segunda-feira, 30 de junho de 2014

VOCÊ TEM MEDO DAQUELA DOENÇA ? ENTÃO PREVINA-SE

João Joaquim  
  Se tem uma palavra que com certeza 100% dos terráqueos sabe o significado na ponta da língua é câncer. Qualquer analfabeto do planeta pode até não saber que ela também se refere a caranguejo e signo do zodíaco, mas que traduz aquela doença, a maldita, a maligna e incurável neoplasia, ah! isto eu garanto. Se não faça o teste, pergunte a um Zé Mané, a um João ou pé rapado se ele já teve câncer. Ele vai esconjurar-lhe pela pergunta, talvez persignar-se e dar-se por feliz e abençoado por não ter sido vítima da dita cuja.
Deixando este introito folclórico, mas não menos verídico, vamos ao que de prático e cientifico temos hoje sobre as muitas formas de câncer, ou neoplasia maligna , o termo técnico de uso médico. De bate pronto  já quero adiantar que o adjetivo maligno a muitas formas de câncer vem perdendo o sentido com os avanços da oncologia (especialidade em câncer ). Malignidade até então significa o que? Uma doença (tumor ou não) que se não tratada a contento tem a propensão de se desenvolver , invadir órgãos contíguos e lançar células na circulação (sanguínea e/ou linfática) e implantar em outros tecidos e órgãos distantes. A tal fenômeno é que a medicina dá o nome de metástase; ao pé da letra significa “mudança de lugar”.
Hoje com os avanços terapêuticos (imunologia, quimioterapia, radioterapia|) a cura, a sobrevida e qualidade de vida do portador da maioria dos tumores ditos malignos melhoraram de forma significativa. Estes avanços têm sido tão substanciais que a classificação de maligno vai depender do estágio em que se faz o diagnóstico. Ou seja, se descobre a doença na chamada fase “in sita” ou localizada apenas no órgão original, basta extirpar a lesão com a chamada margem de segurança, sem necessidade de nenhum tratamento adicional (radio ou quimioterapia). Um outro tópico relevante, que de há muito vem sendo repetido pela classe médica, se refere à medicina preventiva. A prevenção em saúde é a conduta padrão-ouro em saúde. Ela é barata, indolor e ao alcance de todos. Um belo exemplo são as imunoterapias, as  vacinas etc.
 A medicina ainda luta com a cura de muitas causas de câncer, mas ela conhece como ele se desenvolve, sua fisiopatologia e muitos fatores oncogênicos (promotores de câncer ). Assim, enumeremos  alguns desses agentes etiológicos, valorizando assim a atenção que se deve dar à prevenção.
O fator genético é um agente contra o qual pouco ou nada se pode fazer. Muitos tipos de câncer têm uma forte transmissão hereditária. Como exemplos os  da tireoide, de intestino, estômago, de mama e próstata.
Existem vários  fatores exógenos ou do meio ambiente considerados e provados como cancerígenos. O fumo (tabagismo) é o grande promotor de carcinoma de pulmão, de orofaringe e sistema urogenital (rins, bexiga e próstata). O uso abusivo de álcool também está relacionado com neoplasias de aparelho digestivo (pâncreas, estômago, fígado).    A alimentação com excesso de carnes vermelhas( conservantes nitrosaminas), temperos e gorduras saturadas (origem animal) já se comprovou tem efeitos cancerígenos .
Alguns virus como o hpv ( papiloma vírus humano), os vírus das hepatites B e C, são fortemente indutores de neoplasias .  O sedentarismo, a obesidade, o stress ou depressão prolongada são comprovados como indutores de câncer . Estas doenças tem efeitos imunodepressores.
As drogas ilícitas como maconha e cocaína, os anabolizantes e outros hormônios masculinos ou femininos favorecem a maior incidência de tumores malignos em vários tecidos e órgãos.
A mulher que faz terapia de reposição hormonal (menopausa) ou uso de hormônios para outras indicações tem mais chance de câncer de mama, útero e outros órgãos. Por outro lado a lactação (amamentação) protege a mulher contra o câncer de mama porque nesta fase ela está menos exposta ao estrógeno (um dos hormônios femininos) relacionado com algumas formas de câncer de mama e colo de útero.
A poluição atmosférica das metrópoles (São Paulo por exemplo) constitui um fator ambiental propiciador da formação de células cancerosas de pulmão, boca, garganta, aparelho digestivo e renal.

Então para fecho  desta sumária resenha sobre “aquela doença” a melhor estratégia está na prevenção. Um check up anual para homens e mulheres é a melhor forma de se antecipar às surpresas e curar até muitas formas de câncer na sua origem, na sua forma embrionária. Portanto , se cuide, seja previdente. O melhor remédio está na prevenção! Como adverte o adágio popular “prevenir é melhor do que remediar”.   
         
                João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...