quinta-feira, 30 de julho de 2015

JALECO BRANCO...

UM CARTÃO VERMELHO PARA O USO DO  JALECO BRANCO NA RUA 

 João Joaquim 

 Gostei de uma pesquisa realizada por um grupo de estudantes de enfermagem de uma  universidade de Cochabamba , Bolívia ,  sobre os usos e significados do jaleco branco. Quem achava que a indumentária era exclusiva ou símbolo de status do médico está quadradamente enganado. Advirto que não me venha perguntar por que do nome  Cochabamba. Ainda que, lá como cá, alguém coxeie das pernas ou do intelecto . Enviaram-me essa pesquisa. Trata-se de alguém  do Brasil que estuda naquela frequentada universidade.  
Quanto à origem do Jaleco branco . Para falar a verdade nua e crua, os médicos foram de fato os pioneiros no uso da roupa branca. Mas, com o passar dos anos, todos sabem a tendência em ser a moda adotada por outras profissões. Tipo tatuagem. Foi só alguns famosos emporcalhar o corpo, aí todos os outros admiradores e seguidores adotaram as pinturas. Muitos tatuam tanto a pele que mais parecem lagartixas ou taturanas( lagartas-de-fogo). A tatuagem, só como nota, surgiu no Haiti.
O porquê do branco. A cor tem tudo a ver com questões de biossegurança para o profissional e os pacientes. A cor branca facilita em saber se realmente a roupa está limpa de manchas, resíduos hospitalares e mesmo respingos de alguma secreção ou sangue. Até metade do século XIX as doenças infecto-contagiosas eram pouco conhecidas. O médico Francês Luis Pasteur foi um dos pioneiros na área de microbiologia. Foi ele quem documentou a estreita relação entre falta de higiene e sujeira (falta de assepsia) e doenças infecciosas. Vem dessa época o jaleco branco como equipamento de proteção individual (EPI). Um outro Francês, o fisiologista Claude Bernard aparece em algumas pinturas vestindo jaleco branco em fins do século XIX (1889).
Na maioria das culturas o branco traz um significado positivista. Bandeira branca numa guerra significa armistício, convite à paz. A pomba branca idem. A maioria das noivas se veste de branco como símbolo de amor, candura e pureza. Na passagem de ano, simboliza renovação e vida nova. Como exceção, na Índia o branco tem a conotação de luto.
 Alguns dados curiosos da pesquisa, que foi feita com entrevistas em vias públicas, com aquelas pessoas que se vestiam de jaleco branco. Cerca de 45% das pessoas que usavam jaleco branco eram médicos, 15% eram enfermeiros, 10% eram outros profissionais de saúde, 30% outras profissões como açougueiro, feirantes, barbeiros, pai de santo etc.  Dos motivos e significados da cor branca do jaleco. Entre os médicos, cerca de 40% não sabiam o símbolo do branco na indumentária médica. Nas outras profissões, quase 100% não sabiam a origem e símbolo da cor alva de sua indumentária.
Uma lição interessante que se tira dessa singular pesquisa é aquela constatação de que a maioria das pessoas usa ou emprega este ou aquele hábito, este e outro objeto sem se perguntar de onde veio, o como e porquê de tal expediente. Elas o fazem de forma imitativa, repetitiva, copiando uma tradição. É o caso de se indagar a razão da venda(tapa-olhos) nos olhos da deusa da justiça ou da cobra enroscada num bastão como símbolo da Medicina.
Assim se sucede com muitos estudantes de Medicina e mesmo médicos já rodados que gostam de exibir o estetoscópio no pescoço e esvoaçantes jalecos brancos nos corredores dos hospitais. E nesses ambientes nosocomiais( nosocômio , hospital) eles devem fazê-lo; afinal são instrumentos e símbolos da profissão. Entretanto, o que presenciamos hoje entre muitos profissionais de saúde é um absoluto desleixo e descaso, tanto nos cuidados de lavagem e assepsia dessas roupas quanto portá-las fora do ambiente hospitalar ou de consultórios. Nessas circunstâncias essas roupas brancas servem de vetores de microrganismos do hospital para a rua e vice-versa. Ou seja, em total desacordo com os objetivos de proteção e demonstração de rígida higiene e biossegurança para si e para as pessoas contatantes com o profissional. É útil lembrar que bactérias de ambiente hospitalar costumam ser extremamente resistentes a múltiplos antibióticos. Portanto, olha aí o risco de se contrair uma grave infecção justamente pela proximidade de um profissional de saúde que deveria ter este zelo e esta conduta de biossegurança.  
Assim , ficam aqui algumas dicas para todos os trabalhadores de saúde. Jaleco branco tem que estar branco (isento) de qualquer impureza ou mancha. Ele deve ser trocado todos os dias. Além de lavado, deve ser esterilizado e não misturado com outras roupas pessoais. Andar de jaleco na rua não é hábito próprio e recomendado para profissionais de saúde. Quando se vê algumas pessoas de jaleco branco em vias públicas pode-se pensá-las como barbeiro, açougueiro, feirante ou encanador. E sem nenhum demérito para esses trabalhadores porque eles não atendem doentes e não são portadores de agentes microbianos vindos de hospital, locais de alto risco de infecções de difícil tratamento.
Dito e comentado  assim penso que ficou mais claro e cristalino o emprego de uniforme branco por todos aqueles que cuidam de doentes, médicos e enfermeiros como exemplos.   Junho/15   
João Joaquim - médico - articulista DM - joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...