo deste modesto escriba. Como os gênios do mal, os anjos diabólicos  andam  buzinando nos ouvidos das pessoas, para lhes ser fiel no cometimento de tanto mal. Credo em cruz.!

Mas, o que eu  tenho com isso ? Eu  tenho tudo a ver com isto! Eu acredito que deste embate o bem sairá vencedor. Eu continuo a fazer a minha parte do lado do bem. E você meu caro leitor, independentemente de seu credo ou nenhuma crença, você tem feito seu papel como criador e criatura do bem, do belo e do virtuoso?

Se afirmativo, amem!      

João Joaquim de Oliveira  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...