sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

BURRICE E PREGUIÇA




                                CRÍTICAS À BURRICE E À PREGUIÇA 

 João Joaquim 

O mundo moderno, com todas as suas tecnologias, com todo seu aparato industrial, a automação e mecanização de tudo que era antes manufaturado ( feito á mão de fato) trouxe muitas e vultosas mudanças de melhora na vida humana. Isto é questão pacífica e insusceptível de controvérsia. Quem teria a coragem e mesquinharia de criticar o aumento da produção e da produtividade de tudo que se consome neste mundo? Acho que ninguém.
Agora, vale lembrar que evolução  e tecnologias não são inócuas e sem efeitos adversos para os humanos. Fazendo uma rasa reflexão sobre tais desdobramentos da evolução e revolução dos nossos tempos faço uma digressão sobre dois fatos.  Basta um olhar mais atento para perceber como e o quanto esses efeitos colaterais  estão presentes em nossa sociedade , na  era da mecanização, da computação e da digitação em tudo.
O primeiro fato que me parece sem volta se refere a incultura ou burrice  das pessoas. Cada vez mais somos uma humanidade (coletivo de pessoas ) aficionada e dependente de tecnologias, mas pouco preocupada com o aprimoramento e ganho cultural. Cultura aqui “ latu senso”. Não se quer fazer algum reparo ou exigência de uma cultura formal, esta ou aquela faculdade. Curso superior nada tem a ver com sabedoria porque diploma de médico, advogado, administrador se consegue em muitas esquinas de cidades médias e capitais e até na Bolívia, Venezuela e Cuba. Cultura aqui  compreende uma ativa interação social, civil e até política. Como isto pode ser dar na pratica? Na leitura de bons autores nacionais e estrangeiros, na leitura de bons jornais e revistas, na leitura de bons críticos de teatro e cinema; enfim no interesse por muitos segmentos de arte que possam trazer e agregar algum valor na vida em sociedade de cada um.
Atenção ! Uma observação e registro, eu respeito a opção e preferência de cada um. Como a maioria das pessoas está empregando os seus preciosos momentos de ócio, de lazer e entretenimento? Na internet, nas redes sociais, nos seus portáteis aparelhos de mídia,  facebook,  whatsapp etc. Pergunta-se : ao final de cada dia, cada noite, semana, mês e ano; o que esses usuários e internautas ( não seria náufragos?) acrescentaram de bom, de  útil e de  cultural às suas vidas? Na vida  de seus filhos e famílias? Como se trata de um mar de abrolhos ou cama de faquir, melhor deixar tal questão com apenas estes comentários. As pessoas têm o seu chamado livre-arbítrio e ponto final .
Um segundo fato muito presente na vida das pessoas se refere à preguiça. No parágrafo anterior fiz referência ao ócio, que deve ser entendido não como indolência, passividade ou pachorra. Momentos de ócio podem se transformar em horas as mais profícuas e saudáveis de uma pessoa. São períodos nos quais eu não só descanso meu físico, como também e ao mesmo tempo eu posso meditar, refletir, me envolver em uma criação artística; ou simplesmente admirar a natureza, assistir a um bom espetáculo de arte, me interagir com familiares e amigos etc.
O que constatamos nas pessoas de hoje? Uma aversão a qualquer esforço físico ou mental. Cada vez mais somos uma sociedade indolente, morosa,  lenta e preguiçosa.
Nós humanos chegamos a um grau tão alto de passividade e pachorra que inventamos as cirurgias e técnicas de perder gordura e peso corporal. Isto mostra uma certa sandice e debilidade mental com a chegada de  todas as tecnologias modernas. Há controle remoto para tudo, televisor, microondas, porta dos carros, etc.
As pessoas vão se imobilizando, automóvel até para ir à padaria e tudo o mais. Ninguém quer se movimentar, andar a pé, um quilômetro que seja. Pesquisas vem demonstrando que a obesidade e o sedentarismo representam as maiores causas de doenças crônicas e cardiovasculares. São frutos das tecnologias da modernidade.
Quer uma demonstração de insanidade mental em matéria de preguiça ? A pessoa matricula numa academia de ginástica, e vai de carro. É custoso e sofrido caminhar meio ou um km. Outra insanidade ,a moda do personal em casa. O sujeito ou a madame quer malhar, mas tem a pacholice e a preguiça de andar 500m, contrata-se então um personal. Ah, e tem mais,  o nome é pronunciado bem forte e com enorme empáfia peeersonal traaainer . Tornou-se o top model em atividade física.
Outros exemplos da epidemia da preguiça, o jovem, a bela moça passa toda a juventude no sedentarismo, se empanturrando de toda a porcariada de comida e bebida,  vem a deformidade corporal, obesidade antissocial com todos os agravos à saúde. Qual a solução? Tratamentos infrutíferos e nocivos com endocrinologista e outros charlatões, cirurgias de sucção de gordura no abdome, lipoescultura, cirurgias bariátricas etc. Lipoaspiração retira a gordura(s)  do contorno corporal, da barriga; mas aquela do intorno, a visceral , do coração e das artérias está  lá , e estas gorduras invisíveis  são as que causam infarto, derrame cerebral, etc. Para estas há  duas atitudes infalíveis , alimentação saudável e exercícios .
Ou seja, e já dando contornos finais, pode-se diante dessas digressões singelas, mas não menos verídicas concluir que em que pese todas as vantagens e ganhos com múltiplas tecnologias ( transporte, velocidade , comunicação, internet) elas também trouxeram muitas atitudes e comportamentos perniciosos e insalubres ao seres humanos.
Dentre estes ficam aqui consignados dois bem marcantes, a saber, a incultura ou burrice e a preguiça, condições insalubres,  epidêmicas que acometem e afetam a grande maioria das pessoas.  Que triste ! 


    João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com  WWW.jjoaquim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...