quinta-feira, 17 de abril de 2014

INFARTO DE WILKER



CUIDADO COM O INFARTO, MÉDICOS E LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS

João Joaquim   

          

A morte do ator José Wilker neste 05 de abril/2014, nos enseja fazer algumas reflexões, esclarecer dúvidas e lançar um alerta para a população sobre a importância da prevenção das doenças com altas taxas de morbidade e mortalidade. Não importa que tipo de doença; seja o câncer, o diabetes, a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
No caso aqui em tela do talentoso e genial ator Wilker, pelas informações divulgadas pela imprensa ,ele teve morte súbita por infarto agudo do miocárdio;  no caso ora em análise muito provavelmente por doença arterial coronária ( DAC).
Algumas pessoas, amigas e pacientes, até perguntaram-me, mas como isto acontece se ele estava saudável e não sentia nada? Vamos por etapas para fazer-me entendido. Quando falamos em DAC, estamos afirmando que em 95% dos casos, na gênese da lesão arterial, existe uma placa (lâmina) de colesterol grudada no interior de um destes nobres vasos do coração( coronárias). São duas as principais artérias coronárias que se ramificam em vasos secundários. As lesões pelo colesterol podem ser únicas ou múltiplas. Quanto mais calibrosa for a artéria lesada (exemplo tronco direito ou esquerdo) mais grave é a doença. Estas lesões pelas placas de colesterol (ou placas gordurosas) geralmente começam na infância e são progressivas. Existem os chamados fatores de risco (tabagismo, obesidade, hipertensão, sedentarismo, estresse natural ou profissional, diabetes) que aceleram a formação destas placas.
Todos nós temos placas de gordura (colesterol e outros lípides intrarteriais). Quanto mais obstrução ao fluxo sanguíneo houver mais grave é a doença arterial.
Grosso modo, pode-se afirmar que uma placa que obstrui 50% do fluxo arterial  normal traz pouco risco de infarto ou morte súbita. Em torno de 75% de obstrução ,estas lesões se tornam de alto risco e exigem tratamento com angioplastia (desobstrução do vaso) e implante de stents( próteses intravasculares)  para normalização da circulação.
Como diagnosticar a doença arterial coronária? É importante enfatizar que uma parcela significativa de pessoas têm as lesões por placas de gordura ( ou colesterol) de forma silenciosa, sem nenhum sintoma. Quando sintomática ,o portador tem dor no peito (angina), falta de ar e fadiga aos pequenos e médios esforços.
Vale reforçar que 90% das dores torácicas são não cardíacas. Existem variadas causas de dor no peito. Daí a importância da consulta médica.
O infarto do miocárdio e a morte súbita são as duas principais tragédias da DAC. A melhor estratégia contra estes desfechos se chama prevenção; que deve começar não quando vários fatores de risco já estão instalados e crônicos, mas desde a infância .
Os principais fatores de risco de nossa era tecnológica e da velocidade são o estresse natural ou profissional, o sedentarismo, o sobrepeso, alimentação hipercalórica, excesso de carnes vermelhas e gorduras saturadas, hipertensão arterial, intolerância à glicose ou diabetes, tabagismo e etilismo, colesterol alto e fatores genéticos.
Como se percebe muitos dos principais fatores de risco são adquiridos e evitáveis . A melhor conduta profilática na DAC está no chamado estilo de vida saudável desde a infância, que deve englobar uma dieta equilibrada com pouca ou zero de gorduras saturadas, abstenção de qualquer vício, atividades físicas aeróbicas contínuas, prevenção a todos os fatores de risco e check-up geral e cardiológico anual.
Os exames  anuais serão mais rigorosos para as pessoas mais maduras acima de 35 anos e mais extensos ou até invasivos se o paciente tem sintomas, fatores de risco e história familiar de infarto ou  derrame cerebral.
Finalmente repiso a importância da prevenção e consulta com um cardiologista, anualmente,  para as pessoas mais velhas que tenham um ou mesmo vários fatores favorecedores de DAC. Aspirina (ácido acetil salicílico, AAS), fitoterápicos, ervas, alho, cebola, limão e berinjela nunca foram preventivos de colesterol alto ou infarto. Os melhores preventivos são uma vida saudável perene e consulta (anual) com um cardiologista de postura ética e boa qualificação técnico-profissional, pouco importando se ele formou na Argentina, Venezuela ou no Brasil. O profissional médico é como outro qualquer , existem os ruins, os medíocres, os charlatões , os corruptos:  e aqueles que independentemente  de títulos de mestres ou doutores são altamente confiáveis e de conduta pura, ética e ilibada.
Quando um médico começa a inventar demais, com muitos exames, e condutas sem bases cientificas  ou prescrição de fármacos de grifes famosas, desconfie dele. Neste caso geralmente ele pode estar sendo aliciado por laboratórios famosos que só visam o lucro, e tem trabalhos sobre eficácia dos produtos manipulados e feitos estritamente para venda dos remédios ditos milagrosos. Cuidado com tais médicos e indústrias farmacêuticas.  Sua saúde pode estar em risco.       
                       
    João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com




Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...