quarta-feira, 27 de agosto de 2014

COMO RESES NUMA BOIADA



EH, ÔÔ, VIDA DE GADO, POVO FELIZ

Clik no link e veja infográfico


João Joaquim  


         Eh, ôô, vida de gado /Povo marcado, ê /Povo feliz /Eh, ôô, vida de gado /Povo marcado, ê /Povo feliz -  ( Vida de Gado - Zé Ramalho)
 Um país como o Brasil que não investe em escolas, cultura e livros está fadado a continuar entre os piores da América Latina e do mundo, como sempre têm demonstrado os indicadores socioeconômicos  da UNESCO, ONU E OCDE. Nossa posição no último IDH não traz nenhuma novidade. Continuamos entre os primeiros lugares dos piores do planeta, 75º lugar. Curiosa e arrogante tem sido a reação do atual governo, que a cada avaliação de organismos internacionais, vem logo com alguma contestação e tentando desqualificar nossa classificação nesses indicadores, que simplesmente, se baseiam em feitos e políticas, de todos sabido, sem resultados eficazes e práticos para nos tirar de tanto atraso. E pelo andar do andor e da carruagem nossa cultura e respectivos marcadores sociais continuarão de igual para pior. Não é pra menos, uma nação que tem ministros de MEC e educação como um Aloísio Mercadante e Marta Suplicy, quer chegar aonde? A lugar nenhum!
A ignorância, a contracultura, a idiotização têm dominado todos os segmentos de nosso país. Os veículos de comunicação, em especial, as TVs são uma boa amostragem do quanto o Brasil se nivela por baixo em tudo. Basta lembrar e indicar algum canal de TV que exiba alguma programação de bom nível cultural e de entretenimento para as pessoas. Quem são os animadores com as maiores audiências em nossas telinhas? Um Rafinha Bastos, um Datena, um Luciano Huck, um Faustão, um Ratinho. Que acréscimo cultural eles trazem para nossa juventude? Obviedades, baixaria e violência. Nada mais. E na música? Fazem sucesso Michel Teló, Claudia leite, Justin Bibier entre outros. E os livros que o brasileiro leem? Os de auto ajuda de Augusto Cury, de Marcelo Rossi ( ágape) e revistas de fofocas como capricho e Caras.
Falando do alto clero de nossa política e cultura. O que esperar de bom e de  útil de um congresso que volta e meia tem na presidência um José Sarney, um Renan Calheiros e Henrique Alves? E o que está ruim pode piorar, basta que de futuro retomem seus postos um José Genoíno e José Dirceu, após cumprirem suas penas como mensaleiros na papuda( é o cumprimento da lei de Murphy , se uma coisa tem chance de dar errado, ela pode se dar da pior maneira).
E nossa vetusta e centenária academia brasileira de letras (ABL). Que papel tem a intitulada casa de Machado de Assis para nossa cultura? Os seus desígnios, na sua fundação eram por demais nobres, depois, com o passar dos anos se tornou um clube do bolinha. Uma entidade não séria, que mais traz embaraços e confusão do que contribuição social com a língua portuguesa. A bola da vez é tira trema daqui, elimina acentos, tira hífen, deixa hífen. Uma academia que tem entre seus membros um José Sarney e Merval Pereira não transmite seriedade e isenção. O que dizer de seus critérios na escolha de seus filiados quando ela rejeitou uma Clarice Lispector e um Mário Quintana? Como se nota ela é um mandarinato que congrega alguns notáveis, mas também outros boçais que não tem relevância alguma para vestir o seu fardão.
E assim caminha o Brasil, no seu eterno retorno, no trem da alegria, na perpétua desarmonia. Enquanto reinar o PT com seus partidários de ideologia esquerdista, socialista e comunista, tudo será mantido ou mudará do estágio atual  para pior. Aliás, estudar para quê. O próprio ex-presidente Lula já vociferou e cravou: livro e faculdade não fazem falta. Se ele mesmo não tem curso superior e chegou a ser presidente da república, por que outros brasileiros precisam estudar?
Para a política petista lulodilmista reinante não é bom mesmo que haja melhora nos níveis de escolaridade e culturais da grande massa de eleitores cativos e clientes dos programas sociais como o fome zero e minha casa minha vida. Quanto mais ignara for essa manada de votantes , mais garantia dos atuais governantes no poder. Todos vivem como reses em uma manada a seguir o boi ou vaca madrinha .
Orgulhamos e enfunamos os pulmões de sermos a 6º economia do planeta e pentacampeões de futebol. Os brasileiros, temos, 250 milhões de celulares. Já livros e bibliotecas públicas … Bem, disto não temos nem estatística. Ler, adquirir conhecimento, conquistar uma cidadania crítica e participativa dá trabalho. E para quê? Se o PT nos dá de comer e de beber!
  Eh, ôô, vida de gado /Povo marcado, ê /Povo feliz /Eh, ôô, vida de gado /Povo marcado, ê /Povo feliz -  ( Vida de Gado - Zé Ramalho)

 João Joaquim médico e cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com               

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...