sábado, 27 de setembro de 2014

OS TOLOS DO BEM

João Joaquim


 Hoje nós vivemos em um mundo permeado por tanta violência e falta de solidariedade que quando alguém se dispõe a ajudar ao outro, a ser generoso , este alguém pode ser tachado de otário ou idiota. Para dar mais consistência a este tema: falta de gentileza ou incivilidade no convívio social eu cito uma cena que me ocorreu estes dias. Eu fui personagem-agente e vítima no ocorrido. Fui buscar minha filha no aeroporto de Goiânia. Aliás o santa Genoveva é na verdade um ponto de avião. Uma vergonha do nosso Estado. 

Então, como sempre faço, liguei para o aeroporto e confirmei a chegada do voo.  Lá fui. Era meia noite, parei meu carro na fila de espera ao lado de outro, que suponho esperava alguém da mesma aeronave. Ao abrir a porta para receber minha filha, toco ao de leve na lateral do carro na mesma espera. Para meu pasmo e susto sai   a acompanhante do motorista ,francamente irritada, e em protesto porque eu parado, tinha feito um leve contato no carro dele( minha porta ao abrir tocou em sua lateral). Eu limitei-me a pedir desculpas e mostrar para essa deselegante senhora, que ambos eu e ela, estávamos errados de parar naquele local , e que sequer eu tirado algumas moléculas da lataria dela.


Assim, fui embora remoendo a grosseria e indocilidade daquela cidadã(?). E assim tem se tornado a nossa sociedade em um mundo-cão. Um mundo onde todos olham para os outros com arrogância, com ânimos fervilhados, como se todos fôssemos inimigos.


E por falar em carro ele se tornou  em uma das armas mais letais do Brasil. Morre-se tanto no trânsito como se morre por homicídios por armas branca e de fogo. São estatísticas de guerra, 60mil mortes por ano, fora feridos, sequelas e amputados. Uma tragédia sem solução.

Um fator responsável por essa carnificina humana se chama impunidade. Mas, a par da leniência e brandura das leis, temos a deseducação, a agressividade, a falta de gentileza e generosidade das pessoas. O indivíduo ao entrar no seu automóvel e ligar a sua ignição, ele parece que está escudado e armado para uma guerra fratricida. Ele parece pronto para morrer ou matar. Isto é mais ameaçador e aterrador quando ele está sob efeito de álcool ou drogas. Basta lembrar que ainda não inventaram bafômetro para drogas ilícitas. Para álcool existe. O motorista pode estar chapado de maconha e cocaína que passa em qualquer barreira policial. Coisas do mundo e de nosso Brasil.


O trânsito é um bom termômetro de a quantas andam nossa gentileza, nossa civilidade, nossa educação na convivência com os nossos irmãos e semelhantes. Os fechamentos, os xingamentos, as ultrapassagens proibidas e perigosas dão bem a dimensão da falta de educação das pessoas no convívio social. Eu volto ao mote inicial do tema, quando disse: ser generoso muitas fezes soa ser uma pessoa tola, ingênua e sem ambições. Quer um exemplo desse tipo de gente? As pessoas voluntárias. Não aqueles voluntários de órgãos ou empresas bilionárias como FIFA ou federação de automobilismo ( fórmula 1). Eu falo em voluntários tipo anjos do asfalto ou médicos sem fronteiras. E nem precisa ir longe, aqueles voluntários de asilos, orfanatos e instituições filantrópicas. Estes sim, praticam a tolice do bem, a humildade em dar um pouco de si em prol do acolhimento, do amparo, do alívio e bem-estar do próximo. Com certeza esses abnegados do bem estão imbuídos de chispas divinas, e fazendo uma bela poupança para com Deus!        

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...