segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FILHOS DA WEB

CLÍNICA - CARDIOLOGIA joao joaquim consultoriojoaojoaquim@gmail.com

3 de nov
para OpiniãoOpinião

 OS FILHOS BASTARDOS DA INTERNET

João Joaquim

    “A Internet é como um espelho da sociedade. Se você não gosta do que nele vê, quebrá-lo não é a solução”. É mais sábio educar o objeto que lá está refletido. Vint Cerf, em 2010 num fórum em Vilna, Lituânia.


Cada vez mais pode-se constatar o quanto uma família estruturada é importante na educação e  formação dos filhos. O conceito família estruturada aqui não se refere tanto à questão econômica pura e simples, mas sobretudo aos valores imateriais. Dentre esses valores por exemplo a presença do pai e da mãe, a importância que eles dão a uma educação de qualidade, aos valores éticos e morais e mesmo ao nível sociocultural desses pais 
Alguns estudos bem conduzidos já tem demonstrado o quanto faz diferença para uma criança aquela casa que tem a presença amorosa dos cônjuges. Os resultados na personalidade e equilíbrio emocional são significativos no futuro de um filho que é criado com a presença física e afetiva da figura materna e paterna sob o mesmo teto .
Estamos vivendo em uma sociedade e em uma época que a despeito de tantos avanços tecno-científicos temos como contraponto uma ruptura e perda de muitos valores e sentimentos de  ética, de moral, de cidadania e civismo.
 Nas relações humanas, no concernente  a namoro e casamento os contatos a dois se  tornaram banalizados e fragilizados. O vínculo conjugal entre as pessoas está cada vez mais vulgarizado e desconectado de qualquer compromisso de fidelidade e duração. O próprio contrato conjugal(casamento) tem sido dispensado pelos casais. O lado prático  é que as separações também se tornaram menos burocráticas e onerosas. juntaram-se um ao outro e os trapos , não deu certo?  se separa, sem cartório  , sem os trâmites  da justiça .
Essa vulgaridade nas relações das pessoas, sobretudo entre adolescentes e jovens tem se tornado muito massiva e marcante com o surgimento da internet e redes sociais. É  a globalização das mídias como o próprio celular, os smartphones, iPads e notebooks ,  um facebook, um whatsApp etc, . Todas essas tecnologias forçaram os jovens e adolescentes, e mesmo já os adultos, ao um novo tipo de comportamento, o de apenas ficar( expressão própria dos adolescentes), que define um estar com o outro sem obrigação de fidelidade. 
Ninguém mais tem vergonha ou se vexa em se mostrar em parte, no todo e até em suas entranhas e na intimidade. Isto  vale muito para as novas gerações;  pudor, recato e privacidade se tornaram sentimentos pessoais arcaicos e caretas. Todo esse comportamento, ao que sugere, é um fenômeno irreversível.
O  que tem de nexo de causalidade entre uma família desestruturada, consequências para a formação e personalidade do indivíduo (filhos) com a chegada das tecnologias da moda (internet, celular, redes sociais)?  Dir-se-ia  que tem tudo a ver um fenômeno com o outro.
A massificação e facilitação da comunicação entre as pessoas geraram o que se pode chamar de degradação ou perversão dos vínculos afetivos dos usuários(as) de todas essas mídias virtuais.  Para tanto bastaria que as gerações de mães e pais mais jovens pós-internet  rememorassem como foram o namoro e união conjugal de seus pais. Esses mais idosos que constituem a geração pré-internetiana (antes dos anos 1990).
Como se dava um namoro nos idos de 1970/80?  O jovem  enamorava a menina (moça), havia um pedido aos pais da jovem e na maioria das vezes caminhava para um noivado e consumava o casamento; num ritual revestido de todo romantismo, respeito, com participação das duas famílias. Ou seja, havia um rito de compromisso, uma cerimônia, fidelidade e um vínculo do mais puro e sincero amor.
E com as gerações facebookianas e whatsappianas dos tempos virtuais? Como tem se dado as relações? Primeiro passo: os jovens se tornam  contatos e amigos pela internet , sem nunca ter se visto, marcam um encontro depois de algumas transas virtuais (já imaginou, sexo virtual!);  isto não se falando nos casos de  pedofilias e estupros induzidos pela internet, os namoros passageiros, gravidezes indesejadas, separações rápidas e todos os danos para os filhos dessas descartáveis relações. Agora imaginemos o futuro reservado a esses  vindouros  “ cidadãos “, filhos dessas frágeis relações! Esse comportamento tem gerado um problema familiar muito grave para a sociedade, os filhos bastardos da internet.
Deu-se ênfase aqui à influência do mundo virtual, às redes sociais e todas as mídias de interação empregadas pelas pessoas. Todas essas invenções e conquistas dos progressos tecnológicos são por excelência catalisadoras das relações conjugais (namoro, casamentos e uniões estáveis ou não) cada vez mais vazias de fidelidade e amor romântico e verdadeiro.
Torno então aquele mote inicial, dos filhos vítimas de famílias desorganizadas e falidas nos princípios socio-culturais, éticos e morais. Digno de menção tem sido também o descaso, a irresponsabilidade e desleixo com o planejamento familiar. Casais existem e mesmo pais e mães solteiras que geram e criam filhos, como se o fizessem com a criação de outros bichos, porcos e cachorros por exemplo. Criar e educar um filho é muito mais exigente, difícil e oneroso do que criar e amansar um cavalinho , um burrinho, um cachorrinho. Ou será que eu é que sou um careta e desantenado com a modernidade no que se refere à honra, ao brio e valores abstratos e constituição moral das pessoas ?     Nov/2015.   

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...