quinta-feira, 30 de julho de 2015

A MANDIOCA

A  MANDIOCA NÃO É DA NOSSA OCA

 João Joaquim 

 Tem gente que só fica pensando em coisas importadas e só por isso dão a elas a maior importância. Sem trocadilho. Foi mera incidência igual de radicais. Jabuticaba por exemplo. Quer coisa mais linda e apetitosa do que essa frutinha que mais parece uma pérola. O curioso da jabuticaba é que ela dá direto no pau. E o gostoso é degustar essa delícia na fonte, isto é, no próprio pau. Chupar ou degustar essa pérola negra dos cerrados é questão de escolha, eu por exemplo, prefiro comê-la por inteiro, não perco nada.
Deixando por exemplo esta maravilha, que parece ser exclusiva do Brasil, eu quero falar de um outro patrimônio da humanidade. Pena que não seja exclusivo nosso. Estou a me referir à mandioca (do tupi, mandi + oca, mandioca).
Por mais que queira a presidente Dilma Rousseff, afirmando que a mandioca é uma conquista nossa, em posso cravar por quantas mandiocas houver que essa nutritiva euforbiácea foi descoberta por outra civilização.
Conta-se que havia uma tribo indígena no México , onde vivia uma criança de tenra idade muito inteligente de nome mani. Essa indiazinha inexplicavelmente morreu de morte súbita e sem as dores da indesejada das gentes. Como tradição daquela tribo o corpo da menina foi enterrado dentro da própria oca( habitação indígena). Com o passar dos tempos nasceu uma planta sobre a sepultura de mani, e assim floresceu e se tornou verdejante por meses.
Intrigados com aquela planta os índios resolveram arrancá-la para melhor explorá-la e viram que ela tinha uma raiz de casca marrom e interior branco, branco. Aquele tubérculo saboroso foi entendido como um presente de tupã e recebeu o nome de raiz de mani. Como tinha nascido dentro da oca ficou manioca,  e por questão eufônica  se tornou mandioca.
 Outra versão sobre a origem da mandioca vem do folclore do alto Solimões e Amazonas.  Conta-se que séculos atrás diversas tribos da região cultivavam o tubérculo como uma herança dos ancestrais. Era hábito desses indígenas fazer uma espécie de pirão ou  sopa com a fécula da raiz da planta misturada a muitos peixes da região , os mandis, espécie de bagres, de carne muito saborosa. Essa iguaria era muito difundida e apreciada por todas as ocas do rio Solimões até o rio Amazonas. Assim como o componente nutricional mais importante era a proteína da carne do mandi, preparada em todas as ocas, nada mais conseqüente do que receber o nome de mandioca (mandi+oca). Dessa iguaria apetitosa surgiu o nome da planta.
O que importa nas questões da mandioca é que ela tem uma função significativa na nossa alimentação e na economia e até na História. Não foi sem motivo que o tubérculo foi nome de partido político (conservador) na época do império. Na Bahia, por exemplo os adeptos da sigla partidária eram chamados de os mandiocas.
Não ficam só nisso as discussões mandiocais. Em 2006 tivemos na câmara a bancada da mandioca. O que preconizava esses parlamentares? Que o nosso trigo, nossa farinha de panificação tivesse 20% de adicional de polvilho de mandiocas. No plural porque são várias espécies
Hoje sabe-se que a planta é universal. Ela é cultivada em diversos países. É oportuno advertir os consumidores que essa euforbiácea encarna variedades interessantes . Conforme explica o folclore indígena existem entre as subespécies   dois grandes grupos , as mandioca mansas de índole pacífica, e as bravas. Estas, se ingeridas sem o devido cozimento possui um veneno e pode ser mortal ao ser humano.
 Assim discorrido e já dando contornos mandioqueiros  finais, eu lamento trazer essas informações históricas e científicas à nosso ilustra presidenta Dilma Rousseff. A mandioca, quando muito, faz parte do cardápio nacional. Ela não é uma conquista nem brasileira, nem do PT. Ela é uma dádiva da natureza, da Amazônia e do mundo. Nossas saudações à presidenta que de forma festiva e esportiva rendeu suas homenagens não só à mandioca aqui cultivada( de novo, não é nossa), mas sobretudo à capacidade criadora do “homo e da mulher sapiens”. Quanta platitude e abobrinhas também , não ?

 João Joaquim de Oliveira  médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...