quarta-feira, 30 de março de 2016

ANARQUISTAS E GOLPE MILITAR

MILITÂNCIA COMUNISTA NA INCITAÇÃO AOS  GOLPES DE ESTADO

João Joaquim  


O homem por uma inclinação inata é um animal político. O sujeito se dizer apolítico soa  não verídico   porque se ele é um ser pensante, normal, e tem discernimento do que faz e deve ser feito ele está praticando política. Ser político não significa ser filiado ou engajado com esse partido  e outra ideologia, é bem diferente.
Essa era uma concepção do grego Aristóteles. Quando eu falo  de política, de imediato,  lembro-me de outro grande pensador, Platão. Isto por causa de sua magnífica obra A República. Se tivesse que definir qual o regime político ideal eu não hesitaria eu tascar: aquele que tivesse as diretrizes do que recomenda essa grande obra, A República. Ali encontram-se os preceitos de excelência no que se refere ao modo ou sistema de governo de qualquer nação.
Impelido pelos dias convulsos em que vivemos eu pus-me a algumas reflexões relativas à política e aos sistemas de governo. E assim fazendo eu estou praticando política.
Vamos partir da seguinte premissa, todos queremos a paz. Vamos pensar em nosso país, com um regime republicano e democrático. O povo brasileiro, por índole e cultura, é um povo pacifico e ordeiro .  Quais características tem esse governo? Ele é composto de três poderes; o executivo que é o governo central, o legislativo bicameral com senado e câmara dos deputados, e o judiciário com todo o seu organograma de juizados especiais federais (1º instância) , o superior tribunal de justiça (2º instância) e o supremo tribunal federal (3º instância ou corte suprema).
Além desses três poderes, existem várias outras instituições e órgãos que compõem o aparelho de Estado.
Quais têm sido nossas marcas e conquistas como democracia? A liberdade de livre locomoção, a de expressão e opinião, a de imprensa, a de opção religiosa e sexual, etc. Claro que no atual período democrático existiu algum governante que quis impor regras à imprensa; em limitar o direito de opinião de partido adversário etc. Outras duas anomalias de nosso regime é a tal obrigatoriedade de comparecer às sessões eleitorais em datas de eleições e a tal incompreensível imunidade parlamentar e política de que gozam muitos membros do governo e das casas legislativas.
No concernente às forças armadas:  Exército, Marinha e Aeronáutica. Elas são instituições permanentes, cuja principal função é a garantia de segurança,  da integridade física e territorial da nação, de nossa soberania. E elas sempre se houve muito bem nessas principais atribuições. Não se esquecendo o genocídio de que ela participou que foi a guerra do Paraguai. Mas, enfim são fatos terríveis enterrados nos recônditos de nossa História. Que foi triste foi!
Como se caracterizam as instituições militares? Noutros termos para melhor contexto: como se dá a ética, ou como se fazem ou sucedem as normas de conduta da função militar? Em objetivas linhas seriam:  ordem, hierarquia, disciplina, patriotismo e honestidade.
Já quadrando e arredondando minhas reflexões. Como se estabelecem ou se implantam os chamados regimes militares pelos golpes de Estado? Se torna de uma conclusão acaciana ou franciscana;  eles surgem por exemplo diante das conflagrações políticas, das convulsões ideológicas e de desgoverno como as que vivemos em nosso país, com as denúncias( Ministério Público Federal , Polícia Federal)   de tanto escândalo, corrupção e crimes de responsabilidade perpetrados pelos nossos atuais mandatários
A solução de uma intervenção militar em muitas nações se estabelece como um mal menor. Diante do apodrecimento das relações daqueles que nos governam com crimes organizados, do risco do esgarçamento das instituições públicas, talvez não  haja  outro caminho como a tomada de poder e de governo pelas forças armadas. Uma das causas de golpes militares se dá, não pela ameaça que vem  de fora,  mas  por esses inimigos internos, de compatriotas traidores. O que soa muito mais melancólico, de compatriotas sem nenhum patriotismo e amor pela pátria . Quão triste imaginar fatos como esses.  
É oportuno imaginar o que devem estar pensando os comandos de nossas forças armadas diante do estado de ânimo em que se encontram os grupos pró e contra o desgoverno que se estabeleceu em nosso país.
Falam muito mal de nossa ditadura recente(1964-1985). É bom lembrar que se não fossem os militares, talvez os comunistas e guerrilheiros daquela época tivessem nos transformados em  uma grande Cuba. Os presidentes daquele mal afamado regime( militares) morreram todos pobres, não tiveram nenhum filho milionário e nenhum deles teve qualquer indício de corrupção. Eu penso e tenho a concepção que a pior das democracias ainda é preferível à mais branda das ditaduras. O que temos é que buscar uma solução constitucional , legal e democrática para o pandemônio e balbúrdia em que se tornou o cenário econômico e político do momento.  Eu espero e acredito numa solução pacífica, até porque temos instituições e um judiciário ainda acreditável.   Março/2016. 


João Joaquim médico articulista DM           www.drjoaojoaquim.com  joaojoaquim@drjoaojoaquim.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...