quinta-feira, 30 de julho de 2015

DETOX

Crônica Detox  

João Joaquim


 Há certas ideias e coisas que só podem prosperar e vingar aqui no Brasil.  Não quero nem falar de ideologia política porque já é um campo minado de artigos os mais antagônicos, de sectarismo, de populismo, demagogismo e outros ismos que se tornou maçante discorrer ou ler sobre eles. Já bastam as mandiocadas e derrapadas da nossa presidente. Eu quero comentar sobre saúde, uma seara da qual eu retiro o sustento meu e de minha família.
Nós, discípulos de Hipócrates, que juramos solenemente seguir os postulados do grande mestre não podemos nos omitir frente ao rosário de besteiras que reina nos veículos de comunicação quando o assunto é saúde e as muitas ofertas de terapia para tudo.
O cardápio de asneiras e impropérios é tamanho que daria para montar brochuras e outras tantas coleções de artigos arrolando tais mentiras, ofensas e enganações aos clientes desses tipos de tratamento que vão da calvície até a deformidade genética do dedão do pé (joanete).
Assim, para ficar em situações mais badaladas aqui vão alguns exemplos dessas estultícias e idiotias que tomaram conta da televisão, dos jornais, da internet e placas de clínicas. E atenção! Não se trata apenas de profissionais técnicos ou amadores no ramo. No rol desse besteirol existem médicos, paramédicos diversos e muitos outros charlatões com diploma de curso superior. No campo do que podemos chamar de culto ao corpo temos o que se pode chamar de o suprassumo ou “non sense” em terapias diversas. Eu começo por uma que tenho lido e ouvido tanto que são as chamadas dietas detox. O termo (anglicismo) já constitui um pedantismo e mostra o quanto somos sugestionados por tudo quanto vem de fora. Somos um país de muitos complexos. Além do vira-lata e  dos vitamínicos temos muitos outros. O mais novo é este, o complexo do detox.
 O que me impressiona é o quanto de pessoas do alto clero ou de   “alta casta social” se envolvem nessas imbecilidades. Mais que usuária, essa gente grã-fina  se propõe a ser garoto(a) propaganda de tais recomendações fúteis e sem nenhum fundamento médico ou científico. Eu pergunto: onde estão as razões, as substâncias com tais efeitos terapêuticos em eliminar esta ou aquela toxina de nosso organismo. Só para fecho de questão: quando eu misturo e liquidifico frutas, grãos, folhas e sucos estou simplesmente fazendo uma dieta equilibrada e saudável. Limão, couve, beterraba e alho me fornecem tão somente fibras, vitaminas e alguns antioxidantes. Nada mais. Todas as pessoas , no seu dia a dia , devem ingerir tais alimentos. Eles fazem parte de uma dieta leve e salutar, apenas isto.
Outra grande imbecilidade que tenho lido e visto em nossas mídias são os tais laxantes e enemas (lavagens) intestinais para perder peso. Bem, aqui com um grande risco, o indivíduo além de não perder peso ele corre o risco de fazer uma colite, provocar  uma hipopotassemia(perda de potássio pela diarreia), com hipotensão e até arritmia cardíaca e ter que se hospedar em alguma UTI (menos grave) e outros desfechos mais atrozes.
 E as tais fórmulas para emagrecimento fácil?  Para essas terapias charlatanescas existe um filão enorme de clientes. São aquelas pessoas preguiçosas e que buscam o milagre na perda de peso. Ninguém quer suar a camiseta, gastar o tênis, caminhar ou praticar outro  exercício que o valha.  Nada de mais grotesco e anticientífico existe do que o indivíduo usar tais panaceias na redução de peso. Pensando simples e  sem muito gasto de fósforo ou  ATP (trifosfato de adenosina): se no uso de uma substância já existe algum risco para a saúde, agora imagina uma salada de 4 ou mais substâncias com hormônios da tireoide, diuréticos e os ditos  termogênicos! E aqui nesses fármacos  contra a obesidade é que entra o papel ou melhor a receita de muitos médicos. Alguns até de nome e sobrenome. Tudo com o firme propósito da fidelidade cliental (ops, criei um neologismo).
Dos anabolizantes, nem falo mais. Estão proibidos e deveriam ser abolidos do planeta, mas há até médicos que os empregam sob o belo título de reposição hormonal masculina. Quanto risco. Vale repisar que os hormônios exógenos (medicamentos) trazem graves riscos de eventos tromboembólicos, derrame cerebral, infarto do miocárdio , doença renal crônica, câncer de fígado e outros órgãos , infertilidade  e risco de morte súbita .
Enfim, e para não passar batido o que está no topo da moda em beleza e do culto ao corpo são as chamadas cirurgias plásticas e lipos. As estatísticas de erros médicos; de complicações e morte são de arrepiar. Mas, tudo que acontece no Brasil no varejo e a granel não causa impacto na opinião pública nem nas autoridades. Mas, embora estejamos no Brasil, não podemos desistir, um dia tudo pode melhorar.                          Julho/2015    

João Joaquim - médico - articulista DM - joaomedicina.ufg@gmail.com - www.jjoaquim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...