sábado, 31 de outubro de 2015

A PÓLVORA...

UMA HISTÓRIA DE PÓLVORA , O ANÃO QUE VENCEU O GIGANTE

João Joaquim


 Há certas invenções ou ideias que vale o esforço de pesquisa  ou busca por  quem foi o primeiro criador, idealista e inventor. E não precisa ser grande engenheiro , inventor , ou  uma enorme máquina para ver a sua importância. Basta que essa criação tenha uma utilidade para toda ou quase toda humanidade. Vamos pegar como exemplos dois extremos em termos de grandeza e custo de produção. Um submarino e um iate, uma panela de pressão e um chuveiro elétrico. Quais desses quatro inventos têm mais alcance social? Eu não conheço submarino nem iate. Chuveiro e panela de pressão  me trazem benefícios desde a infância. Eu tenho curiosidade pelos idealistas e autores desses dois  últimos utensílios domésticos. Na minha concepção foram dois grandes benfeitores da humanidade pelo tanto de pessoas beneficiadas. Não que o submarino ou o iate não sejam úteis. Eles são , mas para que, para quem  e para quantas pessoas ?
Peguemos o prêmio Nobel de Medicina de 2105.  À primeira vista soa uma descoberta simples. Os laureados foram William C. Campbell, Satoshi Omura  e dra Youyou Tu. Campbell e Omura isolaram o vermicida Ivermectina no tratamento da oncocercose ( cegueira dos rios) e da filariose( elefantíase ). Youyou Tu, descobriu a artemisina , no tratamento da malária. Pronto. Torna-se dispensável tecer louvores a esses descobridores do quanto de benefícios eles trazem para a humanidade.  
 Em outros extremos eu não tenho a menor vontade e interesse em quem teve a ignóbil imaginação. Pólvora ,  dinamite e armas de fogo  por exemplo. Quanta desgraça trouxeram para a humanidade.
Sobre a pólvora há uma estória que cheira a verdade. Desacredite quem for cético. Conta-se que em um  reino, lá pelas terras da China, havia um gigante e um anão, e este era humilhado e sovado pelo grandão. O pequenino não aguentava mais  de tanto apanhar. Até que um dia apareceu-lhe um anjo das trevas e lhe ensinou um meio, no caso uma substância (na verdade uma composição de nitroglicerina) com a qual ele poderia vencer o tirânico gigante. Recurso aprendido e empregado no próximo confronto. No primeiro encontro com seu antigo carrasco não deu outra. Ao primeiro safanão que o anão levou, ato contínuo ele detonou uma bomba nos pés de seu algoz espatifando-o pelos ares. Foi daí que surgiu a pólvora. Uma diabólica invenção.
E assim perpetuou a humanidade nos seus confrontos. Hoje, a pólvora e sua parente como a dinamite e os artefatos atômicos continuam fazendo a diferença. Algo terrificante  de se constatar e de  ver até nos meios diplomáticos. Quer exemplo mais claro do que a Coreia do Norte( ou da morte)?  Volta e meia assistimos às bravatas e escaramuças do ditador Kim Jon Un em encenações e , se preciso for, empregar suas bombas atômicas. Como consequência,  pelo  medo do diabo colocar seu plano em ação, os gigantes ocidentais (EUA por exemplo) se recuam e nada podem fazer contra as atrocidades e paranoias daquele regime. O mesmo se dá com muitos outros tresloucados terroristas como os do Isis, e fundamentalistas que volta e meia detonam seu artefatos vitimando dezenas de pessoas inocentes.
Um outro invento que não tenho o menor esforço um saber da infeliz ideia foi a tal de arma de fogo portátil. Se observarmos de forma realística foi uma concepção diabólica mesmo.  A produção em massa de armas de fogo  se dá no mesmo espírito do embate (estória) do gigante x o  anão que apanhava. Vamos à estatística brasileira. O número de homicídios e feminicídios no Brasil por ano se equipara ao de  qualquer registro  de guerra, 50.000 mortos/ ano. No Brasil, temos uma legislação no mínimo bizarra, de absoluto contra senso, quanto ao uso de armas de fogo . Ao cidadão de bem e honesto é proibido o porte e posse de arma de fogo . Para o bandido não faz diferença. Um crimezinho  a mais por andar com arma roubada pouco lhe fará diferença.
Agora loucura e esquisitice maior se dá nos EUA. Lá não há tantos bandidos e tantas leis (não cumpridas ) como aqui. Todavia, todo cidadão com CPF ou  RG  e endereço pode ter uma pistola ou um fuzil. Numa análise rasa e simples, vá lá entender o que pensam os legisladores americanos, um país considerado o maior guardião da democracia, o maior representante e membro mais forte da ONU, o mais eloquente defensor dos direitos humanos. Com todos esses predicativos, o país acha normal cada americano ter e portar quantas armas de fogo ele quiser.
Não é sem razão que volta e meia ocorrem assassinatos brutais, execuções e carnificinas por algum psicopata em escolas e outras instituições. É a típica estória de algum gigante, metaforicamente falando( escolas, supermercados, órgãos públicos) que se vê atacado  pela pólvora de algum anão instruído e inspirado  pelo diabo. Que horror.            out/2015


João Joaquim - médico 

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...