sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

“DO MAL SERÁ QUEIMADA A SEMENTE “

João Joaquim

Qual é o significado do homem. Bem entendido aqui homem no sentido de espécie humana, antes que as mulheres se sintam discriminadas. Qual será então o objetivo, a finalidade da espécie humana? Eu imagino que meus leitores (as) devem já, nesta introdução e com  perguntas preliminares, estarem hesitantes e sem entender a razão destas dúvidas e questões propostas.
De fato, se nós formos pensar de forma simples, como fazemos em nosso cotidiano, ou até nem pensarmos nada, fica a parecer uma certa insanidade mental de nossa parte e de poucos daqueles que o fazem. São mesmo dúvidas insólitas. Há um ensinamento filosófico mais que milenar, lá da época dos gregos antigos, dos tempos de Aristóteles, Pitágoras e Platão que nos incita a proceder como as crianças frente às coisas mais banais e comuns de nossas vidas. Como se comportam as crianças no seu crescimento e desenvolvimento normal? Elas perguntam tudo. Por que da existência do ar, da água, do fogo, disto e tudo mais à nossa volta?
Na verdade o que ocorre é um lento entorpecimento e acomodação de nossa parte frente ao mundo, a todo ser vivente ou inanimado com os quais mantemos contato desde o nascimento. Daí os conselhos dos grandes pensadores em mantermos as chamas, as chispas de uma criança que procuram uma resposta para tudo, para os fatos mais corriqueiras e repetitivos da vida. Ser sempre criança é a forma mais inteligente para se decifrar os mistérios e enigmas do universo. Ainda há pouco ouvi na TV algum repórter  dizer que em são Paulo choveu quase 200 mm . Alguém , mesmo bem alfabetizado sabe o que significa chover 20,  50 ou 100 mm ?  O quanto de água seria isto ?
Eu já disse em outro artigo que sou adepto da teoria do criacionismo para explicar a vida em nosso planeta. Não desacredito na vida em outro(s) planeta(s). Somos muito pequenos e insignificantes para achar que somos o único planeta com vida. A teoria da evolução nos revela ser muito engenhosa, no sentido de provar e explicar as modificações e adaptações de cada espécie ao meio onde vive ou onde seja obrigada a viver. Todavia, não me convence de ser a única justificativa da vida na terra.
Partindo da tese do criacionismo, temos que Deus idealizou e concebeu o homem. Aqui a Ciência entra na História e nos mostra por exemplo, de forma aproximada, os passos a que seguiu a espécie humana. De forma muito útil e convincente entra a teoria evolucionista, principalmente com Charles Darwin, demonstrando as adaptações e mutações de cada espécie consoante as necessidades do ambiente e respectivo  habitat.
Retorno eu aquela grande interrogação inicial, qual o significado do homem? Seu fim, seu objetivo? Vamos imaginar nós humanos por analogia à invenção de qualquer artefato, objeto, máquina , equipamento etc.  Ao idealizar e conceber alguma coisa o inventor tem um objetivo. O autor e criador de algum objeto na sua primeira imaginação e conceito vai dar um significado e finalidade à sua invenção. Simples. Imagina você médico com a preocupação com a AIDS ou  a dengue;  você pode idealizar e conceber uma vacina ou medicamento com o significado ou finalidade de profilaxia ou cura da doença. Toda ideia, projeto e concepção de alguma coisa tem um objetivo, uma finalidade. Eu penso que Deus na sua infinita inteligência inicial, na criação do homem o fez com o foco tão somente de uma criatura boa, pura, benfazeja, ética, solidária, generosa. A criatura, a criação é um reflexo do criador, do seu autor. O que pensou Deus ?  Uma criatura que cuidasse bem de seus filhos e semelhantes e da saúde e beleza de sua principal casa, o planta terra. Alguém mais afoito e apressado poderia intervir e rebater-me, mas então por que isto desandou a não acontecer com o passar do tempo ? Simples, tinha que ter alguém do contra para atrapalhar. E assim se sucedeu. Começou lá no éden com a sagacidade e malévola inteligência da serpente. Lembram? Estavam lá Adão e Eva na sua pureza e inocência. Mas, eis que lhes surge o espírito diabólico encarnado numa peçonhenta cobra e atrapalhou toda a criação e criaturas de nosso Deus. E a coisa não parou por lá. Basta olhar para a seara política de nossos dias. Vejam por exemplo o mensalão, o petrolão e toda corrupção a mais Brasil a fora.
Enfim é a eterna luta entre o bem como criação de Deus e o mal como concepção do demônio . Demo que intromete até na democracia para infernizá-la. Aliás, larápios, mentirosos e corruptos são criaturas malévolas , todas destinados ao mal. Aos poucos estes roazes e nocivos tipos de gente( roedores da coisa pública)  deram outra semântica ao termo democracia. Governo inspirado nas coisas de um espirito maligno .   Que triste! Não?
 “O sol....há de brilhar mais uma vez /A luz....há de chegar aos corações / Do mal....será queimada a semente” ( Nelson Cavaquinho). Feliz ano novo a todos(as).    Dez 2014 


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...