terça-feira, 31 de março de 2015

MILAGRES E FALSOS ....

MILAGRES E FALSOS PROFETAS 

João Joaquim

Caro leitor, você acredita em milagre? De certa feita alguém já me fez esta pergunta. Veja que é até deveras interessante! Fazer tal pergunta a um profissional de saúde. Tal interrogação se torna muito intrigante quando dirigida àqueles profissionais que lidam com a vida sustentada por um fio. São os casos por exemplo dos paramédicos, aqueles socorristas dos corpos de bombeiros. Aliás, faço um merecido elogio a esses autênticos heróis anônimos. Eles dão o suor e sangue pela saúde e pela vida de pessoas em risco. Quando não dão a própria vida para salvar o outro. Eles, sim, são dignos do título de heróis. Sem mídia, sem TV, sem holofotes, ao contrário de muitos outros por aí, incensados pela mídia, e sem nenhum feito relevante de solidariedade ou filantropia. Caso por exemplo dos milionários esportistas do futebol , de fórmula 1, de UFC. De quando em vez eles mudam de lado, de heróis se tornam vilões pelo uso por exemplo de anabolizantes e outras formas de doping . Estes , merecem minhas láureas ( anti-medalhas)pelos ignóbeis feitos e proezas pilantrópicas.
À pergunta se acredito em milagre eu disse e repito agora que sim. Eu não só acredito como já presenciei fatos e ocorrências que escapam à nossa racionalidade e aos princípios  das Ciências. Eu já trago no “curriculum vitae” três décadas de profissão médica. Então posso falar de algumas vivências que muita vez fogem às explicações e razões da biologia e das Ciências Médicas. Eu já trabalhei em terapia intensiva e unidades  de urgência. Alguns casos pontuais para ilustrar os quais nos soam ora como sorte, ora como autêntico milagre. Imagine um sujeito levar uma pancada na cabeça, ter o crânio fraturado como uma melancia e sobreviver sem nenhuma sequela. Imagine alguém ter o coração transfixado por um punhal ou projétil de arma de fogo, chegar no pronto socorro, ser operado e sair vivinho da silva sem nada no outro dia!
Eu me formei em Medicina( curso de 6 anos). Em fase de pós-graduação  fiz dois anos de residência em clínica médica (ou clínica geral), um ano de medicina interna e mais dois anos de cardiologia. Especialidade que mais exerço hoje. Gosto da Medicina como um todo. Aprendi com meus bons mestres a tratar mais os  doentes(pessoas) que as doenças. Tenho uma saudável inveja de São Lucas que foi médico de homens e de almas. Procuro e me contento em entender um pouco dos corações e das pessoas. Por que falo entender  um pouco da cardiologia e de corações? Porque assim posso rememorar alguns casos que me acorreram que nos fazem fiar piamente em milagres. Aliás, o coração em si e sua dinâmica nos sugerem um milagre. Ele se constitui em 80% de um músculo que para manter a vida contrai de forma ininterrupta. Tente contrair o seu músculo bíceps por uma hora seguida. Ninguém consegue. E se conseguisse fazê-lo a pessoa  teria muita fadiga e necrose (morte celular deste músculo). O que é o infarto do miocárdio? É a morte muscular por falta de irrigação de sangue arterial por um das coronárias ou ramos destas( obstruídas). Quanto maior o infarto mais risco de morte súbita. Qual a regra com as vitimas de infarto ? Perda de 40% ou mais do miocárdio, grande risco de não chegar ao hospital. Cerca de 40% dos indivíduos que sofre infarto do miocárdio falece antes de alcançar atendimento médico. A melhor estratégia contra uma doença que mata tanto está na prevenção : check-ups regulares, atividade física, alimentação saudável, nenhum vício, manter peso ideal, e eliminar todos os fatores de risco( colesterol, diabetes, hipertensão, estresse, etc).
O que já presenciei que nos parece milagre ? Pacientes com infartozinho de 10% ou 15%, chegarem bem no pronto socorro e morrer no curso do tratamento hospitalar(aqui seria um azar). Outras vítimas que perderam 50% ou mais do músculo cardíaco, sobreviveram e tocarem a vida como se nada lhes tivesse sucedido! São enigmas para a Medicina que nos fazem acreditar em milagres para uns e  para outros não .
Agora em termos de milagre no senso geral , se tem uma concepção na qual eu acredito muito também é a chamada determinação ou o poder da vontade de cada pessoa em romper os seus limites. É o que no popular também se chama de garra, de gana, de ousadia em sempre buscar eliminar ou transpor os obstáculos da vida; com otimismo e crença em suas próprias forças e aptidão.
E para finalizar sobre milagre e sua existência eu repilo, rechaço  e reajo contrariado quando vejo em pleno século XXI tantos falsos pastores , falsos profetas e pseudoapóstolos que exploram a boa fé e baixo senso crítico de muitas pessoas humildes. E olha que não são poucos esses espertalhões. Tenho sempre minhas dúvidas e penas das pessoas exploradas por esses profissionais da fé  que agem em nome de Deus e Jesus Cristo. Algumas igrejas evangélicas( evangelho, que hipocrisia) constroem templos que mais parecem palácios reais ou o Coliseu Romano, e induzem os fieis a compra de um lugar no paraíso ou salvação da alma. Tudo isto em nome de Jesus Cristo e seus discípulos . Como vivemos em um Estado laico, tudo pode. Além do que , cada um tem o seu livre-arbítrio. O que não deveria  poder é o explorador ter o livre-arbítrio da exploração da baixa instrução e boa fé das pessoas .
Portanto, meus caros leitores e leitoras, não caiam nessa esparrela ou ciladas de muitas igrejas e seus pregadores. Muitos casos ali mostrados são perfeitamente possíveis e explicados pela biologia, pela fisiologia humana, pela Medicina. Dou-vos alguns exemplos .  Você faz um exame hoje, uma ultrassom, uma tomografia. Tem lá uma imagem típica de um tumor, uma inflamação, um nódulo de mama, de endométrio, de pulmão, de próstata . Passam-se três meses repete-se o mesmo exame e mostra o sumiço da imagem. Milagre? Nunca. O melhor terapeuta é o sistema imunológico, o próprio organismo. Milagre como um portento, um prodígio, uma maravilha existe. Mas poucos são os  agraciados com ele. Eu vou continuar fazendo o meu dever de casa, minha prevenção, meus cuidados em tudo na vida,  mas, se eu  precisar de milagre que Deus me socorra com essa dádiva. Aliás, a vida em si já é um milagre. Ou não ?    

  
João Joaquim  - médico e articulista do DM   joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...