segunda-feira, 30 de novembro de 2015

RUY E RENAN

CLÍNICA - CARDIOLOGIA joao joaquim consultoriojoaojoaquim@gmail.com

6 de nov
para OpiniãoOpinião
O PARLAMENTO DE RUY E O SENADO DE RENAN 
João Joaquim



Quando olhamos hoje o que se passa no Brasil no cenário político, no cenário econômico, no cenário policial, no jurídico, na vida pública e privada; enfim na sociedade como um todo é imperioso que perguntemos, será que sempre foi assim?
Quando olhamos no retrovisor de nossa História, para não ficarmos tão longínquo, lá nos primórdios da república, é oportuno que façamos algumas comparações . Claro que naqueles tempos havia alguns partidos políticos , poucos por sinal. Os embates entre governo e oposição também se davam. Os interesses mesquinhos e escusos também existiam nas tribunas do parlamento. Basta ler por exemplo os discursos de Ruy Barbosa como senador, para ficar só neste exemplo. Mas, não era a tônica no congresso .  Uma marca dos regimes democráticos, onde e quando todos têm o direito pela busca de consolidar suas ideias e propostas de leis, de administração dos interesses do Estado e do povo.
Uma diferença significativa dos primeiros anos da vida republicana é que o povo naquela época era pouco informado do que ocorria no governo central, nas casas legislativas, nos arranjos dos partidos políticos e mesmo nas campanhas eleitorais. Tal timidez na participação popular  tinha duas explicações básicas, poucos meios de comunicação, representados por alguns jornais e alto índice de analfabetismo.
Por outro lado um cenário tinha enorme distinção em relação ao que vemos hoje, de nossos sombrios tempos do lulopetismo de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff. Essa grande diferença se dá nas pessoas da política da época. Que distinções eram essas? A biografia e honradez dos homens que se engajavam na vida pública. Numa frase de nossos dias ,eram, na maioria,  pessoas fichas-limpas. A maioria dos gestores públicos e governantes de então tinham uma nítida noção do que era público e do que era pessoal e privado.
Eu não sou político por engajamento de siglas partidárias. Sou na medida em que opino, critico e como eleitor, na hora do voto. Quando faço um paralelo entre os homens públicos dos primórdios do século XX (e de fato por questões legais e culturais só havia homens e não mulheres), eu o faço por revisitar um pouco a nossa História política e pelo gosto das biografias de grandes vultos da nossa História Geral.
Para não se divagar com tantos nomes, do público pouco conhecidos, eu citaria aqui três personagens, políticos e escritores daqueles tempos da chamada república velha.
O primeiro desses foi o notável, sábio , multicultural e polímata  Ruy Barbosa. Grande advogado, jurisconsulto e senador da época. Ele foi candidato a presidente. Merecia ter sido eleito pela visão que ele tinha das leis, de política e de administração pública. Nisso os arranjos e conchavos da época se pareciam com o que vemos hoje. Nem sempre os melhores e mais aptos são eleitos.
Outro notável da época foi Joaquim Nabuco. Ele se notabilizou não só como agente público (embaixador e deputado) mas também magnífico  escritor. Segundo consta de suas notas biográficas era tido como o nosso Cícero tupiniquim, tamanhos eram o vigor e impacto de sua retórica.
Por último uma figura que compõe o panteão dos nobres da época não foi político partidário. Viveu como amanuense ou  funcionário público, mas teve sua importância como escritor e crítico ferino dos costumes da época, Machado de Assis. Suas crônicas , ensaios e romances daqueles tempos encerram ficção com feições de realidade da sociedade da época e que lembram personagens atuais.
Quando assistimos ao seriado que é nossa política deste início de século XXI, com um ex-presidente (Lula da Silva) acusado de conivência e cumplicidade de tantos crimes cometidos por aliados;  com uma presidente sucessora (Dilma Rousseff) agonizando na impopularidade e incompetência, presidentes do senado (Renan Calheiros) e da câmara ( Eduardo Cunha) acusados de crimes por recebimentos de propina, entre outros  parlamentares no mesmo balaio; nós brasileiros temos o direito de perguntar. O que houve com o Brasil da nova república? O que houve com nossa constituição  da nova era? O que foi feito da nossa justiça? Será que as leis foram criadas só para pobres, prostitutos(as) e pobres? Será que código penal se aplica ao baixo clero e o civil aos políticos e ricos? Fazendo todo esse paralelo entre a política de um século atrás e de agora  dá para imaginar por que a coisa está  pra lá de feia , não ?  Nov/2015     

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...