sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

10culpas pela obesidade

AS (DEZ)CULPAS PELO FRACASSO DE  NÃO EMAGRECER
 Joao Joaquim



 Uma das maiores pandemias deste início do século XXI se chama obesidade. Pelo espectro de suas manifestações e consequências (comorbidades ) pode ser considerada uma doença grave. Todavia, por tratar-se de um processo crônico e paulatino surge o fenômeno ou comportamento da acomodação, da  aceitação e o indivíduo assume o  biótipo fofinho, rechonchudo e pesadão. As complicações metabólicas e tantas outras doenças coexistentes  estão ali presentes com profundas marcas na qualidade e expectativa de vida. O excesso ponderal  é tão importante na saúde humana que ele é estudado pela Antropologia, pela Sociologia ,  Psicologia e Psiquiatria. A Medicina ( endocrinologia, nutrologia, nutrição) entra na história  no sentido de prevenção e tratamento.
O excesso alimentar está na gênese da maioria dos casos.  Por que da ansiedade, do desespero por tanta comida e farra alimentar? As respostas estão nos primórdios evolucionistas da espécie humana. Há 50 mil anos os hominídeos tinham grande dificuldade de acesso aos alimentos. Quando se comia havia um comando cerebral para se ingerir o máximo de calorias e estocá-las sob a forma de gordura para os dias seguintes sem alimentos. Esses reflexos ainda são observados em alguns animais como os felinos e ursos. Abatida uma presa, eles empanturram como reserva para os dias seguintes.
Tecido gorduroso é como uma enorme  glândula . Vários hormônios estarão alterados. Podemos ter aumento de insulina, baixa do hormônio da tireóide , alterações de estrógenos e testosterona com diminuição da  libido e desempenho sexual, aumento de angiotensina( elevação de  pressão arterial). Além de outros secretados pelas próprias células adiposas como a leptina( hormônio do apetite). Uma associação muita encontradiça nos grandes obesos é a síndrome metabólica que se caracteriza por hipertensão, aumento de colesterol e triglicérides, diabetes tipo II, e resistência insulínica . Esta síndrome está muito associada com infarto do miocárdio e acidentes vasculares( derrame cerebral por exemplo).
Para o homem do século XXI o comportamento da glutonaria( farra alimentar)  beira a uma sandice ou insanidade mental. Hoje, além das técnicas e abrigos para estocagem dos alimentos, temos a geladeira, o freezer e muitos alimentos já prontos. Basta lembrar as pizzarias, os fast-foods, as sanduicherias. Tudo na hora e até com entrega a domicílio. Na busca de uma abordagem prática e útil vamos enumerar 10 itens sobre os mitos e verdades da obesidade. Vamos chamar cada item de culpa, sem hierarquia entre elas .
Culpa 1 – Desequilíbrio na ingestão/gasto calórico- Eu alimento(como) pouco ou até normal e engordo. Uma mentira dita por muitos que estão acima do peso. O excesso de peso em quase 100% dos casos resulta de mais ingestão de  alimentos do que o necessário. É aquele ditado popular , eu vivo para comer ou como para viver?  A escolha é de cada um.
Culpa 2 . Sedentarismo. Trata-se nos tempos modernos de um dos principais fatores de risco para ganho de peso e outras doenças degenerativas (osteomusculares) e cardiovasculares tipo hipertensão arterial , infarto, AVC. Vivemos uma epidemia de preguiça e passividade. Ninguém quer exercitar.
Culpa 3. Dietas. O termo dieta vem do grego diaita. Ao pé da letra= modo de vida. Ela não deve ser confundida com regime (restrição, ditadura), mas atitudes e práticas permanentes com o que se come, a quantidade e qualidades dos alimentos. O que sai e entra pela boca mata com a mesma letalidade e virulência. Trata-se de uma área onde se vê as maiores esquisitices, asnices e charlatanismo.
Culpa 4 . Ansiedade e depressão engordam? Cada pessoa tem uma reação. O comportamento de comer mais nestes estados emocionais pode vir de uma educação familiar equivocada, quando se tenta acalentar, acalmar, ou recompensar a criança com alimentos apetitosos (doces e chocolates). O cérebro que não é nada bobo guarda este reflexo. Muito erro das mães, babás e cuidadores .
Culpa 5. Excesso de medicamentos tipo soros venosos, corticóides e hormônios engordam? Trata-se de uma das mentiras mais ouvidas por muitos obesos- O efeito de alguns desses medicamentos no ganho de peso é muito pequeno e tão somente durante o uso de tais fármacos. Cessado o efeito, eles não deixam sequela como ganho ponderal.
Culpa 6.  Comer centrado apenas no prazer- Trata-se de um dos maiores erros do ser humano. O nome já define, alimento tem o objetivo  primordial de nos nutrir e oferecer os elementos essenciais à nossa saúde psíquica e orgânica. Hoje os alimentos apetitosos e hipercalóricos se tornaram símbolo de prazer, farras e orgias gastronômicas. Basta lembrar de alguma festa, alguma reunião , alguma comemoração . Quanta mais saborosos os “comes e bebes” , mais gente. Se oferecer sanduíches  naturais e sucos de fruta , ninguém vai na festa.
Culpa 7. Ser obeso por uma influência genética e hereditária. Uma mentira muito difundida entre os obesos. Coitada da genética .  A culpa do genoma constitui casos raríssimos; o que se admite é um comportamento (educação familiar) de “obsessão e compulsão” alimentar.
Culpa 8. Uso de drogas anti-obesidade -Todas são de muito risco, pouco eficazes e com muitas contraindicações. Cito algumas absolutas como  a hipertensão, as doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão. O termo já desaconselha, todas são uma “ droga” para a saúde.
Culpa 9.  Cirurgias para obesidade funcionam? Basta lembrar que os procedimentos cirúrgicos reduzem o estômago, mas não reduzem o apetite e fome das pessoas. A maioria dos operados não consegue manter o peso desejável por muito tempo. O que adianta o paciente submeter-se ao procedimento que reduz o volume do estômago , mas continuar tomando latas e mais latas de coca-cola,  alimentos líquidos muito calóricos ? Conheço um sujeito que fez bariátrica ,  na fome, ele ingeria uma lata de leite condensado. Ganhou todos os quilos de antes da cirurgia.
Culpa 10. Obesidade tem prevenção? Tem, na infância e adolescência; que deve ser administrada  pelos pais, babás, cuidadores e escolas. Dieta saudável deveria ser uma disciplina escolar obrigatória. Constitui um ato de aprendizado e encerra saúde, cidadania e civilidade. Crianças e adolescentes que se tornam adultos com sobrepeso estão condenados a uma obesidade de difícil tratamento e refratária pelo resto da vida com todo seus estigmas, discriminação social e uma alta carga de morbidade.       


João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...