sábado, 28 de fevereiro de 2015

BEM versus MAL, QUEM VENCERÁ ?




João Joaquim

 Há um lugar-comum muito conhecido e repetido do folclore e do senso vulgar que afirma ser “eterna a luta entre o bem e o mal”. O interessante de observar é o quanto este lapidar adágio popular anda em voga nos dias de hoje de nosso Brasil do Petrolão, da gestão do lulopetismo, da mitomania e da cleptocracia, que só de pensar dá aquela indigestão . E aqui vou-me permitir usar este verbete mal  ora como expressão substantiva ora como advérbio. O que dá na mesma porque se causo algum dano ou justiça a alguém provoco-lhe um grande mal e dessa maneira imoral e indecorosa estou agindo mal e muito mal mesmo, porque nós não fomos concebidos para destruir ou tratar mal quem quer que seja.
Para bem ilustrar esse eterno embate vamos tomar como exemplos a pior  dessas lutas a que o mundo todo tem assistido. Falamos do que as mídias noticiam todos os dias que é a crescente ação terrorista perpetrada pelos extremistas do estado islâmico (isis) e Boko Haram(Nigéria). O mal que esses fanáticos têm causado à humanidade é algo inaudito nos tempos modernos. Claro que a História relata barbaridades e atrocidades de mesmo teor de malignidade e torpeza, mas com uma diferença, não havia imagens tão vivas e a cores quase instantâneas dos fatos criminosos. Basta lembrar aqui de um desses macabros e dantescos martírios de inocentes que foi a noite de são Bartolomeu na França, em 1572. Nesse tenebroso massacre,  Catarina de Médicis (1519-1589) determinou que milhares de Huguenotes fossem executados por questões político-religiosas. O choque para a humanidade não foi tanto porque não havia sequer fotografias.
As ações terroristas desses fanáticos religiosos de hoje, caso do atentado ao Charlie Hebdo , em Paris,  ou decapitações do estado islâmico, a morte de um piloto jordaniano queimado vivo em uma jaula,  têm se dado quase em tempo real. São fatos tão agressivos e impactantes que há uma mobilização multiestatal para conter tais violações aos direitos humanos. E então o mundo civilizado como um todo pergunta perplexo e estupefato: até quando os EUA e aliados vão deixar tais atrocidades ocorrerem?  Cadê os guardiões da democracia e dos direitos humanos ?
Agora vamos deixar o mundo lá fora e falemos de nosso mundão e submundo aqui no Brasil. Não tem como falar dessa luta do mal versus bem aqui no Brasil sem entrar na seara política. Esta é a pura realidade. Ao que parece, até a própria natureza anda aborrecida e contrariada com quem manda e desmanda, com quem finge que governa e desgoverna este país. Basta lembrar as catástrofes de secas ou enchentes , a escassez de água aqui e acolá, que vêm assolando o povo brasileiro em várias regiões . A terra e o tempo parecem enfurecidos com nossos governantes.
Eu não sou engajado politicamente. Não negaria meu voto num candidato só porque ele pertence ao partido X ou Y.  Todavia, não podemos ser cegos ou surdos  ao que vêm fazendo os petralhas do atual governo (PT de Lula e Dilma). O partido já está no seu 4º mandato, no trono e no poder como se o Estado fosse da sigla petista, e temos assistido às piores administrações dos tempos republicanos. O que a nação tem visto e ao que se assiste nos tempos do petismo se tornam desalentador e desesperante para qualquer brasileiro(a) de bem e honesto.
Para dar um certo relevo ao embate deste   mal contra o bem do Brasil , não tem como fugir ao rebarbativo imbróglio do mensalão. Às vezes, as pessoas comuns esquecem os primórdios do que foi essa quadrilha, cujos mentores e chefes eram mandatários do PT (partido do governo). Qual eram os objetivos do conluio e camarilha governista? O suborno e compra de parlamentares para apoiar os projetos do governo (à época de  Lula da Silva, presidente).
No furor e espetacularização televisiva das sentenças e prisões dos condenados mensaleiros  o povo brasileiro teve a sensação e lenitivo de justiça. Hoje, em 2015, há uma sensação de meia justiça, visto que os principais criminosos petistas já estão em casa e até fazendo articulações políticas. Aqui fica a percepção do domínio do mal sobre o bem. É  um autêntico nocaute da  virtude pela maldade, pelo mal.
Agora outro  mal a corroer as economias e esperança do brasileiro têm sido  as roubalheiras bilionárias da Petrobras(operação lava-jato da Policia Federal). Um escândalo nunca antes havido no mundo. Parece que desde os tempos de Hamurabi nunca se roubou tanto. O que temos visto e ouvido nos cheira a um governo da mitomania  e da  cleptocracia, mentira e roubo parecem ter sido institucionalizados no País.  Quando numa campanha à reeleição se diz uma coisa, passado o pleito e reeleita a presidente Dilma Rousseff  faz tudo ao contrário, justamente o que os petistas aterrorizaram o povo brasileiro que faria o adversário, se ele fosse presidente, o candidato Aécio neves , fica oficializada a prática da mentira.
 Quando um presidente ou presidenta diz não saber o que ocorre nos porões do planalto em termos de corrupção ou defende presos e condenados do mensalão  , fica também evidente que roubar é prática normal e republicana. Já imaginou se a moda generaliza.
Lamentavelmente o que tem predominado na esfera governamental tem sido a cultura do mal. Mal este que vem se expressando em toda forma de mentira, da falácia, da arrogância, de ministros mal preparados para o cargo e com ficha-suja e de absoluto engodo e enganação do povo brasileiro.
Nesses termos e nesse estágio que nos encontramos eu indago: cadê a oposição? Cadê os segmentos civis deste país como OAB, CNBB, transparência Brasil e até os militares. Aonde vamos com tanto mal, mentira, roubo, inépcia e incompetência daqueles que  no momento governam o Brasil  ?  Eu confesso que estou cansado desse lero-lero. Até quando ?



João Joaquim  - médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...