sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SUPERAÇÃO DE LIMITES



 SUPERAÇÃO DE LIMITES ....




João Joaquim 



 Deu-me um “insight” (perdoem-me os puristas) de falar sobre a aptidão, teimosia ou garra que têm algumas pessoas em superar os seus limites, as suas deficiências físicas. Pode ser também  um déficit intelectual, neurológico ou cognitivo. Quando este distúrbio, esta disfunção é congênita costuma ser muito mais difícil a sua superação porque afinal a gênese daquela afecção está no genoma, no cromossoma ou DNA do indivíduo.
 Cromossoma e DNA são estruturas motrizes e determinantes de todos os detalhes do individuo. O  que me move a uma digressão  sobre esta matéria foi uma cena que presenciei em um comércio de nossa capital. Eu me  aproximei do balcão de um pequeno armarinho ( aviamentos e bugigangas). De pronto, aureolado de muita gentileza e lépido nos gestos, recebeu-me  e atendeu-me um funcionário, pouco mais alto do que o próprio balcão. Findo o generoso e ágil atendimento percebi que aquele atendente era biamputado das pernas. Fingi que não percebi aquele déficit físico do atendente  e fui mais reflexivo e fortalecido de espírito para casa.
A propósito, cantaram-me uma história verossímil que reconto agora. Um jovem muito vaidoso reclamava muito com o pai porque tinha apenas um par de tênis da moda e um sapato já meio surrado. O jovem queria um sapato novo. Convencido a consertar e lustrar o velho sapato, o pai indicou-lhe a sapataria do bairro. Ao adentrar àquela oficina de pisantes,  o que chamava à atenção dos clientes era a alegria, o rosto de felicidade, a efusão do sapateiro sentado na sua mesa de trabalho. No que aquele feliz artesão se levantou para atender ao jovem de cara amarrada e amarga, este teve uma inopinada surpresa, o sapateiro tinha agenesia (ausência) dos dois pés. Imagine como deve ter ficado a cabeça daquele orgulhoso e rebelde jovem ao voltar para casa. Será que ele continuou a reclamar por ter apenas um par de sapatos e um tênis ?
Torna-se mesmo curioso, intrigante e foco até da psicologia humana os pedagógicos  e ilustrativos casos aqui narrados. O que leva muitas pessoas com essas limitações a não se entregar a uma vida inútil, de dependência, de lamentações e choro pelos estigmas, pelos seus revezes ou seqüelas por algum sinistro em suas vidas? Em nossas vidas , deparamos muito com pessoas que diante de uma seqüela de alguma doença ou acidente fazem de tudo para se entregar a um estado de absoluta dependência da família, de previdência social e outros cuidadores. Quando pela natureza dessas seqüelas poderiam continuar produtivas e independentes. Bastaria se empenhar um pouco mais em reabilitação e espírito produtivo.
A história e a vida pública têm pessoas que bem exemplificam essa energia, estes espíritos positivistas e construtivos que devem servir de exemplos para todos nós. Sejam as pessoas absolutamente normais fisicamente ou com limitações de coragem e de alma.
Muitos lembram do iatista Lars Grael;  ele teve uma perna amputada, ao nível da coxa(1998). Famoso, rico e indenizado,  ele poderia ter-se aposentado. O que fez o esportista agora com um grave defeito físico?  Ele nunca abandonou o esporte e continua na mesma atividade, trabalhador  e competindo com o mesmo entusiasmo.
Alessandro Zanardi. Ex piloto de fórmula 1, teve as duas pernas amputadas em um grave acidente do esporte em 2001. Ele não abandonou a alegria de competir e se tornou campeão paralímpico de ciclismo.
Alguém lembra do que faz Cristina Lopes Afonso? Em 1985, ela teve 85% do corpo queimado pelo ex-noivo (Curitiba-PR). Hoje ela é fisioterapeuta e vereadora em Goiânia. Ela se dedica a vítimas de queimados no PS de queimaduras em nossa capital.
Para fecho de matéria um exemplo para o mundo. Stephen Hawking é um físico britânico que ombreia com ninguém menos que  Einstein em suas teorias e inteligência. Hawking  sofre de uma doença degenerativa, esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos de idade. Ele se acha atrofiado em uma cadeira de rodas. Todo paralisado fisicamente. Menos o cérebro. Aos 72 anos, ele continua pensante e criando. É considerado o maior cientista vivo da atualidade  . janeiro/2014     



João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...