quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FILHOS SEM Limites

PAIS OMISSOS E LIBERAIS  E FILHOS SEM FUTURO
João Joaquim  

Houve um tempo e não faz muito tempo, porque isto ocorria ali pelos anos 1970 até idos de 1980, em que os filhos, adolescentes e jovens, eram criados e educados pelas famílias já com um direcionamento e orientações sobre o futuro. Futuro aqui entendido como um rito de passagem. Do segundo grau à faculdade, a uma profissão, a uma qualificação técnica e foco em um emprego. Ou seja, o jovem era desde cedo educado e formado com essa consciência de assunção de uma responsabilidade, de uma profissão, enfim ao trabalho, a uma vida produtiva, participativa e de independência econômica, financeira, civil e social.
Tal preocupação das famílias para com os filhos não necessariamente redundava em o  jovem cursar essa e outra faculdade. Em muitos casos se viam muitos pais treinando os seus filhos e  herdeiros na sucessão dos seus negócios. Muita vez ocorria esta iniciativa do próprio filho, que concluído o segundo  grau se aliava ao pai, de forma muito responsável, e na falta deste os negócios eram geridos de forma igual e com o mesmo sucesso em qualidade e produção. E referido resultado se mantinha mercê de todo aquele treinamento metódico, cuidadoso  e educativo  da família. Aliás, temos diversos desses modelos de gestão bem sucedida, de empresas tocadas por filhos herdeiros porque esses sucessores tiveram nos pais e famílias os seus exemplos, mestres, treinadores e incentivadores.
A geração desses jovens a que eu me refiro (anos 70 ,80) se denomina, hoje, a geração X (xis), ou pré tecnologia da informática e da informação digital.  Eu ,pessoalmente, gosto de separar duas épocas bem estanques, para considerar a sociedade e as pessoas em quesitos sociais, culturais, em costumes e até mesmo em seus valores morais, éticos e religiosos. Assim temos então a era pré-internet e a pós-internet.
No concernente àqueles propósitos das famílias( pré-internet) em oferecer uma direção, uma orientação e educação aos filhos em suas vidas, em suas carreiras, uma formação e senso de trabalho e produção. Ao que parece, houve um esmorecimento, a acomodação e omissão nessas atitudes e dedicação. São vistas ainda  famílias e jovens com esse comportamento daqueles idos tempos, mas não tanto com a assiduidade e energia dos tempos em que só havia telefone fixo, telégrafo, máquina de datilografar e textos impressos e muito livro de leitura e quase tudo manuscrito. Numa palavra, quando  a vida exigia mais trabalho.
Não se quer aqui  exaltar a época pré em relação à pós-internet. Longe de condenar ou diminuir a internet com todas as suas mídias e redes sociais, muito menos os recursos de informática e digitais, tanto buscados, adquiridos e largamente preferidos pelos jovens, hoje intitulados geração   Y e Z( essencialmente voltados ao mundo digital, ao celular, smartphone, tablets e outras mídias).
Em que pese, todos esses avanços das tecnologias virtuais, dos recursos digitais e da comunicação fácil e gratuita etc; apesar de todos esses inventos, há uma questão com que se preocupar. Tal grave questão se revela primeiro de parte das famílias. De resto e como corolário, de parte dos filhos e herdeiros.
Ao que sugerem pais, famílias e filhos;  estes vêm se perdendo na esteira de tanta inovação, dos apelos de tanta tecnologia e do progresso. Num jargão popular, perdidos no bonde do progresso. Todos os jovens de agora parecem inebriados, perdidos e irresponsáveis quanto ao que fazer, quanto ao futuro, quanto à formação tecno-profissional de qualidade, quanto a empreendimentos etc.  Parecem estar perdendo o bonde da história do progresso; e se chafurdando num mundo de superficialidades, de valores rasos e sem perspectivas de um futuro melhor  e construtivo. 
Dois pontos como lição nesses tempos da chamada hipermodernidade. A primeira observação é dirigida aos pais e famílias. A permissividade e ausência de uma educação e orientação feita aos filhos. Todos vivemos em um mundo rico e vasto em informação, mas com pouca formação. Filhos e alunos têm muita informação, gratuita, ou-line e continuada, mas pouca ou precária formação nos quesitos cidadania, responsabilidade com o próprio destino e com  a construção da própria nação onde vivem. Muitos jovens e pais das novas gerações vêm tocando a vida como se vivessem num paraíso e nada tivessem para melhorar, para aprimorar. Que futuro preparam e esperam os pais modernos para suas crianças e jovens em formação ?

O segundo ponto a merecer atenção são os próprios filhos, jovens e herdeiros dessas famílias. São jovens que na maioria, criados que são   sem uma orientação quanto ao futuro, quanto à uma carreira ou trabalho se mostram desmotivados, despreparados e incapazes de suceder aos pais em seus trabalhos ou negócios, na sucessão de suas heranças e patrimônio. Nesse descalabro da falta de educação das famílias, muitos filhos chegam ao fracasso de dilapidar, gastar e perder toda a herança e bens deixados pelas famílias. E não são poucos os casos registrados e constatados nesse sentido. E quem o atesta e bem  quantifica essa triste realidade  é o nosso próprio IBGE, que num censo recente mostrou o escore da chamada juventude nem , nem;  os que nem trabalham e nem estudam . Dos quais tem uma subclasse: nem, nem, nem . Nem trabalham, nem estudam e nem interesse tem nas duas opções.  Quão melancólico pensar e saber dessa flagrante degradação social de grande parte de nossa juventude, sempre nomeada de o futuro da nação !   Agosto/2016

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...