sábado, 27 de setembro de 2014

PRÉ-NUPCIAL

ESTÁGIO PROBATÓRIO PRÉ-NUPCIAL
João Joaquim
 No tocante às relações humanas homem/mulher  todos sabemos qual seria o grau de excelência ou o sonho de consumo. É difícil mesmo imaginar o par ideal  por exemplo no amor. Trata-se na verdade de um campo minado, dado os riscos do desencontro, das divergências, dos atritos e aquele amor à  primeira vista se transformar num ódio nunca antes  visto.
 Nesta área do amor há críticos que até acreditam que aquela história de Romeu e Julieta foi pura invenção de Shakespeare. Outra história que deixa dúvidas foi a de Dirceu e Marília, de Tomás Antonio Gonzaga da época do Arcadismo ( antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto MG).  
Em matéria de relações amorosas todos dão os seus palpites. Representa um vasto campo para os profissionais de psicologia, psiquiatria e psicanálise. Eu, ás vezes, gosto de ouvir histórias de amor. As terapias, os conselhos, as decodificações do que ocorre entre os casais ou pares tornam-se muito divertidas.
As terapias de casais( héteros) ou pares conjugais devem ser até pitorescas. Quando cito aqui pares conjugais eu me refiro às duplas ( ele/ele, ela/ela) de pessoas homoafetivas. São o que os defensores dos direitos humanos ou psicólogos chamam de novos arranjos familiares. Aqui temos de fato uma arquitetura muito atípica e que encontra fortes opositores no concernente à geração de filhos. Basta lembrar que neste arranjo para se ter um filho necessita de uma terceira pessoa (homem ou mulher). Segmentos conservadores da sociedade como muitas igrejas evangélicas e católica são contra até o casamento gay. Trata-se de  uma posição que vai de encontro aos avanços das conquistas sociais por esses grupos de pessoas( os gays)  
Eu como hétero nada tenho contra a união estável entre pessoas homoafetivas. Entretanto a geração de filhos com o uso de gametas anônimos ou uma terceira pessoa na relação me soa muito feio e extravagante. Para mim fere as leis naturais, os costumes e tradições familiares e portanto eu  desaprovo estas condutas.
Mas, tomo então a ideia central que é a questão do encontro e desencontro das pessoas nas relações amorosas. Nesse campo eu gosto muito do vulgo, da plebe, das pessoas comuns. As pessoas de baixa escolaridade com os seus chistes e provérbios revelam muita sabedoria. Algumas pérolas por exemplo. Que me desculpem as feias mas beleza é fundamental (Vinícius de Morais). Casamento é igual a sauna, no começo vai bem, mas no final a gente fica doido para cair fora. Se me encontrar abraçado com mulher feia pode separar que é briga. Esta melhor: se casamento fosse coisa boa não precisava de testemunha.
Eu sou um dos que defendem que casamento deveria ter um protocolo igual a admissão em empregos. Deveria ter  o tal do estágio probatório. Ou seja primeiro, de forma experimental ficaria junto durante um tempo, aí se avaliaria a aprovação ou não da aptidão ao casamento( seria como um pré – vestibular ).
É de fato um campo minado de perigos. Se bem que esta ideia do chamado estágio probatório já existe no namoro e noivado. Agora vai lá entender as relações humanas! Tem casal que no namoro já vive  aos tapas, às vezes é tanto atrito que até se chega ao suicídio ou assassinato. Como explicar  os sentimentos, os desejos, os planos, a índole humana?  Seria o caso, namorou, desentendeu,acabou a relação. Casar neste caso seria um passaporte para o inferno.
Enfim, as causas das desavenças conjugais são inúmeras. Aí entra ciúme doentio, paixão (pathos) beirando a morbidez, infidelidade,  desgaste da convivência e tantos outros conflitos de valores individuais.
Para arrematar eu  cito o caso de um amigo que namorou, noivou e casou. Passados dois anos  ele se separou. Minha surpresa foi que tratava-se de um casal perfeito, apaixonado. Como amigo ele revelou-me que não suportou o estilo de vida da mulher. Resumo biográfico da consorte : na casa do pai a ex- esposa tinha tudo prontinho, roupa lavada, comidinha na mesa e toda mordomia. Uma vez casada ela queria levar a mesma vidinha de sibarita. Não gostava de trabalhar, era desleixada com as lidas do lar e naufragava na internet e redes sociais. Como ele (marido) era o reverso dela nestes quesitos não podia dar  certo. Olha aí o quanto seria importante o tal do estágio probatório pré-nupcial. Que triste, coitado de certos maridos.

INDIQUE-ME UM BOM MÉDICO

ALGUMÉM PODE ME INDICAR UM BOM MÉDICO ?
João Joaquim           

          Uma das recomendações a mais importante em qualquer profissão chama-se atualização ou reciclagem de conhecimento. Trata-se de um expediente que deveria ser até obrigatório pelos conselhos ou associação de cada carreira. Deveria ser uma regra seguida por todos. Mas, no Brasil não é bem assim. Muitos advogados, odontólogos e médicos se formam, fazem alguma especialização e pronto. Ás vezes, passam dez anos sem buscar novos cursos de extensão ou de atualização profissional.
Quero discorrer um pouco sobre a medicina, área onde eu milito há três décadas e detenho alguma experiência do que falo. Puxando a brasa para minha sardinha, eu penso que o médico é aquele profissional de quem se espera estar sempre em dia com os avanços dos conhecimentos em saúde. Afinal ser consultor e vender saúde se revela uma missão a de maior responsabilidade e de alta nobreza.
A difusão de conhecimento se tornou tamanha que em cinco anos algumas técnicas e práticas se tronam, ás vezes, obsoletas e até anti -éticas de serem adotadas no atendimento ao paciente. Qualquer profissional de saúde (médico, dentista psicólogo) necessita ter esta clareza do quanto é importante para ele e seu cliente o estar em  dia com os avanços técnico-científicos da sua área de atuação.
Para dar mais corpo ao tema aqui provocado eu quero me penitenciar e citar algumas gafes (ou micos) que já paguei algumas vezes nesse sentido. Refiro-me em algumas ocasiões  pontuais de ter prescrito um medicamento. O cliente foi à farmácia para aviar a receita e teve a resposta do farmacêutico de que aquele medicamento estava fora de circulação. O que pensou o paciente? Que sou um médico desatualizado com a ponta mais importante da minha profissão que é a terapêutica.
Hoje em plena era digital e da informática o médico tem plenas condições de estar conectado com boas aulas, seminários, congressos e toda a atualidade em sua área de atuação. Isto se faz de forma até graciosa, até mesmo em cidades do interior. Se ele vive próximo a uma capital então não tem como se desculpar por não estar antenado com o que se tem de novo, de melhor, de eficaz e mais ético e seguro para o seu doente.
Para o médico não importa a especialidade;  seja na homeopatia, na acumpuntura ;  a cada ano, têm sempre boas novas a serem expendidas em prol do consumidor. Imagina por exemplo um cirurgião que se negasse a se reestudar novas técnicas e ao manuseio de novos instrumentos! Pense em submeter a uma retirada de vesícula biliar com aquela incisão (corte) tradicional! São riscos de infecção hospitalar, dez dias de internação e outros transtornos no pós-operatório. Com a videolaparoscopia são apenas dois dias no hospital. Com 4 dias pode-se trabalhar normalmente. Quanto avanço em um procedimento que há 10 anos era muito invasivo e mutilante.
Uma consulta médica padrão-ouro engloba 4 etapas. A entrevista (anamnese), onde o paciente deve ter a plena liberdade de expressar com suas palavras o que sente. Nesta etapa o médico deve ser “paciente” em ouvir o que sente o seu paciente. Rubem Alves dizia que o profissional médico  tem que ser expert na arte da escutatória. A 2º etapa de igual importância é o exame físico global e minucioso. É inimaginável um médico que faz uma consulta sem colocar as mãos no doente. Por fim as duas últimas etapas são a prescrição de exames complementares ( se necessários ) e a terapêutica. Nestas últimas fases sim, o médico vai revelar a sua qualificação ética e técnica-profissional. Na indicação de exames e prescrição terapêutica o profissional de saúde, não importa a área, vai mostrar até o seu caráter e honestidade. Mas, estará resumido sobretudo a sua competência e formação profissional. Em outras palavras: aquele médico que lhe entrega uma lista de exames e exige que procure tal laboratório se revela um desonesto, com uma ética de malandragem. Ou ele é sócio do laboratório ou recebe propina por exames encaminhados. Da mesma forma, se há uma lista de 20 ou 30 exames, deve-se duvidar da qualificação do médico. De duas uma,  ou o médico recebe comissão do laboratório ou ele é incapaz de um bom raciocínio clinico na elaboração diagnóstica. O termo já diz exame são complementares! Um complemento a quê? Á(s) hipótese(s) diagnósticos levantadas durante a consulta.
Por fim a receita. Nesta também estará estampado o padrão ético e técnico-científico do profissional. Aqui pode-se ler sua competência,sua atualização com o que tem de melhor no mercado farmacêutico e seu zelo e compromisso com o doente.
Ah, em tempo, para mim médico que não dispõe de telefones de contato, não serve para ser meu médico. Se eu precisar dele como faço?

João Joaquim médico- cronista DM joaomedicina.ufg@gmail.com     

ANIMAIS RACIONAIS - QUEM DISSE ?

QUEM NOS CLASSIFICOU DE ANIMAIS RACIONAIS ?
João Joaquim       

          
 Quando assistimos às cenas de violência no mundo atual  temos o direito de nos perguntar: somos de fato animais racionais? Ora, dispensável se torna ser um cientista ou metafísico para deduzir que ser dotado de razão é além de ter uma inteligência diferenciada é ser capaz de avaliar, julgar, ponderar; enfim de compreender as coisas ou seres do mundo e suas inter-relações sociais. Independentemente de como surgiu o homem se sabe que ele é um animal superior a todos os outros em muitos quesitos biológicos e  abstratos. Basta lembrar que somos uma das poucas espécies que temos a capacidade de emocionar, de chorar, de amar, de odiar, de se deprimir ( luto, com a morte de outro animal) e assim muitas outras funções as mais nobres.
 Mas, e nossa perversa capacidade de ofender ao outro, de humilhar o nosso próximo, de o torturar ou matá-lo, ás vezes, de forma fútil e graciosa? De onde vem estas pulsões de exterminar, de eliminar o outro ? Quando um ser humano chega a estes extremos de ferocidade, de crueldade e de ódio, como deveríamos classificar este indivíduo? Será que ele merece o qualificativo de racional ? Quem foi que nos classificou de racionais? Com a palavra Lineu, Aristóteles, Charles Darwin etc.
Seja o surgimento do homem à terra através do criacionismo( ação divina) ou evolucionismo (Charles Darwin) o que se tem de certo foi suas modificações e adaptações conforme exigências de condições mesológicas e sociais. O que torna a espécie humana tão distinta entre todos os outros animais? O cérebro. Isto sem considerar a nossa parte anímica ou dualidade corpo e alma.
Vamos imaginar o homem tão somente na sua dimensão biológica, sem considerar sua parte mística ou espiritual, para tentarmos entender seu papel no mundo em meio aos outros de sua espécie, e com os classificados animais irracionais e mesmo com o planeta terra. Sendo então um animal hierarquicamente superior, o que se esperaria desta espécie no mundo? Dotada que é de alto nível de inteligência e tantas outras habilidades, o papel natural do gênero humano seria tomar conta do planeta e de todas as outras formas de vida. Uma conclusão natural e lógica para qualquer ser pensante.
Mas, eis que estamos no século XXI da era cristã, da 8ª maravilha do mundo, a informática e internet ,  e todos as ações e fatos perpetrados pelos humanos se mostram contraditórios do que deveria ser a sua principal missão e finalidade. Vamos pegar todas as investidas que o homem produz contra a própria terra, ao meio ambiente, à ecologia. A terra encontra-se doente pela mão criminosa e inescrupulosa de quem deveria protegê-la e preservá-la. Uma insensatez sem tamanho. A violência predatória e destrutiva das pessoas contra a terra está colocando todas as espécies em risco. Se esta ganância delituosa não for contida o planeta corre o risco de se transformar em um deserto doente e inóspito para todas as formas de vida.
E a violência do homem contra as outras espécies?  De  curador e protetor de outros animais “ irracionais”( que deveria ser) , o gênero humano se transformou na maior ameaça a todos os seres do planeta, inclusive contra ele mesmo, uma forma idiota de suicídio .  Basta rememorar as espécies já desaparecidas e outras ameaçadas de extinção. Como exemplo algumas baleias, os rinocerontes, ursos e primatas. É o paradoxo dos paradoxos: o homem considerado superior e racional dos animais se transformar no maior e mais cruel predador e carrasco. Nunca na história das espécies neste planeta vimos um animal tão desumano, tão desalmado e tal cruel de forma fútil, graciosa e pelo simples instinto e desejo de eliminar o outro pelas formas as mais ignominiosas, cruéis e irracionais (sem razão, sem motivos), com os requintes os mais vis e terrificantes.
 Neste cenário da violência do gênero humano contra os de sua espécie, não  se trata de opinião do próprio articulista. A história sociopolítica está recheada de casos dessas perversidades do homem-lobo x o próprio homem, do homem como uma leviatã tentando dominar, explorar e violentar os seus irmãos e semelhantes. Não precisamos de buscar na história longínqua da humanidade. Para fecho e compactação desta resenha vamos lembrar as carnificinas de alguns insanos e demoníacos, Pol Pot( Camboja) , Hitler( Alemanha) , Bashar Al-Shad( o carniceiro da Siria) .
Nos dias de agora vamos lembrar dos grupos terroristas Boko Haram, do esquizofrênico e psicodélico Kim Jong Il( Coreia do Norte)  e dos fanáticos e fundamentalistas do estado Islâmico ( Iraque e Síria). Os lideres desses fanáticos, que vêm atuando no Iraque e Síria mostram ser a face mais cruel, desumana e bestial da ação criminosa, da violência que o gênero humano é capaz do horror, da tirania e exterminação dos outros de sua espécie. Entre classificá-los de irracionais, bestiais, facínoras e predatórios eu deixo aberto aos leitores. Mas, parodiando Anne Frank, salva do holocausto, entre tantas bestas-feras e demônios do planeta, em ainda acredito na virtude e bondade de muitas pessoas. E isto pode salvar a humanidade


 João Joaquim médico e articulista da DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


TRAGÉDIA EDUCACIONAL

 TRAGÉDIA DA EDUCAÇÃO

João Joaquim

 Neste setembro de 2014 sairam alguns dados estatísticos sobre a população do Brasil. Um número já aumenta a empáfia de nossos governantes porque somos mais de 202 milhões de pessoas. Outros índices tabulados nos deixam arrepiados e encabulados. Vamos a três e fiquemos só nesses porque já sao  de dar engulhos. Isto a quem tem um mínimo de senso humanitário e se condói de ver a penúria em que vivem milhões de compatrícios pelos rincões, guetos, periferias e favelas desse gigante país. Cito então o Ideb, o gini e os milhões de cegos de educação de nossa gente.

Nosso Ideb (criado em 2005) mede o nível de nossa escolas (união, estados e municípios). O gini mede diferença (ou concentração) de renda, desemprego etc.

Já o analfabetismo não tem nem índice que o qualifica. E para que nome considerando que os dados do IBGE e do governo são  subestimados e todos manipulados.

Eu, embora não seja educador, sempre tive um grande interesse pela educação, como anda a cultura em nosso país. Parodiando Monteiro Lobato, um país se move, se desenvolve e diz o que é pelo nível de escolaridade de seus filhos, de seu povo. " Um país de faz de homens e livros".

Volta e meio quando me avisto com professores, pedagogos, gestores de nossa educação pública, eu os arguo sobre a qualidade de nossas escolas, professores e desempenho (aproveitamento dos alunos) minha gente (permita-me o  vocativo), meus caros leitores(as), vocês nem imaginam a falência generalizada da educação brasileira. E segundo a lei de Murphy, o que está ruim vai piorar, se continuar o governo que aí está.

Deu-me uma comichão de voltar á carga sobre esta matéria porque os índices divulgados pelo IBGE estavam errados e nossa engomada e remitente presidente Dilma Rousseff e acólitos se exasperaram com a incorreção dos dados. E para eu tanto protesto? Tais índices e estatística são tão inúteis e improdutivas como útero de mula. Tanto que a cada ano, qüinqüênio e década eles pouco mudam de lugar. Imagina um país com a 6º economia do mundo ter um Ibed de 4,2 ( de zero a 10)!

Eu vou revelar apenas para os meus leitores alguns dados que me revelam funcionários, professores e diretores das escolas públicas. Primeiro que se tornou proibido reprovação de qualquer aluno. É o requinte dos absurdos! Segundo absurdo, as notas (boletins) encaminhados para o MEC, que balizarão o Ideb, são todas supraestimadas (a maior). Isto para melhorar a avaliação da escola. Só mesmo no Brasil de Lula e Dilma. E nosso rebanhão de analfabetos? Gente, a parcela de pessoas cegas de letras e números é muito, mas muito maior do que o que se divulga por aí são dados e estatísticas completamente maquinadas para favorecer os governantes responsáveis pela educação, pela saúde e todos os serviços públicos essenciais.  

Para encurtamento de papo educacional vamos pegar o percentual de analfabetos. Foi divulgado que de analfabetos absolutos temos 8,3 % do povo. Algo em torno de 17 milhões. Outros índices falam em 13,3 milhões. Algum acredita nessa taxa? Segundo o MEC e nossos gestores da educação analfabeto absoluto seria aquele que não assina o próprio nome e não faz uma operação simples de somar 8+7. Perguntamos ao nosso ministro da educação (nem sei quem é! Era Aluizio Mercadante, muda tanto!): um individuo que mal lê uma placa de carro ou de endereço ou não lê um parágrafo de um jornal pode ser considerado alfabetizado?

Por último, quais as chances de ascensão social ou profissional de um cidadão(ã) com este perfil escolar? será que seria aprovado para ser um gari ou porteiro do prédio do ministro da educação? No meu modesto condomínio ele seria reprovado num teste elementar de por e escrever.

Portanto, o tragédia cultural, educacional; a cegueira escolar que é epidêmica em nosso país é muito pior do que os mentirosos índices divulgados pelos órgãos do governo.    

 

OS TOLOS DO BEM

João Joaquim


 Hoje nós vivemos em um mundo permeado por tanta violência e falta de solidariedade que quando alguém se dispõe a ajudar ao outro, a ser generoso , este alguém pode ser tachado de otário ou idiota. Para dar mais consistência a este tema: falta de gentileza ou incivilidade no convívio social eu cito uma cena que me ocorreu estes dias. Eu fui personagem-agente e vítima no ocorrido. Fui buscar minha filha no aeroporto de Goiânia. Aliás o santa Genoveva é na verdade um ponto de avião. Uma vergonha do nosso Estado. 

Então, como sempre faço, liguei para o aeroporto e confirmei a chegada do voo.  Lá fui. Era meia noite, parei meu carro na fila de espera ao lado de outro, que suponho esperava alguém da mesma aeronave. Ao abrir a porta para receber minha filha, toco ao de leve na lateral do carro na mesma espera. Para meu pasmo e susto sai   a acompanhante do motorista ,francamente irritada, e em protesto porque eu parado, tinha feito um leve contato no carro dele( minha porta ao abrir tocou em sua lateral). Eu limitei-me a pedir desculpas e mostrar para essa deselegante senhora, que ambos eu e ela, estávamos errados de parar naquele local , e que sequer eu tirado algumas moléculas da lataria dela.


Assim, fui embora remoendo a grosseria e indocilidade daquela cidadã(?). E assim tem se tornado a nossa sociedade em um mundo-cão. Um mundo onde todos olham para os outros com arrogância, com ânimos fervilhados, como se todos fôssemos inimigos.


E por falar em carro ele se tornou  em uma das armas mais letais do Brasil. Morre-se tanto no trânsito como se morre por homicídios por armas branca e de fogo. São estatísticas de guerra, 60mil mortes por ano, fora feridos, sequelas e amputados. Uma tragédia sem solução.

Um fator responsável por essa carnificina humana se chama impunidade. Mas, a par da leniência e brandura das leis, temos a deseducação, a agressividade, a falta de gentileza e generosidade das pessoas. O indivíduo ao entrar no seu automóvel e ligar a sua ignição, ele parece que está escudado e armado para uma guerra fratricida. Ele parece pronto para morrer ou matar. Isto é mais ameaçador e aterrador quando ele está sob efeito de álcool ou drogas. Basta lembrar que ainda não inventaram bafômetro para drogas ilícitas. Para álcool existe. O motorista pode estar chapado de maconha e cocaína que passa em qualquer barreira policial. Coisas do mundo e de nosso Brasil.


O trânsito é um bom termômetro de a quantas andam nossa gentileza, nossa civilidade, nossa educação na convivência com os nossos irmãos e semelhantes. Os fechamentos, os xingamentos, as ultrapassagens proibidas e perigosas dão bem a dimensão da falta de educação das pessoas no convívio social. Eu volto ao mote inicial do tema, quando disse: ser generoso muitas fezes soa ser uma pessoa tola, ingênua e sem ambições. Quer um exemplo desse tipo de gente? As pessoas voluntárias. Não aqueles voluntários de órgãos ou empresas bilionárias como FIFA ou federação de automobilismo ( fórmula 1). Eu falo em voluntários tipo anjos do asfalto ou médicos sem fronteiras. E nem precisa ir longe, aqueles voluntários de asilos, orfanatos e instituições filantrópicas. Estes sim, praticam a tolice do bem, a humildade em dar um pouco de si em prol do acolhimento, do amparo, do alívio e bem-estar do próximo. Com certeza esses abnegados do bem estão imbuídos de chispas divinas, e fazendo uma bela poupança para com Deus!        

IDEB DE NOSSA EDUCAÇÃO



A DEBILIDADE DE NOSSO IDEB E OUTROS ÍNDICES


Mais um dado triste e desalentador sobre a educação. Há vários índices que apontam a quantas andam  as nossas escolas, o desempenho dos alunos, a qualificação de professores etc. Basta navegar por alguns sites como estadao.com.br,      globo.com    que estão lá os últimos Ideb, Pisa , Prova Brasil etc. Uma pesquisa de causar contristação mostra que o país em matéria de investimento em educação está em penúltimo lugar no mundo. Pior do que nós só algumas repúblicas bananeiras comunistas da América Latina e da África .
Caiu também o número de universitários matriculados. Curiosa e esdrúxula tem sido a posição do atual governo, da presidente petista Dilma Rousseff. Há sempre uma interpretação de normalidade. Nunca nossos atuais governantes e gestores da educação dão o braço a torcer. Eu queria entender essa “expertise” de muitos políticos em passar todo descalabro e ingerências como algo normal. Parece que vivemos uma crise de normose, a doença (mania) de normalidade. Surge um fato novo de suborno ou corrupção, normal. Um desatino administrativo com as coisas públicas, normal.
Como de muitos sabido o índice de desenvolvimento da educação básica(Ideb)  foi criado em 2005. Ele mede o desempenho das secretarias de educação da união, estados e municípios. Como corolário são avaliados também o aproveitamento do alunato. De uma escala de zero a dez o Brasil ficou com a inglória nota 4,2. A meta do governo era 4,4. O mínimo do mínimo . Em muitos estados, inclusive no mais populoso e desenvolvido, São Paulo, as notas pioraram. Um vexame para nossos gestores da educação brasileira. Curioso e preocupante que até o IDEB das escolas particulares não avançou .
O governo federal ( leia-se o PT de Dilma Rousseff) tentou adiar a divulgação do IDEB para não prejudicar a campanha da presidente à reeleição. Inquirida a falar sobre os índices divulgados, nossa empertigada presidente optou por driblar os jornalistas e dar como normal e previsível ( olha a normose aí !) .
Muito esdrúxula também tem sido a postura do ex presidente, falastrão e agora mais roufenho Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Ele e Dilma falam por exemplo no tal do pré-sal para a educação (75%) como se o petróleo dessas abissais e duvidosas minas já estivessem jorrando aos borbotões. Ou seja ,muito verbo e nada de verba para nossa debilitada e capenga educação. Nosso ideb está cada vez mais débil .
Outro discurso recorrente, digno de menção, que a nação escuta há 12 anos ( de novo leiam Lula e Dilma) se refere à tal da inclusão digital. Ou seja, promover o acesso de todos à internet através da chamada banda larga. Num encurtamento de conversa, se pergunta, para quê? Vejam quanta ironia, quanta futilaria. Já nos orgulhamos (menos eu) de termos mais de 200 milhões de celulares. Os petistas agora prometem 200 milhões de conexões. Uma para cada brasileiro. Isto nosso rebanhão de analfabetos e eleitores cevados e cativos querem e gostam. Como analfabetos gostam de futilidades. Perguntamos de novo, para quê? O que a navegação na grande rede (entendam naufrágio) vai agregar de útil e melhoria na educação de nossa juventude, de nossas crianças e adolescentes?
Celulares tipo smartphones, tablets, ipad na mão de crianças e adolescentes com certeza representam meros perdulários  e desvios de educação, não agregam nada na qualidade pedagógica do aluno.
Todos estes recursos de mídia, todas as plataformas virtuais só se tornarão úteis no educando quando este já tem o pleno domínio e gosto pelo livro impresso ( físico) e pela leitura. Esta inversão de recursos no ensino básico só contribuirá para nossos índices tipo ideb, Prova Brasil e  pisa continuarem na rabeira dos piores países do mundo em matéria de cultura e educação. Outro dado  preocupante foi divulgado pela OCDE. O Brasil ocupa o penúltimo lugar em investimento na qualificação e formação de nossos docentes. Pior do que nós só a Indonésia. Neste setembro/2014, saíram outros dados da PNAD e índice Gini, mostrando as desigualdades econômicas , o desemprego e outros retrocessos das políticas dos petistas ; são mostras da incompetência governamental  do reinado dos petistas.
Eu deixo por último esta provocação. Alguém aí acha que o nosso atual governo petecomunista e socialista esquerdista está sensibilizado com a situação calamitosa dos milhões de analfabetos espalhados pelo país afora? Eu duvido! Só de analfas absolutos somos mais de 13 milhões . Os funcionais, aqueles que apenas assinam o nome e não sabem interpretar um bilhete ,são outros 50 milhões . É mole ou quer tragédia maior do que  esta ? Quanto mais ignorante  for a massa  de eleitores, quanto mais programas assistencialistas, mais garantia de perpetuação dos governantes no poder. Só isso! 


   
João Joaquim médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com

JUÍZO FINAL PARA O BRASIL DE LULA/DILMA



O BRASIL, LULA e DILMA  ANTE O JUÍZO FINAL  http://www.dm.com.br/jornal/#!/view?e=20140926&p=21L

João Joaquim

 A desonestidade, o embuste, a mentira hoje em dia se tornaram tão deslavadas e rotineiras que nós ficamos a pensar onde será que está algum baú, algum abrigo, alguma fortaleza contra estes vícios, estes pecados? Enfim onde haverá, algum cofre da verdade. Parece que está cada vez mais difícil encontrar esta ilha da incorruptibilidade. Um lugar  onde possamos encontrar algum guardião destes tesouros morais e abstratos que o próprio Diógenes (filósofo grego ), saiu a procura em plena  luz meridiana, na antiga Grécia .  Conta-se que este grande pensador foi visto em pleno dia com uma lamparina acesa. Perguntado sobre o gesto, ele respondeu: estou à procura de um homem honesto. Imagina, se vivo fosse hoje, quantos holofotes e faróis gastaria em busca da ética, da verdade e honradez.Ele morreria de tristeza e depressão .
Conta-nos uma lenda que um anjo celeste foi enviado à terra em meados de 2012 (governo petista de Dilma Rousseff do PT de Lula da Silva). O objetivo desse anjo embaixador era saber quem eram os segmentos políticos e sociais que  atuavam  na prática e defesa da honestidade, da verdade, da ética e transparência.
 Assim que o mensageiro divino se aportou em terras de Pindorama, conforme estava em seu roteiro,  ele se dirigiu ao palácio do planalto em Brasília, sede do governo federal. Ali ele pode perceber que nem todos os feitos e fatos do governo lhe foram mostrados. Gastos, faturas de cartão corporativo, decisões sobre estatais como a Petrobras  eram mantidas em sigilo. Diversos dados sobre pobreza, analfabetismo, educação, saúde  eram falseados a favor do governo.  O anjo foi então ao congresso nacional. Nestas câmaras ele percebeu que os presidentes das casas legislativas como  José Sarney e sucessor Renan Calheiros tinham biografias as mais sujas . Ambos tinham uma folha corrida de mentiras, corrupção, proteção de muitos canalhas e outras falcatruas  próprias do diabo.
Ainda no congresso o querubim celestial pediu lhe fosse relatado a conclusão da CPI do mensalão. Façanha exclusiva do Brasil .  Foi então informado que tratava-se de um esquema criminoso com banco, empresários e ministros do governo.  Era na verdade uma máfia  com próceres e chefes de quadrilha indicados pelo ex presidente Lula da Silva. Era um esquema onde para governar se comprava a  honra e a ética de outros parlamentares que apoiassem projetos do executivo( sob o mando dos petistas e  seus asseclas).
Já desesperançado em sua missão sacra nosso anjo dirigiu-se para o guardião das leis, o fiscal  de nossa constituição, enfim da justiça, o supremo tribunal federal (STF). Na suprema corte do Brasil o emissário celeste tomou ciência do maior julgamento ocorrido nesse tribunal. O dito  mensalão. Parecia que ali no STF  estava o sacrário, o depositário perpétuo da honestidade, da ética, da virtude, da verdade. Mas, lendo os votos de alguns juízes daquele excelso tribunal, nosso núncio de Deus verificou que alguns ministros defenderam alguns réus do mensalão não com a baliza da justiça, mas com suas ideologias petistas, como se advogados dos condenados fossem .  Neste mister escuso e nebuloso a participação do ministro Antonio  Dias Tófoli e Ricardo Lewandowski não foram meras coincidências, concluiu  o enviado celeste.
Restava alguns laivos e tênues fios de esperança em nosso anjo-detetive. Ele dirigiu-se então para algumas igrejas.  Primeiro, a católica. Daqui nosso emissário celestial já saiu quase derrotado. Havia nos escaninhos e recônditos  da católica, registros de abusos sexuais e pedofilia. O que era mais contristador,  havia o silêncio e conivência de muitos lideres da cúpula  católica.
Restava ao nosso inelutável querubim uma reserva de esperança, quem sabe o último refúgio da honestidade, da fraternidade, da ética e generosidade. Foi ele então se avistar com pastores e lideres de algumas igrejas evangélicas. Entrou  na universal do reino de deus( d minúsculo mesmo) e outras denominações neopentecostais . Nessas igrejas, nesses templos, que mais lembravam palácios reais, nosso emissário celeste pensou estar no século XVI. Ou mesmo nos tempos e templos do Rei Salomão(século X a.C) .  Nestas igrejas, verificou nosso enviado de Deus,  se pregava sobretudo a “ teologia” da prosperidade, do dinheiro a ser doado em troca de bênçãos, do sucesso material por tantas doações, enfim lembrando a vendagem do perdão e compra de indulgências nos moldes do que se dava na época da santa inquisição (igreja católica séculos xv e xvi).
No retorno ao céu o anjo-mensageiro deu o seu parecer sobro o Brasil. Pai, concluiu o mensageiro de Deus,  o Brasil não tem solução, necessário se faz uma desinfecção geral com fogo vulcânico de enxofre . Faz-se urgente, urgentíssimo   nascer uma nova geração de homens e mulheres , mas com o batismo da bondade, da probidade e honestidade, porque aquela gente que lá está se encontra completamente contaminada, viciada e sem chance de recuperação. O pecado ali ultrapassou os limites da tolerância. É muita luxúria, libertinagem, concupiscência, licenciosidade, corrupção . Enfim o país descoberto por  Pedro, o Álvares  Cabral,  se tornou um lodaçal de putrefação moral e ética que nenhum dilúvio ,  sol ou detergente dá jeito. Ao que parece Deus está analisando as conclusões de seu anjo-embaixador para o veredicto final.  Quem sabe para depois das eleições .        

 João Joaquim   médico- articulista DM joaomedicina.ufg@gmail.com
                              

OS ANALFAS DO BRASIL



QUEM NOS CLASSIFICOU DE ANIMAIS RACIONAIS ?
João Joaquim           

       
 Quando assistimos às cenas de violência no mundo atual  temos o direito de nos perguntar: somos de fato animais racionais? Ora, dispensável se torna ser um cientista ou metafísico para deduzir que ser dotado de razão é além de ter uma inteligência diferenciada é ser capaz de avaliar, julgar, ponderar; enfim de compreender as coisas ou seres do mundo e suas inter-relações sociais. Independentemente de como surgiu o homem se sabe que ele é um animal superior a todos os outros em muitos quesitos biológicos e  abstratos. Basta lembrar que somos uma das poucas espécies que temos a capacidade de emocionar, de chorar, de amar, de odiar, de se deprimir ( luto, com a morte de outro animal) e assim muitas outras funções as mais nobres.
 Mas, e nossa perversa capacidade de ofender ao outro, de humilhar o nosso próximo, de o torturar ou matá-lo, ás vezes, de forma fútil e graciosa? De onde vem estas pulsões de exterminar, de eliminar o outro ? Quando um ser humano chega a estes extremos de ferocidade, de crueldade e de ódio, como deveríamos classificar este indivíduo? Será que ele merece o qualificativo de racional ? Quem foi que nos classificou de racionais? Com a palavra Lineu, Aristóteles, Charles Darwin etc.
Seja o surgimento do homem à terra através do criacionismo( ação divina) ou evolucionismo (Charles Darwin) o que se tem de certo foi suas modificações e adaptações conforme exigências de condições mesológicas e sociais. O que torna a espécie humana tão distinta entre todos os outros animais? O cérebro. Isto sem considerar a nossa parte anímica ou dualidade corpo e alma.
Vamos imaginar o homem tão somente na sua dimensão biológica, sem considerar sua parte mística ou espiritual, para tentarmos entender seu papel no mundo em meio aos outros de sua espécie, e com os classificados animais irracionais e mesmo com o planeta terra. Sendo então um animal hierarquicamente superior, o que se esperaria desta espécie no mundo? Dotada que é de alto nível de inteligência e tantas outras habilidades, o papel natural do gênero humano seria tomar conta do planeta e de todas as outras formas de vida. Uma conclusão natural e lógica para qualquer ser pensante.
Mas, eis que estamos no século XXI da era cristã, da 8ª maravilha do mundo, a informática e internet ,  e todos as ações e fatos perpetrados pelos humanos se mostram contraditórios do que deveria ser a sua principal missão e finalidade. Vamos pegar todas as investidas que o homem produz contra a própria terra, ao meio ambiente, à ecologia. A terra encontra-se doente pela mão criminosa e inescrupulosa de quem deveria protegê-la e preservá-la. Uma insensatez sem tamanho. A violência predatória e destrutiva das pessoas contra a terra está colocando todas as espécies em risco. Se esta ganância delituosa não for contida o planeta corre o risco de se transformar em um deserto doente e inóspito para todas as formas de vida.
E a violência do homem contra as outras espécies?  De  curador e protetor de outros animais “ irracionais”( que deveria ser) , o gênero humano se transformou na maior ameaça a todos os seres do planeta, inclusive contra ele mesmo, uma forma idiota de suicídio .  Basta rememorar as espécies já desaparecidas e outras ameaçadas de extinção. Como exemplo algumas baleias, os rinocerontes, ursos e primatas. É o paradoxo dos paradoxos: o homem considerado superior e racional dos animais se transformar no maior e mais cruel predador e carrasco. Nunca na história das espécies neste planeta vimos um animal tão desumano, tão desalmado e tal cruel de forma fútil, graciosa e pelo simples instinto e desejo de eliminar o outro pelas formas as mais ignominiosas, cruéis e irracionais (sem razão, sem motivos), com os requintes os mais vis e terrificantes.
 Neste cenário da violência do gênero humano contra os de sua espécie, não  se trata de opinião do próprio articulista. A história sociopolítica está recheada de casos dessas perversidades do homem-lobo x o próprio homem, do homem como uma leviatã tentando dominar, explorar e violentar os seus irmãos e semelhantes. Não precisamos de buscar na história longínqua da humanidade. Para fecho e compactação desta resenha vamos lembrar as carnificinas de alguns insanos e demoníacos, Pol Pot( Camboja) , Hitler( Alemanha) , Bashar Al-Shad( o carniceiro da Siria) .
Nos dias de agora vamos lembrar dos grupos terroristas Boko Haram, do esquizofrênico e psicodélico Kim Jong Il( Coreia do Norte)  e dos fanáticos e fundamentalistas do estado Islâmico ( Iraque e Síria). Os lideres desses fanáticos, que vêm atuando no Iraque e Síria mostram ser a face mais cruel, desumana e bestial da ação criminosa, da violência que o gênero humano é capaz do horror, da tirania e exterminação dos outros de sua espécie. Entre classificá-los de irracionais, bestiais, facínoras e predatórios eu deixo aberto aos leitores. Mas, parodiando Anne Frank, salva do holocausto, entre tantas bestas-feras e demônios do planeta, em ainda acredito na virtude e bondade de muitas pessoas. E isto pode salvar a humanidade

 João Joaquim médico e articulista da DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...