quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Piadas RIO 2016

PIADAS RIO BRASIL 2016  - NOSSA OLIMPÍADA E A PEDAGOGIA DAS COISAS
João Joaquim  


Sabe aquele princípio de interpretação das coisas?  Nasce um fato.  Aí as pessoas interpretam errado e enxergam outra coisa em vez da primeira coisa. Trata-se nessa questão específica da intenção e objetivo dos acontecimentos. Vamos a alguns  fatos para mais clareza de interpretação.
Com efeito foi noticiado recentemente que uma empresa de softwares, de nome Consist, à prova  de fraude, foi contratada pelo ministério do planejamento para gerenciar a folha de pagamento de funcionários federais. E a notícia é de que ela fraudava as operações de empréstimos consignados dos servidores. Vejam quanta maldade da imprensa e da opinião pública.
A coisa para não embaralhar muito mais as coisas funcionava assim: essa empresa contratada ---relembrando, à prova de fraude---descontava nos empréstimos consignados de funcionários públicos  uma taxa de cada servidor, em valor bem acima do que fosse justo. A soma dessas cobranças fraudulentas era desviada para o partido dos trabalhadores (PT), conforme declara o Ministério Público, sob o comando do ex ministro(Planejamento) Paulo Bernardo, aliado de Lula e Dilma.
Ora bolas! E por que é maldade da imprensa e da opinião nacional? Trata-se de questão de interpretação. Qual foi a finalidade ou função da Consist? Seu papel consistia( com trocadilho mesmo) em evitar fraudes ou desvio de dinheiro. É aqui que entra a chamada pedagogia das coisas. O que fazia a contratada, anos a fio? Cobrava as taxas superfaturadas das consignações e desviava o montante fraudado para o partido das trabalhadores (PT), em tempo: assim o declara os procuradores federais.
Como era a única firma empreitada pelo ministério do planejamento para tal missão, ela pura e ilustrativamente ensinou o que é uma fraude oficial e como se desviava recursos para o partido do governo, ou seja, pura maldade, má interpretação e veiculação aleivosa da imprensa.
 A fraude foi descoberta pela operação custo Brasil e pela polícia federal, no mês de junho de 2016. Segundo o ministério público, os desvios chegam a R$ 100 milhões. O fecho e desfecho da bombástica operação se deram com a prisão de Paulo Bernardo, ex ministro do planejamento. Mas, ele foi solto logo em seguida se dizendo não saber de nada, a exemplo de outros ex mandatários da nação. Mas isto não  é novidade. Explicam os defensores dos acusados que a coisa não é bem assim nem bem assado. 
Agora corre a olimpíada Rio 2016 e mais interpretações enviesadas, mais interpretações equivocadas de fatos ali ocorridos mesmo antes dos jogos e das contendas. Aproveito e mando meu abraço ao povo de Olímpia (Grécia) e a zeus e seus deuses do olimpo. Agora não se pode é apagar o fogo da pira cedida por Prometeu.
As agências de notícias de olho aqui, ali e alhures dão conta de que vários apartamentos e prédios da vila olímpica (RJ) foram entregues inacabados. Eram problemas hidráulicos, de vazamento de água, de higiene, de tomadas elétricas, de cozinhas sem ter como e o que cozinhar, de lixo jogado a céu aberto, de teias de aranhas; enfim  minudências de somenos importância. Mas, não faltaram discursos e argumentos. O prefeito Eduardo Paes prometeu até cangurus à delegação Australiana. Entre as minudências de menor valor foram noticiados também um incêndio em um lixão de um prédio da vila hospedeira dos atletas  e uma casa de prostituição fronteiriça às janelas dos apês dos  olímpicos competidores .
Em suma, resumido e franco: trata-se em pura questão de interpretação e da pedagogia das coisas. No caso da Consist, a empresa contratada pelo governo, à prova de fraude e corrupção. Ela fez a sua pedagogia, ao corromper-se para o PT, ela apenas mostrou como se faz desvio de dinheiro de forma oficial e profissional. Imagine-se que um sujeito tenha um relógio à prova d’água , o que ele faz para a demonstração dessa segurança?  Usar algum artifício que faz a água danificar o relógio, pura pedagogia das coisas.
No que foi registrado e divulgado sobre as obras da vila olímpica. A insegurança nas instalações dos apês, a falta de descargas nos banheiros, a inadequação das tomadas elétricas, o incêndio do lixão, o bordel com participação de menores; são fatos e coisas naturais de nosso Brasil. São ocorrências da tolerância( lembra-me casa de tolerância)  de nossos governos de todas as esferas:  municipais, estaduais e federal .
Em resumo, o que estão fazendo é a pedagogia das coisas e mostrando fielmente quem somos, em cultura, em disciplina, em organização, em política de toda ordem; apenas isto.
Eduardo Paes em recente entrevista disse ao jornal inglês The Guardian, “sim, nós perdemos. Esta [Olimpíada] é uma oportunidade perdida para o Brasil. Não estamos nos apresentando bem” . Também não disse nada de novo. Sempre foi, é , e o será com os gestores da República( res publica), das coisas públicas, que se tornam privadas para os políticos, gestores da nação e toda sua claque .
Lars Grael, medalhista olímpico de velas  nas Olimpíadas de Seul e de Atlanta, disse que será “uma competição de vela com obstáculos”. Isto considerando que a Baia de Guanabara, um local das competições tem desde garrafas pets , coliforme fecais, plásticos de toda ordem, até sofás, ferros velhos e geladeira, quando não algum cadáver humano. Enfim , o Brasil está dando um banho de pedagogia das coisas, quem somos, de onde viemos e o que fazem nossos homens públicos com o dinheiro roubado das estatais. Da petrobras,  eletrobras, da hemobras, e outras cias bras.

 Fico imaginando o Prometeu que roubou o fogo aos deuses do olimpo e nos repassou heroicamente. Cada basbaque que carregou e até caiu com a pira . Meu zeus!  Ah! aquele legado das Olimpíadas chamado corrupção, virá depois. A operação Lava-Jato está aí  para isto. Esperemos com calma.   Agosto /2016.

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...