quarta-feira, 27 de agosto de 2014

GUERRAS SEM FIM...

                GUERRAS SEM FIM

João Joaquim      
  
Tirantes Deus e os santos, de fato santos, quase tudo o mais neste mundo, neste presente universo, tem um início, meio e fim. Nós mesmos, animais humanos que somos, temos um início (nascimento) meio ( vida) e um fim (morte). Acredito que meus caros leitores (as)  estarão em uníssono comigo e pacificados nestas realidades.
A par destas verdades triviais de abertura, eu quero pontuar sobre alguns fatos, acontecimentos e realidades que parecem contra os princípios de início, meio e fim a quase tudo existente .
Vamos começar aqui pelo Brasil, desde que o país foi descoberto (ano de 1500) certos fatos e hábitos foram trazidos pelos navegantes que se quer diminuíram. Eles pululam em nosso dia-a-dia  e só aumentam . A mentira e a corrupção por exemplo. Aliás, estas duas são irmãs siamesas. Nunca desgrudam uma da outra. Nesta seara sempre fomos pentacampeões, PHD  em qualquer especialidade ou ramo de roubo, engodo e trapaça.
No Campo da ingerência e cooptação política. O Brasil sempre foi uma excelência na arte da politicagem, do compadrio, do clientelismo, do tal do fisiologismo. O financiamento de campanhas eleitorais é um claro exemplo de relação espúria entre o público e o privado, entre o Estado e empreiteiras. Para saber do inicio dessas escusas e malquistas relações  basta se informar sobre como se dava a administração das capitanias hereditárias. Igualzinho ao que se dá hoje com a coligação dos partidos políticos, com a chamada base aliada do governo, com o loteamento dos ministérios entre os aliados e mais de 20 mil cargos comissionados. Alguém em sã consciência acredita que este “status quo” pode ter um fim?  Eu duvido .
Pespegando esta imutabilidade das coisas a um fato fresquinho. O fracasso e a crise do futebol brasileiro como ficaram patentes na campanha da copa 2014. Todos assistimos a chiadeira e protestos de norte a sul do Brasil. Contra o que se pode considerar um ninho de corruptos e larápios que é a CBF. Os fatos e ocorrências naquele covil de serpentes já foram bem demonstrados e documentados. Como proposta de alguns parlamentares e outros segmentos sociais , seria conveniente e  oportuna uma intervenção do governo federal nos descaminhos e desmandos na direção de nosso esporte mais popular.
Tudo em vão, passados alguns meses tudo ficará como antes agrade ou não aos  Abrantes. Daqui a 4 anos, na próxima copa 2018 na Rússia, aqui estarão os mesmos torcedores, frustrados com a mesma incompetência, os mesmos saltos altos, a mesma soberba, as mesmas roubalheiras, num moto-perpétuo sem tempo de validade, sem fim. É de se pasmar e exclamar  como nós brasileiros somos propensos à aceitação passiva e acomodada com os rumos das coisas no Brasil , nos desgovernos, nas alianças espúrias , naquilo que de ruim e pior nos é imposto goela abaixo, devagar , até tudo parecer que é normal , legal e lícito!
Deixando as implicâncias com o nosso querido Brasil, falo de  algumas coisas do mundo que foram criadas pelo homem,  mas não têm fim. Guerra por exemplo, quantas guerras a História registra com desfecho (estopim inicial ) meio e fim. Basta por exemplo olhar para as I e II guerras mundiais, a guerra das Malvinas, a guerra dos 100 anos etc. Já há outras que estão fadadas a eternidade. Vejam as guerras no oriente médio, Israel x Palestina ( Hamás), a guerra do Afeganistão, do Iraque. São conflitos fadados a eternidade. Alguém acredita na paz entre judeus e palestinos. É muito custoso crer no sucesso das propostas de paz entre esses povos.
E olha que não há papa, EUA e ONU que tragam solução para tais conflitos. Há como que uma maldição contra esses povos que vivem para a guerra, para as carnificinas e para a morte.
Fim mesmo só para nossa esperança de a paz e a concórdia reinar nessas nações fadadas á intolerância e ao ódio. Quanta tragédia, que triste!  Finalizando ainda com os rumos de muitos fatos, comportamentos, e tragédias de nosso Brasil. Alguém aí acredita em uma saúde padrão Fifa para os brasileiros ?  No fim da corrupção ? No fim das mentiras dos petistas ? No fim dos 60.000 assassinatos por ano ? Nas outras 60.000 mortes de trânsito ? No fim do crime organizado e narcotráfico nas grandes metrópoles ? Eu continuo cético e desconfiado. 

 João Joaquim  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...