sábado, 27 de setembro de 2014

INDIQUE-ME UM BOM MÉDICO

ALGUMÉM PODE ME INDICAR UM BOM MÉDICO ?
João Joaquim           

          Uma das recomendações a mais importante em qualquer profissão chama-se atualização ou reciclagem de conhecimento. Trata-se de um expediente que deveria ser até obrigatório pelos conselhos ou associação de cada carreira. Deveria ser uma regra seguida por todos. Mas, no Brasil não é bem assim. Muitos advogados, odontólogos e médicos se formam, fazem alguma especialização e pronto. Ás vezes, passam dez anos sem buscar novos cursos de extensão ou de atualização profissional.
Quero discorrer um pouco sobre a medicina, área onde eu milito há três décadas e detenho alguma experiência do que falo. Puxando a brasa para minha sardinha, eu penso que o médico é aquele profissional de quem se espera estar sempre em dia com os avanços dos conhecimentos em saúde. Afinal ser consultor e vender saúde se revela uma missão a de maior responsabilidade e de alta nobreza.
A difusão de conhecimento se tornou tamanha que em cinco anos algumas técnicas e práticas se tronam, ás vezes, obsoletas e até anti -éticas de serem adotadas no atendimento ao paciente. Qualquer profissional de saúde (médico, dentista psicólogo) necessita ter esta clareza do quanto é importante para ele e seu cliente o estar em  dia com os avanços técnico-científicos da sua área de atuação.
Para dar mais corpo ao tema aqui provocado eu quero me penitenciar e citar algumas gafes (ou micos) que já paguei algumas vezes nesse sentido. Refiro-me em algumas ocasiões  pontuais de ter prescrito um medicamento. O cliente foi à farmácia para aviar a receita e teve a resposta do farmacêutico de que aquele medicamento estava fora de circulação. O que pensou o paciente? Que sou um médico desatualizado com a ponta mais importante da minha profissão que é a terapêutica.
Hoje em plena era digital e da informática o médico tem plenas condições de estar conectado com boas aulas, seminários, congressos e toda a atualidade em sua área de atuação. Isto se faz de forma até graciosa, até mesmo em cidades do interior. Se ele vive próximo a uma capital então não tem como se desculpar por não estar antenado com o que se tem de novo, de melhor, de eficaz e mais ético e seguro para o seu doente.
Para o médico não importa a especialidade;  seja na homeopatia, na acumpuntura ;  a cada ano, têm sempre boas novas a serem expendidas em prol do consumidor. Imagina por exemplo um cirurgião que se negasse a se reestudar novas técnicas e ao manuseio de novos instrumentos! Pense em submeter a uma retirada de vesícula biliar com aquela incisão (corte) tradicional! São riscos de infecção hospitalar, dez dias de internação e outros transtornos no pós-operatório. Com a videolaparoscopia são apenas dois dias no hospital. Com 4 dias pode-se trabalhar normalmente. Quanto avanço em um procedimento que há 10 anos era muito invasivo e mutilante.
Uma consulta médica padrão-ouro engloba 4 etapas. A entrevista (anamnese), onde o paciente deve ter a plena liberdade de expressar com suas palavras o que sente. Nesta etapa o médico deve ser “paciente” em ouvir o que sente o seu paciente. Rubem Alves dizia que o profissional médico  tem que ser expert na arte da escutatória. A 2º etapa de igual importância é o exame físico global e minucioso. É inimaginável um médico que faz uma consulta sem colocar as mãos no doente. Por fim as duas últimas etapas são a prescrição de exames complementares ( se necessários ) e a terapêutica. Nestas últimas fases sim, o médico vai revelar a sua qualificação ética e técnica-profissional. Na indicação de exames e prescrição terapêutica o profissional de saúde, não importa a área, vai mostrar até o seu caráter e honestidade. Mas, estará resumido sobretudo a sua competência e formação profissional. Em outras palavras: aquele médico que lhe entrega uma lista de exames e exige que procure tal laboratório se revela um desonesto, com uma ética de malandragem. Ou ele é sócio do laboratório ou recebe propina por exames encaminhados. Da mesma forma, se há uma lista de 20 ou 30 exames, deve-se duvidar da qualificação do médico. De duas uma,  ou o médico recebe comissão do laboratório ou ele é incapaz de um bom raciocínio clinico na elaboração diagnóstica. O termo já diz exame são complementares! Um complemento a quê? Á(s) hipótese(s) diagnósticos levantadas durante a consulta.
Por fim a receita. Nesta também estará estampado o padrão ético e técnico-científico do profissional. Aqui pode-se ler sua competência,sua atualização com o que tem de melhor no mercado farmacêutico e seu zelo e compromisso com o doente.
Ah, em tempo, para mim médico que não dispõe de telefones de contato, não serve para ser meu médico. Se eu precisar dele como faço?

João Joaquim médico- cronista DM joaomedicina.ufg@gmail.com     

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...