quarta-feira, 30 de março de 2016

O DIABO-CHEFE....

NA POLÍTICA O DIABO É BRASILEIRO
       João Joaquim  


Todos nós brasileiros estamos assistindo, alguns aterrados, outros desesperançados ao esboroamento de algumas instituições, garantias de segurança e estabilidade a que todos têm direito num país democrático e civilizado.
Assim posto, vamos lembrar algumas dessas condições e órgãos públicos garantidores desses estados aos cidadãos.
A nossa própria garantia de saúde, de vida e integridade física. Ninguém, em nenhuma cidade desse país se sente em absoluta segurança. Todos têm medo de sair em vias públicas. Notadamente se a pessoa porta um bem. Seja um adorno ou utensílio pessoal. Trazer uma pulseira valiosa, um relógio ou celular tornou-se um chamariz para delinquentes. O medo não é ficar sem os pertences, mas ser fria e sumariamente executado por hordas de criminosos e drogaditos.
 Muitos desses brutamontes e energúmenos costumam ter outras características: são classificados como “ de menores” (de 18 anos), e se são pegos em flagrantes não são presos, mas apreendidos. São, às vezes, levados com rostos tapados para as antigas febems (hoje casas); são proibidos ou melhor protegidos de dar entrevista; e com no máximo 3 anos são fichas-limpas. São bandidos frios, cruéis, irrecuperáveis; e assim vivem e tocam a vida  sob o pálio do Estado e da leniência e proteção dos chamados direitos humanos ( leia Estatuto da Criança e Adolescentes- ECA e código penal).
O cidadão  e as famílias não se sentem em segurança sequer em seus domicílios. Ninguém está a salvo. Os assaltos à mão armada não têm mais hora ou local preferencial. Todos corremos risco. Armas de fogo se tornaram objetos vulgares, muitas delas clandestinas. Que significado teve o expediente do desarmamento? O Brasil não tem pena de morte! Para os criminosos, claro. Por ano são milhares de assassinatos. Execuções sumárias por motivos fúteis são noticiadas diariamente. O trânsito vive infestado de bêbados e drogados. A estatística de mortes nesse cenário lembra a guerra da Siria, são mais de 50,000 mortes por ano.
Abstraindo da segurança. Na área de saúde pública, que não deixa de ser uma forma de segurança, a da integridade do bem estar e da vida. Parece uma ironia do Estado com o segurado do SUS (direito constitucional). O paciente frente a uma doença grave, se procurar um pronto-socorro está correndo risco de vida porque a situação não permite espera nem burocracia. Imagine um indivíduo com um infarto ou vítima de acidente de trânsito. O atraso no atendimento, a falta de médico e UTI significam sentença de morte, como ocorre nos hospitais públicos.
No âmbito da educação, todos sabemos a pobreza que se tornou a educação pública brasileira. Tudo começa nos prédios que abrigam nossas escolas. Há deficiência em tudo, a começar por um currículo nacional decente (base nacional comum curricular); até equipamentos, professores e merenda escolar que, às vezes, é desviada (dinheiro) em corrupção.
Se as famílias não tinham segurança (qualidade) educacional pública, surgiu a montante outra insegurança, os traficantes de drogas nas escolas. Enfim, temos razão para estar muito aterrorizados,  outros tantos sem esperança de melhora a curto prazo. O governo e congresso estão acuados com tantas acusações e indícios de crimes, que nada mais fazem do que se defender. Não vimos nenhuma autoridade do governo vir a pública, trazer algum grande projeto. Apenas desculpas e desqualificação de mais e mais acusações, das investigações de Policia Federal e Ministério Público. A cada dia um escândalo , um terremoto de indícios e evidências da participação de quem esteve e está no comando dessa grande Nau chamada Brasil; que de abalo em abalo se encontra adernando prestes a mergulhar em pélagos mais profundos. Ufa!  O que será de nós ?
Resta-nos então o judiciário, que por enquanto e oxalá que sempre, nos traga algum amparo, mais segurança e decisões justas com todos aqueles mandatários que nos colocaram nessa tempestade e procela de ondas pavorosas e ameaçadoras em toda a nação. Onde será que vai parar todo esse furacão  ?   Mar./2016.  


João Joaquim - médico - articulista DM - www.drjoaojoaquim.com  joaojoaquim@drjoaojoaquim.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...