sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dementes

para OpiniãoOpinião
LAUDO DE UMA  SOCIEDADE MÓRBIDA E DEMENTE
João Joaquim  

Pare o mundo que eu quero descer/Por que eu não aguento mais noticias de/Corrupção, violência que não param de aumentar- Raul Seixas


Pelo que assistimos, ao que parece, estamos todos inseridos em uma sociedade doente da alma, doente da cabeça, doente de espírito, doente da razão, doente da ética e da moral. Não bastasse todas estas síndromes e morbidezes de atitudes, ações e comportamentos, temos um vasto campo de doenças do tecido orgânico de nossa nação , do físico , do estrutural  e do  infraestrutural .
 Isto quando referimos à anatomia geográfica de nosso país, porque quando temos em consideração a estrutura física e orgânica do homem, temos, nas classes menos favorecidas um rosário de doenças que as deixam combalidas e em estado de risco. Neste último cenário basta fazer uma revista nas filas do segurados do INSS e do SUS. Elas mais parecem filas de um teatro inacabado e do absurdo. O que faz nossa previdência social ( que deveria ser previdente e preventiva) ser tão improvisada e imprevidente, que deixa as pessoas tão desassistidas e improvidas de saúde ?
Quando analisamos as cenas, as tendências, a cultura, o comportamento e caráter de nossa sociedade nos últimos 30 anos, a idade de nossa democracia;  temos, se bem pensado e sem emotividade, a sensação de que as bestas do apocalipse estão prestes a cumprir suas profecias. Decididamente estamos imersos em uma sociedade mórbida, desqualificada e demente, tamanhos os desvios do padrão em todos os qualificativos de virtudes, de ética e de moralidade humana.
Sem mais rodeios, solilóquios ou volteios, vamos a algumas variações e sintomas de nossa enferma sociedade. Em nome da justiça de considerações, não se referem apenas ao Brasil. Em que pese nosso país ser como que um plano piloto para outras sociedades e outras organizações político-estatais.
Como primeiro exemplo, tomemos o fato de que quando a pessoa humana se vê fragilizada e vulnerável em sua dimensão física ou psíquica ela busca  alguma escora e reforço  a quem? Ela busca na  religião, que se consuma e concretiza em uma seita, uma igreja, local de celebração dessa fé e dessa concepção de Deus. Pergunta fundamental e contundente de quem busca apoio espiritual nas muitas religiões: qual igreja, qual o pastor, qual dirigente se interessa pela parte essencial e única de seus fieis e seguidores? Em termos mais sucintos, qual apóstolo, líder  religioso se preocupa apenas e unicamente pelo lado espiritual dessa pessoa frágil, pecaminosa e tão carente desse último apoio, a esperança da ajuda e socorro divino? Que cada leitor faça sua própria conclusão ; eu vou fazer a parte que me toca.  
A resposta a tal sensível pergunta é de desesperança e descrédito para quem tem uma visão crítica e desapaixonada em matéria mística ou de ajuda espiritual. E com um argumento isento e sem defesa desta e aqueloutra seita. Eu desafio a qualquer pessoa que entre em 10 igrejas diferentes. Considere aqui aquelas que professam o cristianismo, evangélicas, pentecostais, neopentecostais por exemplo .  Que tais visitas sejam via rádio, televisão, ou de forma presencial.
 Quantas dessas 10 estão falando essencialmente, da alma, do espírito, das emoções das pessoas? Quantas estão voltadas  exclusivamente para Deus? Noutras palavras, a maioria apregoam o que ? E já com resposta :   a maioria tem um parlamento de a Teologia da riqueza, a maioria  impõe o seu marketing de arrecadação de dízimos, ofertas e outras doações para aumento de patrimônio ;  e todo o engodo, a lavagem cerebral e outros métodos persuasivos;  até de venda de indulgências e compra de ingressos para o paraíso. Isto como apenas alguns  detalhes de muitas das religiões . 
No campo material temos que a sociedade tem se voltado maciçamente ao culto da posse e do status social. Nós nos tornamos  a era do ter e do ser. A aquisição de um bem pessoal, custe o que custar:  o crédito, a honra pessoal, o cadastro como inadimplente em todos os órgãos públicos ou privados. Não importa! O que interessa é estar na posse de todos os objetos e bens que o mercado de consumo padroniza como símbolos de poder ou de um status social diferenciado. 
Aliado ao padrão da posse (ter) veio o padrão do ser (status social). Todos querem  visibilidade no meio social e nas mídias virtuais. Para tanto não importa a intimidade, o recato, a honra. As redes sociais estão dominadas pelos que querem ser vistos. Para tanto, tais famosos fúteis se valem das mais baixas platitudes, frivolidades e sandices. São muitos os que não  são capazes de nada fazer além de suas vulgaridades. As mídias e redes sociais se tornaram uma horda de desocupados(as), idiotas e lerdos , que nada fazem do que navegar , navegar, naufragar e nada acrescentar ao seu cabedal como cidadãos que poderiam fazer  a diferença para si e para as pessoas ao seu redor, sejam parentes, aderentes ou coniventes.  
E assim tem sido nossa sociedade. Neurótica, abestalhada, mórbida e demente. De uma ponta a outra;  que se inicia na religião, na convivência, na cultura, na civilidade, e na política. Ixe! Esta não serve de base. Está sob julgamento , no ponto mais baixo de degradação mórbida. Nossa política  aguarda recuperação no manicômio judiciário, que podem chamá-lo de Congresso Nacional ou Supremo Tribunal Federal.  Quão merencório, quão vil e triste ver quem poderia nos trazer esperança, estar em estado tão mórbido e na UTI -  Se continuar assim, eu tomo de empréstimo o Raul Seixas que vaticinou “ Pare o mundo que eu quero descer”.     Setembro/2016.

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...