sábado, 28 de fevereiro de 2015

ESTADOS BANDIDOS

OS ESTADOS BANDIDOS, HORRORES DO SÉCULO XXI

João Joaquim

 Há certos fatos, feitos e organizações que nós acreditamos na sua existência porque elas estão aí em nossas vidas, em nosso cotidiano. Mais do que sua existência nós as vimos e convivemos com elas diariamente, ao vivo, pessoalmente, ou através de todos os meios de comunicação em tempo real. Com este prólogo eu quero focar sobre uma questão que vem assolando e aterrorizando o mundo todo. Eu me refiro à violência e aos crimes que campeiam pelo Brasil e pelo planeta e que têm constituído em uma afronta e um grande desafio para os países, não importa o tamanho, o poder econômico e grau de desenvolvimento dessas nações. Caso dos Estados Unidos e França por exemplo.
Vamos começar por uma violência ou organização criminosa que vem sendo manchetes e mais manchetes em todos os órgãos de comunicação e jornais que é a operação lava-jato, da polícia federal. Nós, aqueles brasileiros honestos, que trabalhamos certinho e pagamos em dia o que nos é imposto (e põe imposição nisto) só acreditamos em certos fatos e realidades porque elas estão a nos assombrar e nos escandalizar todos os dias. São feitos e proezas criminosas com as quais vamos até nos acostumando e com isto fica uma sensação de que tudo está normal e não tem volta. Há como que um adormecimento ou torpor no coração, na consciência e sentimento de crítica e de patriotismo  da sociedade.
Eu não quero nenhum esforço crítico, nenhuma austeridade de reflexão daqueles que me leem, de quem acompanha os noticiários de todos os órgãos de mídia. Vamos pensar simples, sem muito gasto de glicose, ATP ou forçar nosso córtex cerebral. Imaginemos um país democrático, organizado, com todos os poderes constituídos e funcionando bem! Ou seja, tem um congresso bicameral, executivo com chefe de Estado eleito pelo povo( bem observado que no Brasil chefa de Estado), um judiciário bem aparelhado e gigantesco ,polícias federal e estaduais,  e outros tribunais e agências reguladoras. Tudo bonitinho e certinho como boca de bode !  Agora vamos imaginar que dentro de uma grande empresa público desse Estado seja constituído um outro estado, uma organização criminosa! Falando assim, fica a parecer uma piração total ou enredo criminoso. Mas, não é ficção ou delírio. É real, é palpável, é visível e só acreditável porque está aí. É a camarilha e quadrilha instalada dentro da Petrobras. Se uma pessoa acordasse de um coma de 10 anos e fosse-lhe narrada tal façanha criminosa, forjada e funcionando há mais de 10 anos,  numa empresa estatal, esta pessoa agora desperta e lúcida  não acreditaria. Tudo beira a uma ficção policialesca.
Outros exemplos que beiram ao espanto e surreal:  as organizações criminosas urbanas ou dentro das próprias penitenciárias. São os casos do primeiro comando da capital (PCC) de São Paulo e comando vermelho(CV) do Rio de Janeiro. Todos nós de sã consciência e sem surtos de delírio ou alucinação só acreditamos porque elas fazem parte da comunidade e rotina das pessoas. Elas estão lá, tem suas regras, estatutos, tribunais. A todo dia seus membros andam exibindo seus fuzis de última geração, granadas, metralhadoras. Um autêntico deboche e galhofa das autoridades.  Trata-se de um estado bandido dentro do Estado Oficial. O máximo que as autoridades públicas podem fazer é um permanente confronto. Nunca tais crimes organizados são aniquilados. Prendem-se ou matam-se alguns líderes, mas outros surgem como formigas saúvas e tudo se torna como um moto-contínuo.
Vamos pensar em âmbito global. Nada existe de pior banditismo, de mais ameaçador e terrificante do que os fanáticos fundamentalistas  do estado islâmico (Isis). É inaceitável e intolerável que esses grupos de bárbaros e selvagens se organizem e funcionem em territórios e cidades de países civilizados e constituídos de todas as autarquias, exércitos e tribunais. É o caso por exemplo da Síria, do Iraque e Líbia. A Síria numa guerra civil de 4 anos já produziu mais de 200 mil mortos entre opositores do regime ditatorial de Bashar Al-Assad, civis e muitas crianças. E  acreditem,  não dá conta de eliminar grupos do Isis dentro de seu próprio território. Os EUA, guardião da democracia e dos direitos humanos, destroçaram  o regime de Sadam Husseim e não sabem como anular as atrocidades e execuções dos grupos terroristas que, em série, vêm degolando e queimando  prisioneiros de vários países. A mais nova barbárie desses lobos selvagens e sacripantas tem sido a destruição de patrimônio histórico de mais de 3 mil anos em terras do Iraque(esculturas de Assírios e Sumérios).
 Enfim, estamos a ver hoje diversos estados bandidos e criminosos organizados e estruturados dentro de vários Estados Oficiais. O que nos conforta e traz esperança é saber que o nosso horrendo e pavoroso estado bandido do  petrolão está prestes a ser sufocado e esmago pelas forças e austeridade do bem, de nossa justiça brasileira, sob o comando do intrépido e intransigente juiz Sérgio Moro, 13ª vara de Curitiba - PR. Isto, se o PT e seus apaniguados não atrapalharem. Articulação e tentativas para tal feito não têm faltado a esses esquerdo-comunistas, cujo partido, o PT e associados são os principais beneficiários dos roubos de nossa Petrobras. Que país é este ?    

   
 João Joaquim  - médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...