segunda-feira, 30 de junho de 2014


 PROTESTOS CONTRA O GOVERNO




João Joaquim    
              
Eu quero fazer  um  protesto contra o silêncio e a imobilidade do governo federal ante tantos protestos que estão se deflagrando por todo o país. Na verdade com maior  fúria nas 12 capitais - sedes da copa do mundo 2014 (copa FIFA Brasil junho/2014).
Vamos fazer uma sinopse da motivação dos protestos. Para realizar o torneio mundial, a FIFA fez rígidas exigências ao Brasil. Dentre estas, construções  de estádios ou arenas padrão europeu (de 1º mundo), reforma e construção de aeroportos e vias de acesso no mesmo padrão (para  estádios e terminais aeroviários) e outras infraestruturas com segurança e conforto para os turistas.
Para tantas mudanças e inovações modernas (padrão de qualidade suíça ou FIFA), têm sido gastos não mi, mas cerca de 10 bilhões de reais. Só na arena do Corinthians (itaquerão) já foram investidos mais de um bi. O que os brasileiros(as) pedem em seus protestos? Que haja também construção de hospitais, escolas e rodovias padrão-fifa. Porque na verdade esses serviços são de padrão africano (de 3º mundo). Isto em nosso país, onde os governantes, se jactam e se orgulham de sermos a 7º economia do planeta. Vejam,  que têm absoluta razão os grevistas e protestantes. Como de muitos sabido a copa de futebol dura 30 dias. São ao todo 64 jogos.
Para satisfação e cobiça da poderosa e bilionária FIFA, nossos áulicos e arrogantes governantes petistas abrem todas as burras(cofres). Bilhões de reais são torrados para um torneio esportivo que muitos lucros geram para uma entidade (FIFA), patrocinadores e empresas de comunicação. Nada contra fabricantes de bebidas alcoólicas, coca-cola e Rede Globo. Todos os patrocinadores e redes de televisão estão no seu limpo ( será ?) e legal objetivo de faturamento e muito lucro. A Globo é uma destas empresas que tem na seleção de futebol, uma espécie de galinhas dos ovos de outro, uma pareceria que gera milhões de lucro.
Então perguntamos nós brasileiros(as), sobretudo os trabalhadores, estudantes e pacientes SUS. Se se  gasta tanto com um evento de futebol que dura um mês por exigência FIFA, por que então serviços essenciais como saúde, segurança e educação estão jogados às traças, aos bandidos e marginais? Serviços e estruturas estas que devem  ser permanentes e não temporários de 4/4 anos como copa do mundo!
Os protestos, os lamentos, as súplicas e reivindicações de professores, policiais, trabalhadores em geral e estudantes são por melhorias em tantos serviços que servem apenas de “slogans” e promessas nas campanhas eleitorais pelos políticos .
Fica a sensação de que o país se tornou refém de vários  protestos, porque nada de concreto tem sido feito pelos gestores públicos  para atender ao clamor da sociedade.
As pessoas parecem céticas e descrentes com as  instituições públicas como polícias e Justiça . Todos os brasileiros(as) parecem cansados e enojados de discursos e promessas vãs de nossos governantes e representantes lá em Brasilia . Em meio a passeatas, a sociedade tem sido vítima e também refém dos chamados baderneiros e Black blocs. São grupos de vândalos e sádicos que estão ali com o único intento de violência e materializar os seus instintos selvagens. Todos sabemos da leniência e fragilidade de nossas leis, da caduquice de nosso código penal.
Face a essa realidade retrógrada: justiça inoperante, governantes incompetentes e corruptos, o que sente o cidadão de bem? Também vítima e refém do mesmo sistema anárquico e desordeiro. Por onde andam as instituições tidas como a última esperança de um povo amedrontado e vítima de tanta violência e ingerência governamental? O que têm feito o ministério público, forças armadas e OAB?
O povo espera ser liberto de tanta ameaça e incerteza. Por onde andam nossos heróis?          
    
João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...