quinta-feira, 30 de abril de 2015

OS NOSSOS SONHOS

OS SONHOS SÃO A MEDIDA DE NOSSO FUTURO
João Joaquim


Todos já ouviram ou   fizeram esta pergunta  a alguma criança : o que você quer ser quando crescer? Com este mote eu desenvolvo a ideia que me veio agora, nossos desejos e sonhos para o futuro. Há um provérbio bem engenhoso nesse sentido que diz: nós somos do tamanho de nossos sonhos. O quanto seria bom   que isto fosse uma sentença infalível. Será que  nossos sonhos são a medida de nosso futuro?
Vamos aqui discorrer sobre alguns conceitos. No sentido figurado, o que vem a ser um sonho? Este simbolismo de que tanto utiliza a humanidade tem muito a ver com o fenômeno psíquico do inconsciente tão bem descrito e trabalhado  pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud. Segundo esse médico-cientista os sonhos resultam de conflitos do dia-a-dia , de vivências diárias ou anseios não resolvidos ou inalcançáveis pela pessoa em suas atitudes e ações normais e rotineiras. Muitas vezes os cenários e a dinâmica dos sonhos se dão de forma surrealista, em episódios e feitos que escapam à capacidade laborativa do ser humano em  uma rotina normal da vida.
Freud estudou muito bem o inconsciente e  a estrutura da personalidade que são  recheados de conflitos e acordos psíquicos. Para tanto nossa psique foi dividida em três componentes fundamentais, o id, o ego e o  superego. O id se localiza no inconsciente, é responsável pelos instintos e seria a fonte de energia da personalidade humana. Ele está vinculado às nossas pulsões e ao prazer. O ego (eu) está ligado à realidade exterior. Ele deriva do id, mas vai se diferenciando com a maturação do indivíduo. Ele tem a missão de garantir a saúde, a segurança e sanidade da personalidade. Enfim, ele representa a autopreservação do indivíduo.
O superego se origina do ego e atua como um fiscalizador, juiz ou censor sobre as ações e pensamentos do ego. Enfim ele regula as ações da pessoa e funciona como um manual de conduta ou código moral. Para simplificar nossa estrutura psíquica Freud usou esta frase metafórica: “o ego é um cavaleiro tentando frear um cavalo selvagem(id), seguindo as ordens do professor de equitação (superego)”! Como se conclui, o fenômeno psíquico do sonho se dá nessa intrincada constituição da personalidade. Os enredos e sequência dos sonhos são sempre revestidos de muita ação, devaneios e fantasias, beirando muitas vezes ao nonsense e surrealismo, a uma dimensão quase utópica e impossível de se repetir na vida prática. Do conhecimento médico-científico descrito por Freud e outros psicanalistas notáveis é que veio o emprego do termo sonho no sentido figurado como um feito incomum, quase inalcançável e heroico. Daí resulta então as repetidas expressões: este é o meu sonho, aquele feito foi uma realização dos sonhos de fulano . Qual é o seu sonho de vida?
E assim pensando é bom e útil que o faça sempre a pessoa humana. Porque não só do visível, do palpável, da que é fácil e repetitivo e concreto é  que se vive. A vida é feita de sonhos. É muito válido e coerente o  que disse um cientista contemporâneo Max Weber : “o homem não teria alcançado o possível se , repetidas vezes ,  não  tivesse tentado o impossível”.
Dentro dessas proposições genéricas, quais sejam dos sonhos ser a medida e impulso de nossas realizações eu misturo a essas ideias um outro sentimento , o   princípio da esperança de que se apossa o ser humano em muitas circunstâncias da vida . Trata-se de uma força interior  que move e energiza a alma e o coração das pessoas frente a muitos embates da vida. Diante de tantos imprevistos e desventuras, muita vez, é como se nós  abríssemos nossa caixa de pandora. Todos os sentimentos se esvaem, menos este que nos traz alento e nos fortalece, a esperança. O jargão - a esperança é a última que morre- reflete bem este espírito .
Entretanto, é oportuno que se faça um reparo com tal sentimento tão promissor e confortante. Há que distinguir esperança de espera. Como assim? Espera se resume a uma atitude passiva, de expectativa, de contemplação imóvel. Muito difere a esperança (de esperançar). Nesta, entende-se não uma conduta contemplativa, mas uma postura ativa, de ir ao embate, à luta, de superar e anular este ou aquele infortúnio. Podemos diferenciar esses dois sentimentos assim: na espera por exemplo de ganhar na mega-sena .  Eu aposto em alguns números e vou esperar pela sorteio. Vamos que eu acerto, fico milionário. Nada fiz que esperar pela sorte, e não tem o que fazer mesmo.
Por outro lado se eu sonho em obter um bom emprego, ser um executivo de uma empresa, ou ser um empresário, não posso cruzar os braços e esperar simplesmente que alguém venha ao meu encontro, me oferecer tal oportunidade. Por essas e tantas outras noções sobre tão importante tema ficam aqui consignadas estas divagações sobre esta tão ordinária e universal questão, qual seja do sonho de cada pessoa. Cada um e cada uma pode, sim, ter a dimensão , o peso e a estatura do sonho sonhado, mas para tanto, necessário se faz também ter uma atitude proativa e se encher de esperança com atitudes ativas e produtivas. Não vale apenas a atitude de  esperar , porque isto é atitude e conduta de pessoas fracas, preguiçosas , passivas e derrotistas. O bom e positivo mesmo é aquela esperança com gestos e condutas ativas, de entusiasmo, de ir ao embate e romper os obstáculos e tudo aquilo que emperra e obstrui os nossos sonhos e projetos de vida.  Bons sonhos e todos à luta!  


 João Joaquim  - médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com






Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...