domingo, 31 de janeiro de 2016

DEUS..


                                                         O QUE É DEUS
  João Joaquim  




Lá no livro de Genesis está assim consignado “ E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas (1 ,2).  Genesis 1, 26-24 E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
O que é Deus? Se fizermos esta pergunta para diferentes pessoas, de diferentes culturas e credos; obviamente que iremos ouvir diferentes nomes para designar, seguindo a memória coletiva do gênero humano, nomes os mais díspares para indicar um princípio, uma inteligência, uma força, uma onipotência sobre todas as coisas e seres do planeta e do universo. Para os cristãos seria então Deus, para os indígenas Tupi seria Tupã (trovão), para os Iorubás e muitas tradições afrodescedentes seriam os orixás;  para os vedas e induistas seriam vishna e osires, para os muçulmanos seria Alá.
Como se vê são muitos os nomes e designações para essa força motriz e suprema que se incumbiu de ,a partir do caos, e das trevas, criar o universo (ou os múltiplos universos, porque, se acredita,  não é apenas um ) e tudo de harmônico, belo e prodigioso nele(s) contido. A terra e o homem são mostras desse logos, dessa inteligência e razão suprema que em nossa cultura se chama Deus.
Para melhor percepção e comparação, pensando naquelas pessoas ateias ou que duvidam da existência de Deus, vamos fazer aqui um paralelo, uma comparação entre o que era aquela balbúrdia ou pandemônio pré-humanidade a que a Bíblia chamava caos e a terra hoje com suas formas de vida. Para mais clareza de entendimento pensemos o gênero humano nivelado aos outros animais. Isto é: o homem com o mesmo cérebro, os mesmos instintos e inteligência dos ditos animais irracionais. Imaginemos se fôssemos do mesmo QI ou poder de pensar e criativo daqueles outros bichos que nos rodeiam, os cães, os bois, os muares, as aves, etc.
E assim refletindo e pensando, vamos imaginar a inexistência de Deus. Eu como racional imagino e penso que se  manteria aquele estado caótico e disforme de trevas e abismo de que a inteligência e cognição humana não tem como avaliar o que seria e de maneira tal tudo se perpetuaria como dantes .
Vamos por último pensar na terra tendo o gênero humano sem as espécies  homo habilis, erectus e sapiens. Nós seríamos como outros símios e primatas, sem nenhum atributo que caracteriza o homem atual, o homo sapiens. Não fosse pela plurinteligência da criação divina, pensando apenas na terra, certamente ela continuaria no mesmo caos pré-humano.
Vamos pensar na segunda tese do planeta terra com todos os animais, e o homem  nivelado aos  irracionais. Duas possibilidades imediatistas. Primeira, que o planeta estaria mais natural e puro sem os riscos de destruição por parte de homens que acham que pode tudo; inclusive depredar, predar e destruir a terra lenta e gradualmente. É ao que estamos assistindo, com a poluição crescente,  os milhões de toneladas de gases de efeito estufa, a desertificação de áreas férteis, a extinção de muitas espécies de plantas e animais, etc.  A Segunda possibilidade , que estaríamos no mesmo estádio dos homens diluvianos ou das cavernas.
 Em conclusão e com esse paralelismo dá-se para ter uma vaga noção o que seria o universo sem a mão criadora de Deus e a terra sem o engenho, a razão e atitudes criadores dessa criatura divina que somos nós ,o homem, dotado que é de razão, elevado QI, alma e coração.
Se bem que parte dos homens anda saindo da linha (razão) e fazendo certas coisas que até Deus se arrependeu da concepção de sua criatura. Noé com sua arca é prova disto. Basta voltar e ler no Genesis. E o que é pior, tem gente que continua acreditando que a terra surgiu de uma big explosão , e toda forma de vida veio de gerações espontâneas. Bem, se bem que intuição e crença são livres.       Jan./2016    



João Joaquim de Oliveira  médico e articulista do DM



Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...