sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ESQUISITICES DO...



 ESQUISITICES DO BRASIL

http://www.dm.com.br/jornal /#!/view?e=20140120&p=21
                                                                                  João Joaquim 


 Além do complexo de vira-latas, descrito por Nelson Rodrigues, o Brasil padece de outras esquisitices que vale a pena lembrar de algumas que envolve um misto de comicidade e abuso de nossa inteligência e tolerância.
Vamos começar por nossa saúde pública. Mais divertidamente do programa “ mais médicos”. Além de não melhorar bulhufas os indicadores de saúde, há aquele aspecto infamante de discriminação com os cubanos. Cerca de 80% do salário deles é enviado para o PC da família castro. PCC , relembro não é primeiro comando da capital é  partido comunista cubano.
No campo político são produzidos as maiores patacoadas. Eu citaria duas por falta de espaço. Temos a tal imunidade parlamentar, que muitos chamam de impunidade ( ou inimputabilidade) penal, privilégio de uma casta de gente, os representantes do povo.
Nos tempos antes dos condenados do mensalão, quantos presidiários políticos havia no Brasil? Que eu me lembre, só o ex-deputado Natan Donadon. Vejam que para eles esta lei funciona mesmo.  E a jornada de trabalho do congresso? Eles vão às sessões duas ou três vezes por semana; nos outros dias se dizem estar nas bases eleitorais ou viajando. Ás vezes nos jatinhos da FAB, fazendo implantes de cabelo. Existe ainda o tal do recesso parlamentar. Na verdade um(a) recessão, porque nesse período a gente até esquece que existe senado e câmara federal. Deveria haver também um recesso de salários. O parlamentar não receberia os vultosos salários enquanto não voltasse a trabalhar ( ou seria trapalhar?).
 E na justiça? Olha, para ser bem justinho, os operadores de nossa justiça são também campeões em uma cultura e leis muito excêntricas. Para começar, a justiça é a primadona em concentração de renda e privilégio salarial. Em geral os prédios que abrigam o judiciário são de fazer inveja até aos antigos faraós do Egito. São obras nababescas padrão-fifa. O judiciário também tem o recesso forense. Dezembro e janeiro quase nada funciona. Agora o supra-sumo da esquisitice do mundo jurídico são as penas cominadas aos juízes e outros figurões da mesma esfera. Quando flagrados em crimes como corrupção e peculato a pena aplicada é a aposentadoria compulsória. Mas, os contemplados com esta doce punição não têm culpa! Quem fazem as leis são aqueles mesmo trabalhadores da imunidade penal ou recesso parlamentar. São poderes independentes e coesos. Quanta coesão,para tantas coisas esquisitas. Já imaginou se essa regra valesse para todo mundo, inclusive na âmbito privado. O funcionário cometeu algum ilícito, aposentadoria nele.  A  previdência oficial ( o INSS) estaria falido há muitos anos.
E no campo político do poder executivo? Aqui também três trapalhadas de nossos governos , por falta de mais espaço. Especialmente na gestão petista. Duas esquisitices são:  mudança do imutável,  horário de verão e desvio de curso do Rio São Francisco. São projetos e obras que até agora só geraram danos e gastos de bilhões. Benefícios para o povo mesmo, necas de pitibiriba. Na tentativa de mudar o leito natural deste importante rio, o que tem mudado, não se sabe para onde,  tem sido o destino dos bilhões para o projeto.  Já o horário de verão , bem, deixa pra lá , tem gente que gosta.
Para fechar, mais uma esquisitice, o projeto do trem-bala Rio - São Paulo. Orçado em cerca de 25 bi, ele ainda não andou nem no papel. Todavia, nossos gestores responsáveis por essa maravilha do mundo moderno já gastaram cerca de 3 milhões com blá blá blás e lero leros. Nossos governantes não dão conta de cuidar nem da rede de ônibus para estudantes e trabalhadores. Imagina o projeto do trem-bala.  São esquisitices próprias de nossos políticos e de nossa Pindorama. Depois ainda fazem piadas dos portugueses. Só mesmo no Brasil!     


  
João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...