sábado, 31 de outubro de 2015

TÁ RUIM E PODE PIORAR

ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA


 João Joaquim


Nesses dias de outubro algumas palavras, fenômenos e acontecimentos estão em alta. A palavra calor por exemplo. Não vou dizer uma  asnice e afirmar que ela ressoa pelos quatro cantos do Brasil. Primeiro porque o país tem muito mais canto do que quatro, segundo porque nem em todos os cantos faz calor. Aliás, eu queria que Deus me explicasse (com perdão da curiosidade ) por que vivemos em um mundo e em um Brasil tão   destemperado e destrambelhado. Num lugar se tem sol demais e muito calor, noutros muita chuva, furações, frio de causar tremor. Aí eu fico naquela dúvida de tantas nocivas vicissitudes ou se Deus tem lá suas razões que escapam ao nosso entendimento.
Para os fastios causados pela canícula vigente três opções têm sido as mais práticas. Corrente de ar, ar condicionado e água. A corrente de ar pode ser haurida ou auferida de forma natural. Para isto basta que a pessoa se posicione em algum ângulo, logradouro público ou geografia onde o vento faz  curva ou de preferência aproveitar as correntes de ar oferecidas grátis pela natureza.
 Na falta desse bem natural basta que o sujeito calorento se valha de outros recursos. Aí pode ser um objeto artesanal como um chapéu, um boné, um leque ou instrumentos mais sofisticados. Destes, um ventilador, um exaustor e para os mais endinheirados o tão cobiçado aparelho de  ar-condicionado.
Em tempo: por falar em aparelho de ar-condicionado, que magnífica invenção. E hoje com alguma virtude, eles são pouco ruidosos. O inventor e benfeitor nesse quesito só cometeu dois pecadilhos: funcionamento com energia elétrica (que anda muita cara) e efeitos colaterais nas vias respiratórias. Tem gente que tem alergias por exemplo aos fungos cultivados nos aparelhos sem manutenção e mesmo rinites pela instabilidade da temperatura provocada pelo entra e sai das salas climatizadas . Eu por exemplo sou um desses. Uma boa dica é ingestão de muita água (H2O) e soro nasal o tempo todo. 
Uma explicação das altas temperaturas nesta época vem da astronomia, ou mesmo da astrologia para não desmerecê-la. Segundo contam, há neste período uma conjunção da estrela sírio com o sol. Daí os raios solares chegarem à terra em altas temperaturas. A estrela sírio, só para recordar, pertence à constelação do cão maior. Vista aqui da terra ela lembra a silhueta de um cão ou cadela. E cão bravo tipo pitbull ou rottweiler. Não se podia mesmo esperar coisa mais fresca.
Outro fato, agora não natural, de contristar muitos brasileiros ainda se refere ao calor, porque ocorre nesta estação de altas temperaturas. Dí-lo-iam, em tom de protesto ,muitos não adeptos , onde me incluo, o questionável e nocivo horário de verão. Para mim, quem o criou e quem o mantém, através de decreto, são mal feitores da humanidade. Eu já me cansei de, como cidadão e médico, apontar e demonstrar os malefícios e danos à saúde desse roubo ou usurpação de uma hora de sono das pessoas.


 Só mesmo de cabeças asininas e inteligências estultas se poderia esperar expediente tão bizarro e daninho a estudantes e trabalhadores brasileiros. Seguindo o axioma de “quem mandam são os eleitos e obedecem os que têm juízo”, sigamos como ovelhinhas e vejamos que futuro nos aguarda.
Por fim, uma outra salsaparrilha de palavras e fatos desses petenebrosos tempos está em moda  . Nunca se pronunciou tanto as palavras impeachment, propina, crise (política e econômica), delação premiada, operação isto, operação aquilo (para prender empresários e agentes públicos), entre outros  que não me lembram agora. E as CPIs de nossos digníssimos parlamentares petistas para investigar os roubos da Petrobras ? Uma piada , ou melhor um gigantesca pizza. Como todas as outras, tudo resulta em nada.
Os fatos no Brasil estão tão  desastrados que nem os astrólogos querem prever nosso futuro. Já dizia até o ex-ministro da fazenda Pedro Malan, o Brasil tem coisas tão esquisitas que até o passado anda imprevisível. É o que parece mesmo. Tem fatos e acontecidos que volta e meia as autoridades mudam sua natureza. Crimes políticos e do colarinho branco por exemplo. Os casos mais escabrosos são os delitos do mensalão e do petrolão. O Supremo apurou uma lista enorme  de crimes, que reiteradamente são negados pelos mentores da quadrilha que assaltou os cofres da nação( leiam Lula e companheiros) . O cacófato é de propósito ,tudo uma danação .
Em suma, com tanto calor, horário de verão e crises no âmbito político e econômico  fica difícil qualquer previsão.
E vejam se  não têm razão as pessoas mais céticas ! Se caem a Dilma e Temer, fica o Eduardo Cunha com ações e inquérito  no supremo por quebra de decoro, peculato e outros pecadilhos. Seria presidente o Renan Calheiros que pode se encalhar com acusações de mesma natureza. Restaria Lewandovski presidente do supremo a nos governar. Então  o Brasil inteiro poderia vaiar, não, não e não !  O PT de novo, não!  Ou seja, continuamos perdidos qualquer que seja o destino dos que neste momento nos governam. Só mesmo nesta terra que um dia foi chamada de Pindorama e Vera Cruz. Cada vez mais estamos na pindaíba  ou melhor ,entre a cruz e a caldeirinha .   OUT/2015 


  João Joaquim de Oliveira  médico e articulista do DM

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...