segunda-feira, 30 de junho de 2014

CIÊNCIA E PRODUÇÃO NA CONTRAMÃO DA ÉTICA


ABRA O LINK E VEJA INFOGRÁFICO


João Joaquim                     
Hoje as ciências nos seus mais diversos ramos têm evoluído no sentido do bem da humanidade. Podemos assim chamar aos  muitos  ramos de estudos científicos  de ecletismo científico. São diversos tentáculos do saber humano que se desenvolvem e se criam para o bem comum das pessoas . No ramo da botânica por exemplo, quantos avanços no aprimoramento genético dos vegetais, no sentido de aumentar a produção de grãos e frutos consumidos na alimentação.
Nas questões da botânica, na produção de  grãos e vegetais, um quesito que tem se tornado um desafio para as ciências agrárias tem sido o controle das pragas. O emprego abusivo de defensivos e agrotóxicos para combater parasitas e doenças vegetais traz sempre um risco à saúde humana. Tais substâncias trazem potenciais chances de doenças crônicas como insuficiência renal, doenças da tireoide, cardiovasculares e a mais grave, o câncer . Um dos avanços tem sido obter plantas resistentes a muitos parasitas . Contra muitas dessas pragas tem-se desenvolvido também   outros organismos ( exemplo, insetos) que combatam estes “micropredadores” de vegetais produtores de alimentos (grãos e frutos).
Outra questão que vem despertando muita expectativa, desconfiança e críticas tem sido as pesquisas e produção dos transgênicos. Os efeitos e potenciais danos à saúde humana continuam ainda sob acaloradas perguntas e críticas. Trata-se de temas de genética que todos aguardamos sejam  resultados benéficos a nossa saúde.
Outros ramos científicos  a que temos assistido com muito otimismo e bom prognóstico tem sido na biologia e veterinária. Para pontuar alguns aspectos desses avanços, eu destacaria a produção de por exemplo ovos e carnes de boa qualidade para o consumo humano. Mas, aqui com preocupações e cobranças de mesma importância. Na produção por exemplo de carnes aviária e bovina. O emprego de hormônios e modificação genética desses animais com o fim principal de aumentar a produtividade e lucro tem sido duramente criticado . Aqui vale aquela lei de mercado, os fins (lucros) justificam  empregar todos os meios para atingir as metas de mais e mais faturamento. Apesar de leis e órgãos de controle, ainda há muitas fraudes, que burlam a fiscalização.
Uma outra questão seriíssima que passa ao largo dos olhos e lentes da sociedade se refere à Ética no manejo e  criação animal. Em especial,  à maneira, confinamento e tratamento dado aos animais de abate (aves , suínos  e bovinos). A rotina no tratamento  e falta de conforto e dignidade por que passam os animais causam às vezes asco, repulsa e desaprovação. São questões de bioética animal que têm recebido severas críticas dos defensores (e com razão) dos direitos a um tratamento digno oferecido aos bichos. As cenas e vídeos de onde são mantidos muitos desses animais nos despertam muita misericórdia, engulhos e pasmo. Há pessoas que, como forma de protesto, se recusam a consumir carne animal em função das condições e tratamento em que são confinadas e presas aves e reses (vitelas) por exemplo  para abate.
Por último e mais importante, os avanços da medicina no campo de genética, bioengenharia, mapa do genoma humano, medicina fetal, ginecologia e  técnicas de inseminação artificial. Um dos tópicos mais polêmicos, cheio de controversas e incertezas têm sido a prática da clonagem humana. Ainda tem muito pano para manga e as intrigas e controvérsias  continuam. Uma outra questão que aos poucos vem sendo pacificada é o emprego de células tronco no tratamento de muitas doenças incapacitantes, de alta morbidade e incuráveis. Como exemplos o diabetes mellitus, o infarto do miocárdio, a doença de Alzheimer, traumas raquimedulares com paraplegia  ou tetraplegia entre outras.
No campo da ginecologia, medicina fetal, genética, e inseminação artificial, muitas dúvidas, controvérsias, dissensos na comunidade científica e dúvidas da sociedade existem e tendem a continuar por muito tempo.  São avanços científicos que se por um lado mostram soluções para muitas pessoas, por outro colidem com os postulados da bioética, com a cultura das pessoas e outros valores como tradição e religião.
Enfim o que é saudável e harmônico numa sociedade é quando a par dos progressos das Ciências, não haja ofensas e transgressões aos ditames da Ética e às práticas morais e religiosas das pessoas e da comunidade onde elas estão inseridas.
O homem como agente das Ciências, não deve descurar de sua humanidade, não brincar de Deus e aplicar os achados científicos dentro de postulados aceitos como boa prática e de boa moral por todos.                                
João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...