sábado, 31 de outubro de 2015

PAPA FRANCISCO

O Papa e o Estadista a Serviço dos Povos e do Planeta

João Joaquim

Volta e meia a imprensa noticia aqueles encontros de estadistas ,líderes mundiais, reuniões e cúpulas de chefes de governo, painel isso, painel aquilo, reuniões da OEA, da ONU, da UNASUL, do Mercosul, dos diretores da FIFA, dos chefes do estado islâmico e o escambau. Por falar em FIFA e escambau, que fase está vivendo nossa decrépita e retrógada entidade milionária que sempre mandou, desmandou e mal gerenciou  o esporte mais popular do mundo, o futebol. Um dia a casa ia cair e caiu. Até seu, ainda chefão , está arriscado e ser promovido de presi-dente  a presi-diário. O Sr Joseph Blater se julgava intocável. Ele terá muitas coisas para explicar à Justiça Suiça, suas traficâncias com outros larápios do futebol, inclusive os ex presidentes da CBF José Maria Marin( se encontra preso em Zurique) e Sr Ricardo Teixeira, investigado( por ora).
Mas, nesta última semana de setembro/2015, nada repercutiu tanto na imprensa como a exposição de um único personagem. Trata-se do papa Francisco ou o “Pope Francis” como o chamam em inglês. Ele, sim, com justiça um autêntico “pop star” para cristãos, não cristãos e até  ateus.
Eu considero que nunca na História recente uma viagem de um estadista trouxe tanto impacto positivo como esse de Francisco. É bom rememorar que ele encampa o chefe mundial do catolicismo e chefe de Estado do Vaticano. E isto perde importância em seus périplos pelo mundo dada a importância das   mensagens que ele traz em prol da humanidade, sobretudo pelas pessoas mais pobres e à margem dos benefícios do progresso.
O que reverbera e soa de muito bom e construtivo nos discursos e homilias de Francisco não são a interpretação dos evangelhos e textos bíblicos; isto é o de menor monta e significância em suas falas. Suas súplicas e exortações são sempre no sentido do bem-estar, fraternidade e justiça social para os desvalidos e sem-nada neste mundo.
Outra questão muito exaltada pelo papa tem sido o cuidado com a natureza, com o meio ambiente. Como de muitos sabido, Francisco lançou recentemente a encíclica (carta pontifícia) Laudato Si. Numa tradução livre, carta da terra.
Nessa viagem( Cuba , Estados Unidos), o sumo pontífice esteve primeiro em Cuba e por fim nos E.U.A. Agora fiquei de cá no Brasil vendo pela TV os discursos;  primeiro do ditador comunista Raul Castro e depois de Francisco, que de forma serena pontuou sobre a pobreza, a exclusão social, a falta de tantas coisas básicas, enquanto os governantes só pensam em si e como  manter-se no poder em nome de uma ideologia e de radicalismos autoritários. Imaginem o que pensava aquele povo sem direito a nada, sem direito a  opinião e outras conquistas de outro mundo democrático, desenvolvido e capitalista. O que será que sentiram os irmãos Castro ,da revolução de Fidel  e do PC Cubano?
Outro ponto alto da visita papal foi sua passagem pela terra do Tio Sam. O discurso no congresso foi uma efeméride sem igual . Nunca outra visita ao parlamento americano( Capitólio) tinha sido feita por um chefe da igreja católica .
 Alguns tópicos da visita de Francisco em Washington são de grande impacto. Como exemplos a produção industrial e consumo com menos emissão de CO2, a exploração predatória do planeta, as desigualdades provocadas pelo capitalismo, a exploração das pessoas pelas economias de mercado, etc.
Até mesmo sobre a reaproximação de Cuba com os E.U.A, o papa Francisco não deixou de intervir e pedir a suspensão de embargo econômico vigente desde 1959, com a tomada da Ilha por Fidel Castro.
Enfim por onde passa o papa, independentemente de credo ou fé religiosa, ele deixa uma renovada esperança nas pessoas pela paz, pela fraternidade, na justiça e em uma sociedade melhor e um planeta mais limpo e desfrutado por todos de forma mais igualitária e sustentável.   Out /2015

   João Joaquim 


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...