quinta-feira, 13 de março de 2014

big brother e



 SE VOCÊ VÊ BIG BROTHER E AMOR E SEXO, CUIDADO ! 
 click e veja infográfico



       João Joaquim 

 Um dia destes alguém me perguntou o que de melhor fazer depois do expediente de  trabalho. Olha que indagação interessante. Não tinha parado para pensar nisto. Respondi para essa pessoa: vai depender do gosto de cada um, de sua idade, do horário de seu trabalho, se o indivíduo estuda à noite etc.
Mas, vamos pelo exemplo da maioria, daqueles que trabalham durante o dia e chegam  em casa na boca da noite. O que eu sugiro àqueles que já passaram dos 40. Eu estou nesta, dos mais de 40 e almeja chegar aos 100. Vou permitir-me dar o meu próprio exemplo. A primeira coisa que faço quando chego em casa por volta das 18 horas é me desapertar. Primeiro tiro sapatos e meias. Hum que alívio! E olha que meus calçados são sempre folgados, um número acima do habitual. A sensação prazerosa de descalçar um calçado ou desvestir uma calça é inversamente proporcional ao seu número. Essa foi uma conclusão não minha, mas do grande e magnânimo Machado de Assis. Segundo este grande mestre das letras e da ironia, estava ai a grande virtude de suportar o arrocho de um calçado apertado; “Botas...as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar” ( Dom Casmurro).
Arriada toda a indumentária, um bom banho antes de abraçar familiares, sobretudo filhos e esposa. Para quem tem profissão insalubre como médico, veterinário e outros agentes de saúde, banho quando se chega em casa é relaxante e medida de biossegurança. Atenção para bactérias e vírus hospitalares! O risco de contágio é alto e pode matar .
Outro expediente gostoso e enriquecedor das relações sociais com a família é o hábito de sentar-se à mesa para o lanche ou jantar. É um ensejo impar de exaltar e fruir os laços de amor e carinho, seja com os pais, esposa, irmãos e filhos.
Em matéria de diversão em gosto muito de uma boa leitura. Pode ser de um jornal, opinião pública do DM,  por exemplo. Um bom livro, não importa o gosto, vai muito bem e engrandece nossa cultura. Outras sugestões nesses momentos de ócio doméstico seriam um bom filme para os cinéfilos, a audição de uma boa música, ou mesmo uma jogatina de conversa fora com amigos e familiares. Para os cinófilos, passear com o cachorro também é uma boa.
Agora vamos a algumas contra-indicações como hábitos para depois do trabalho. Muitos já ouviram o bordão -hoje é 6º feira, nada me incomoda, nada me irrita ,hoje é dia da birita- Cuidado com esses excessos. Bebida alcoólica, pelos botecos e bares da vida não é uma prática saudável. Em especial ao final de expediente de trabalho. Atenção gordinhos, hipertensos e diabéticos. Para vocês então muito pior.
 No campo do entretenimento ainda. Cuidado com a TV que você vê. A quantidade de canais é de mais e a qualidade de menos. As emissoras abertas então são um deus-nos-acuda. Quanta futilidade, violência ao vivo e baixaria. Há uma competição entre os canais por estes gêneros. Nada contra um Pedro Bial, Datena ou Fernanda Lima. São excelentes jornalistas e atores ,e por isto muito bem pagos.
Portanto, meus caros leitores e leitoras , se vocês não podem seguir  à risca as minhas sugestões para as suas tardes e noites de descanso, que risquem da rotina pelos menos algumas diversões televisivas.
Imagina ir para a cama com vídeos na cabeça da violência urbana e depredações dos black blocs! Das baixarias e fofocas do big brother! Dos papos pornográficos e erotismo de baixo calão no programa amor e sexo da Fernanda lima! ( Não seria imoral e sem nexo ?) . Há um grande risco de pesadelos, sonhos terrificantes e até poluções noturnas! Cuidado porque o risco de poluições mentais com o que se tem na internet também é muito grande.   
    

 João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


   

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...