quinta-feira, 17 de abril de 2014

VOCÊ SABE QUEM SOU

Quem é você, quem sou eu?

Diário da Manhã
João Joaquim
 
A polêmica da origem da vida, acredito dificilmente será dirimida. As correntes dos céticos de uma e outra teoria estão fadadas a eternidade. A exemplo de muitas coisas deste universo, como surgiram os seres permanece recheada de mistérios. Nosso próprio universo já é um mistério. Quando digo nosso não soa impróprio porque admite-se que não seja um mas multiversos (vários cosmos). O infinito é algo que escapa ao nosso entendimento, à nossa inteligência. Penso que a espécie humana será extinta sem entender bulhufas de toda esta maravilha, que só pode ser uma obra divina.
Como de muitos sabido há duas teorias para o surgimento dos seres vivos, o criacionismo (ação divina) e o  evolucionismo( evolução das espécies segundo Darwin e Lamarck).
Eu sou dos que acreditam no criacionismo. A tese evolucionista é muito lógica e coerente para explicar mutações e adaptações de cada espécie conforme as condições do meio ambiente. Mas, daí a imaginar que tudo adveio de uma geração espontânea parece meio fosfórico e cheira ao impossível.
 Toda forma de vida é muito complexa e prodigiosa para pensar que a vida foi fortuita ou um fenômeno acidental neste planeta. Vamos deixar  à margem a discussão de como nós terráqueos racionais e os outros animais  viemos, á luz,  na terra. 0  mais importante é nos encantar, nos maravilhar, nos admirar e nos espantar com tudo que há em termos de  beleza, de prodígio e mistério neste planetinha que habitamos.
Segundo teoria científica (astronomia, cosmologia) nosso universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos. No princípio é como se tudo estivesse sob forma de uma bola em compressão (força elástica). Houve uma grande explosão (big bang), com a liberação desta energia cinética, o universo entrou em expansão, que continua até os dias de hoje. Desse big fenômeno surgiram 200 bilhões de galáxias e 9 planetas (talvez 8).  Atualmente a Nasa tem divulgado já ter descoberto ao todo 1700 planetas em torno de outros sóis(estrelas).  Mas fiquemos com os nossos 8 mais conhecidos.
Destas galáxias, a mais vizinha da terra é a via láctea com 100 bilhões de estrelas. O nosso sol pertence à via láctea; ele é um astro de 5º grandeza. Dos planetas, o que se tem certeza é que a nossa querida terra é o único com seres vivos.
Estima-se que somos 30 milhões  de espécies animais, com apenas 3 milhões classificadas. Nós humanos racionais ( homo sapiens )  somos uma destas já cadastradas e conhecidas.
Agora, uma observação e crítica; a comunidade científica não conhece ao certo e ao todo o que temos de vida na terra e fica bisbilhotando se há vida em outros planetas.
Mas, você leitor e leitora deve estar se perguntando o porquê desta breve digressão sobre a origem da vida, surgimento de nosso universo, nosso planeta e nossas galáxias e estrelas. Simples e objetivo, para lembrar o quanto somos um nada, uma nulidade, uma ínfima  subuniddade  do micro, neste planetinha, iluminado por essa estrelinha que é o sol.
Então para que orgulho, vaidade, arrogância, preconceito ou racismo contra quem quer que seja? Cada pessoa que se julga importante, acima do bem e do mal,  é um reles indivíduo dentre os 7 bilhões de homo sapiens, dentre as outras 3 milhões de vida já catalogadas. Só isso!  
  
(João Joaquim, médico, cronista DM - joaomedicina.ufg@gmail.com)

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...