sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

FILHOS BASTARADAS DA...



 OS FILHOS BASTARDOS DO  PROGRESSO E DA INTERNET http://www.dmdigital.com.br/?old=1#!/view?e=20150119&p=21



João Joaquim


Como é impactante o progresso e toda forma de invenção  no comportamento e socialização e até mesmo na saúde das pessoas!  Neste começo de 3º milênio (2015) não há como falar de progresso sem recorrermos aos avanços do mundo da informática, dos avanços das comunicações, da indústria de equipamentos digitais e tantos outros produtos relacionados com a internet.
O surpreendente  e curioso é que quando uma sociedade se acha plenamente imersa em determinadas tecnologias fica difícil para as pessoas sobreviverem sem elas. Isto é mais notável  nas novas gerações. Imagine se privarmos  um jovem do uso do telefone celular! Aliás, ex-celular, porque o que a garotada menos faz são ligações telefônicas com as tais maquininhas . O aparelhinho virou um microcomputador de bolso. As novas gerações entraram em uma neura da conectividade, todos ligados e on-line.   Mas, enfim as tecnologias de ponta chegaram não só para facilitar o trabalho em todas as profissões, elas vieram também para mudar atitudes, comportamento, entretenimento , postura em tudo, educação lato sensu e cultura ou contra-cultura e deseducação .
Há certos ramos profissionais e indústrias que dá para se perguntar: e se não existe o tal do computador, dos equipamentos de informática, como seria? O processamento de dados e digitalização facilitou a vida global. Vamos pinçar dois exemplos aqui bem corriqueiros em nossas vidas, a fotografia e a Medicina. Na fotografia, a maioria das pessoas com mais de 30 anos se lembra da trabalheira que era fazer algumas fotos. Havia  aquelas máquinas enormes  e o rolo de filme. Faziam-se as fotos, levava o filme para se revelar e fosse o que Deus quisesse, porque não tinha como conferir a qualidade das imagens. E hoje? Fazem-se quantas fotos quiser ,  até com celular ou Ipad e são conferidas no instante do clique . Não ficou ideal a imagem , deleta-se e nova foto. Tudo pode ser armazenado num cd ou pendrive. Maravilha pura. No 2º exemplo, a Medicina. Muitos já devem ter ficado espantados ao se verem inteiro por dentro em um exame de tomografia ou  ressonância magnética. É evidente que aqui entra uma tecnologia do uso de um radioisótopo, ou apenas do hidrogênio (ressonância magnética ). Quando esses dados são processados e digitalizados ficam a parecer coisas de ficção científica. São as maravilhas da computação gráfica pró ciência, saúde e vida.
Há de se render páginas e mais páginas de louvor  a todo o aparato tecnológico empregado na melhoria das condições de vida,  na saúde, no trabalho, com quantidade e qualidade da produção industrial. Isto está pacificado e sem polêmicas. É consensual .
Todavia, o que também é inegável são os efeitos colaterais ou desvios de função de tantas inovações. Desvios e danos estes que as invenções não têm culpa. O problema está com o ser humano, na sua formação pela família , pela sociedade , pelo meio onde se encontra inserido o indivíduo. Não perdendo de vista que existe um marketing de toda rede industrial e comércio para tornar o cliente um escravo de seus produtos. Como existe também um idolatria pelo consumo e pelo modismo, todos se tornaram presas fáceis do sistema.
Para dar consistência a esta outra face de muitas invenções e descobertas tecno-científicas vamos pontuar alguns exemplos. No campo da Física temos o estudo dos elementos radioativos. São substâncias com propriedades altamente eficazes na produção de energia empregada em indústrias, na Medicina etc. Entretanto a humanidade jamais vai esquecer seu emprego nas guerras, a exemplo da destruição de Hiroshima e Nagasaki na 2ª  guerra mundial. Uma tragédia inominável.
A invenção do avião foi com o fim primordial de facilitar o transporte humano e comercial. No entanto tem sido empregado nas carnificinas de guerra. Não foi por outra razão que seu inventor, Santos Dumont suicidou-se.
Os inventos da internet e recursos digitais são outros exemplos de tecnologias com efeitos colaterais muito danosos aos seus clientes. O emprego abusivo e vicioso das mídias digitais (celulares, smartphone) e da internet ( com as  redes sociais) tem criado uma legião crescente de autênticos idiotas, imbecis e alienados. Já temos um quadro anti-social bem definido de adolescentes e jovens que vivem uma crise de isolamento social. Parcela significativa desses usuários tem a chamada webdependência e/ou transtorno de ansiedade digital. São verdadeiros zumbis ou autômatos humanos que passam grande parte da vida plugados em seus aparelhos celulares, no smartphone, Ipad, tablets e redes sociais. São indivíduos com sintomas de ansiedade, fuga do convívio humano, isolamento social, dispersão familiar e outros transtornos nas relações afetivo-sociais .
 Quer um exemplo desses efeitos nocivos da digito ou eletrônico-dependência ? Os resultados do ENEN e tantos outros testes de conhecimentos em Português, Matemática e outras habilidades escolares. O declínio em conhecimentos nessas disciplinas do ENEN/2014 em relação a 2013, foi de cerca de 10% . Com essa tendência em 10 anos teremos 100% de analfabetos . Mais de 500 mil alunos do ENEN 2014, tiraram zero em redação . Uma tragédia em educação . Isto contando que a maioria esmagadora desses deficientes em educação básica, terminaram o 2º grau e frequentaram um ano de cursinhos pré-vestibular.
Para esses efeitos adversos no uso das tecnologias digitais e da internet a melhor terapia está na prevenção, que deve começar na infância e adolescência, quando pais, famílias e educadores devem orientar e disciplinar o acesso e uso de todos os instrumentos de internet, recursos digitais e jogos eletroeletrônicos. O que parece , segundo cientistas e pedagogos, é uma displicência dos novos pais( igualmente internautas ou náufragos da grande rede)  na criação e educação dos  filhos. As famílias e escolas parecem perdidas, dispersas e distraídas sem saber o que fazer para reverter essa tendência à formação de uma geração que não tem mais o hábito da leitura, de escrever, de pensar, de transcrever para o papel o que pensa. Em tempo, e para que pensar ? Não precisa, os “ celulares” já trazem tudo pensado por outros, ainda que todos os pensamentos prontos sejam de péssima e nociva qualidade. Que triste!
 João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com 


Um comentário:

Cardiologista disse...

A especialização em cardiologia, torna o Cardiologista o maior responsável em acompanhar o paciente e aconselhá-lo da melhor forma, para que cuide bem do seu coração.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...