segunda-feira, 30 de junho de 2014

NOSSOS HEROIS MORAM NA PAPUDA OU PORTAM CHUTEIRAS VERDE-AMARELAS

  João Joaquim       

Hoje não se faz heróis como antigamente. A idéia de antiguidade aqui pode começar dos tempos imemoriais como os heróis, semideus e gigantes da mitologia grega, passando pela odisséia e ilíada de Homero ( guerra de Troia)  e mesmo pelos guerreiros gregos e espartanos a exemplo da batalha das termópilas (Rei Leônidas de Esparta ) contra o rei Xerxes da pérsia .
Em nossa história contemporânea podemos citar os exemplos de um duque de Caxias, de um Tiradentes, de um Winston Churchill na vitória dos aliados contra o nazifascismo de Hitler.  Churchill que como lemas de luta prometeu sangue, suor e lágrimas.
E nossos heróis a favor da minoria negra na abolição da escravidão? Hoje poucos se lembram da bravura desses autênticos e verdadeiros patriotas e guerreiros por um Brasil e uma sociedade mais justa e fraterna. No rol desses grandes brasileiros podemos incluir o negro José do Patrocínio, Rui Barbosa, André Rebouças, Castro Alves, etc. Estes sim, foram homens que deram as suas vidas contra as injustiças pelas quais  passaram nossos desprotegidos e humilhados irmãos comprados como animais quaisquer da África( escravos negros). Um tráfico abominável e sem paralelo ou justificativa no mundo dos homens civilizados.
Mas, estamos a falar de herói pra lá e pra cá. Vamos ao que o berço da civilização ocidental  pensava e definia como herói. O termo vem de heros, eros, heroi, de onde resultou eros, deus do amor.
Herói, segundo a filosofia grega ou greco-romana era uma figura capaz de feitos e façanhas acima da capacidade das pessoas comuns. Tais proezas eram enfrentadas e conquistadas em favor dos menos aptos e mais fracos, no sentido único de bem servir às pessoas e ao mundo. Mas, com uma única condição, sem nada em troca. Ou seja, a recompensa do herói era tão somente fazer o bem sem nenhuma recompensa ou glorificação pessoal. O sentido pleno e único de qualquer heroísmo para os gregos era a virtude, o bem-estar, a justiça para todos, sem nenhuma moeda de real, dólar ou euro em troca .
Nesse sentido basta lembrar o feito do herói Prometeu que “roubou” o fogo (sabedoria) dos deuses e o  trouxe aos homens, tirando-os das trevas (ignorância, insciência). Dessa forma  proporcionou-lhes assim uma vida de dignidade, de justiça. Qual foi a  felicidade e remuneração de Prometeu? A sensação do bem, de promover a igualdade entre os humanos em termos de sabedoria e felicidade.
E os heróis de tempos recentes? Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Irmã Dulce, Tereza de Calcutá ; foram heroicos, porque buscaram a justiça e o bem das pessoas sem nenhuma exigência de láureas, medalhas, taças e honrarias ou dinheiro.
Visaram estas figuras aqui citadas  tão somente o bem e a liberdade das pessoas. Quanto contraste, quanta deturpação, quanta vilania e venalidade com os alçados a categoria de heróis em nossos dias, em nossos tempos de um Brasil cheio de homens sujos, corruptos e que numa sem-cerimônia vendem até a própria honra e a alma, contanto que a paga ou recompensa ou propina valha a pena.
Hoje os anti-heróis vestem as belas gravatas importadas( preço em euro) e comandam o destino do país. São na verdade os vilões do parlamento, do congresso, do executivo que comandam os destinos desta gigante nação. Os heróis de hoje para parcela significativa de pessoas estão cumprindo pena por vários crimes como homens públicos que deveriam ter sido, mas se tornaram impudicos , pútridos e malfeitores em um pais cheio de analfabetos , miseráveis e famintos. São os cassados parlamentares-mensaleiros. O endereço desses vários heróis para seus admiradores e eleitores são alguns presídios como a conhecida papuda de Brasília. Acreditem, quando eles saírem da cadeia , terão eleitores fieis que os elegerão . Serão reconduzidos ao parlamento, e lá farão nossas leis . Já imaginou que escárnio !
Em tempos de copa do mundo temos outros tipos de heróis. Eles vestem as cores da bandeira e calçam chuteiras. São os heróis do futebol. Eles trabalham assim pode-se dizer não a la Mecenas, mas ao estilo mercenas( de mercenários). Isto porque são todos milionários, ganham milhões de dólares por ano. Detalhe, para ganhar uma  copa ou outro torneio de futebol,  eles previamente já tem a garantia de vultosos prêmios. Na copa que se realiza neste Junho de 2014( copa Fifa), já tem um prêmio de cerca de um milhão de dólares  para cada jogador. Isto fora os nababescos salários que já recebem de seus clubes e patrocinadores . Mas, neste mundo e neste Brasil é assim que funciona. Eles não tem tanta culpa  porque o meio, a mídia que os incensam tem o mesmo caráter. Ou alguém acredita que uma  Rede Globo de televisão tem algum desiderato ou fins diferentes de “ nossos heróis de chuteira” ?
Isto é que é heroísmo, não? Como se conclui não se faz mesmo heróis como antigamente! Só mesmo no Brasil, onde o salário mínimo da maioria dos brasileiros não passa de U$ 300,00( trezentos dólares ) . Em contrapartida nosso técnico da seleção ganha cerca de 10 milhões de reais por ano. Nossos gangsters do futebol como Ricardo Teixeira e João Havelange , nem precisam mais de futebol , estão milionários pelas traficâncias de suborno, propina, venda de resultados em copas do mundo e “otras cositas mafiosas”. Põe heroísmo nisso.                
            
João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...