sábado, 27 de setembro de 2014

ANIMAIS RACIONAIS - QUEM DISSE ?

QUEM NOS CLASSIFICOU DE ANIMAIS RACIONAIS ?
João Joaquim       

          
 Quando assistimos às cenas de violência no mundo atual  temos o direito de nos perguntar: somos de fato animais racionais? Ora, dispensável se torna ser um cientista ou metafísico para deduzir que ser dotado de razão é além de ter uma inteligência diferenciada é ser capaz de avaliar, julgar, ponderar; enfim de compreender as coisas ou seres do mundo e suas inter-relações sociais. Independentemente de como surgiu o homem se sabe que ele é um animal superior a todos os outros em muitos quesitos biológicos e  abstratos. Basta lembrar que somos uma das poucas espécies que temos a capacidade de emocionar, de chorar, de amar, de odiar, de se deprimir ( luto, com a morte de outro animal) e assim muitas outras funções as mais nobres.
 Mas, e nossa perversa capacidade de ofender ao outro, de humilhar o nosso próximo, de o torturar ou matá-lo, ás vezes, de forma fútil e graciosa? De onde vem estas pulsões de exterminar, de eliminar o outro ? Quando um ser humano chega a estes extremos de ferocidade, de crueldade e de ódio, como deveríamos classificar este indivíduo? Será que ele merece o qualificativo de racional ? Quem foi que nos classificou de racionais? Com a palavra Lineu, Aristóteles, Charles Darwin etc.
Seja o surgimento do homem à terra através do criacionismo( ação divina) ou evolucionismo (Charles Darwin) o que se tem de certo foi suas modificações e adaptações conforme exigências de condições mesológicas e sociais. O que torna a espécie humana tão distinta entre todos os outros animais? O cérebro. Isto sem considerar a nossa parte anímica ou dualidade corpo e alma.
Vamos imaginar o homem tão somente na sua dimensão biológica, sem considerar sua parte mística ou espiritual, para tentarmos entender seu papel no mundo em meio aos outros de sua espécie, e com os classificados animais irracionais e mesmo com o planeta terra. Sendo então um animal hierarquicamente superior, o que se esperaria desta espécie no mundo? Dotada que é de alto nível de inteligência e tantas outras habilidades, o papel natural do gênero humano seria tomar conta do planeta e de todas as outras formas de vida. Uma conclusão natural e lógica para qualquer ser pensante.
Mas, eis que estamos no século XXI da era cristã, da 8ª maravilha do mundo, a informática e internet ,  e todos as ações e fatos perpetrados pelos humanos se mostram contraditórios do que deveria ser a sua principal missão e finalidade. Vamos pegar todas as investidas que o homem produz contra a própria terra, ao meio ambiente, à ecologia. A terra encontra-se doente pela mão criminosa e inescrupulosa de quem deveria protegê-la e preservá-la. Uma insensatez sem tamanho. A violência predatória e destrutiva das pessoas contra a terra está colocando todas as espécies em risco. Se esta ganância delituosa não for contida o planeta corre o risco de se transformar em um deserto doente e inóspito para todas as formas de vida.
E a violência do homem contra as outras espécies?  De  curador e protetor de outros animais “ irracionais”( que deveria ser) , o gênero humano se transformou na maior ameaça a todos os seres do planeta, inclusive contra ele mesmo, uma forma idiota de suicídio .  Basta rememorar as espécies já desaparecidas e outras ameaçadas de extinção. Como exemplo algumas baleias, os rinocerontes, ursos e primatas. É o paradoxo dos paradoxos: o homem considerado superior e racional dos animais se transformar no maior e mais cruel predador e carrasco. Nunca na história das espécies neste planeta vimos um animal tão desumano, tão desalmado e tal cruel de forma fútil, graciosa e pelo simples instinto e desejo de eliminar o outro pelas formas as mais ignominiosas, cruéis e irracionais (sem razão, sem motivos), com os requintes os mais vis e terrificantes.
 Neste cenário da violência do gênero humano contra os de sua espécie, não  se trata de opinião do próprio articulista. A história sociopolítica está recheada de casos dessas perversidades do homem-lobo x o próprio homem, do homem como uma leviatã tentando dominar, explorar e violentar os seus irmãos e semelhantes. Não precisamos de buscar na história longínqua da humanidade. Para fecho e compactação desta resenha vamos lembrar as carnificinas de alguns insanos e demoníacos, Pol Pot( Camboja) , Hitler( Alemanha) , Bashar Al-Shad( o carniceiro da Siria) .
Nos dias de agora vamos lembrar dos grupos terroristas Boko Haram, do esquizofrênico e psicodélico Kim Jong Il( Coreia do Norte)  e dos fanáticos e fundamentalistas do estado Islâmico ( Iraque e Síria). Os lideres desses fanáticos, que vêm atuando no Iraque e Síria mostram ser a face mais cruel, desumana e bestial da ação criminosa, da violência que o gênero humano é capaz do horror, da tirania e exterminação dos outros de sua espécie. Entre classificá-los de irracionais, bestiais, facínoras e predatórios eu deixo aberto aos leitores. Mas, parodiando Anne Frank, salva do holocausto, entre tantas bestas-feras e demônios do planeta, em ainda acredito na virtude e bondade de muitas pessoas. E isto pode salvar a humanidade


 João Joaquim médico e articulista da DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...