sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Saúde + ou -

para OpiniãoOpinião
              
  
SAÚDE E CONTROLE DE DOENÇAS  MAIS OU MENOS
João Joaquim  

Ha alguns princípios e regras em Medicina e outras áreas de saúde que decidi trazer neste artigo. São os estágios ou graus das doenças e também do controle dos chamados fatores de risco. Há um postulado ético que todo médico deveria pautar-se por ele. Assim fazendo, ele praticamente cumpre todos os itens do código de ética profissional e vale para muitas outras profissões que lidam com o ser humano. Esse princípio diz assim:  , “ O médico deve buscar o que há de melhor em benefício do paciente”. Esse qualificativo “melhor” inicia-se na relação médico-paciente e deve perpassar por todas as etapas do atendimento, culminando na terapêutica  como o destaque de excelência nessa prestação de serviços.
Nesse mister do excelente( ou do melhor) atendimento cabem ao médico algumas características, entre elas a verdade, a franqueza, a clareza nas palavras, a transparência e firmeza em seus procedimentos. O médico jamais pode usar de termos muito técnicos ou expediente de falsear, agradar por agradar, e explicações fora dos princípios essencialmente éticos ou científicos. Nenhum ardil,  dissimulação , argumentos obscuros devem fazer parte na relação médico/paciente( em suma, isto é a mais genuína ética ou honestidade que deve permear as relações humanas)
Assim pensando, em decidi listar 10 itens encontradiços na vida das pessoas e que são negligenciadas pelos pacientes. São condições que o médico tem o dever de alertar e recomendar sobre os riscos a curto,  médio e longo prazo. É aqui que entra o objetivo do profissional de recomendar o que há de melhor, o foco na excelência. Isto vale para um estilo de vido saudável, a melhor meta de um dado fisiológico, a mais segura técnica cirúrgica , a mais eficaz medicação, o que as pesquisas atuais mostram de mais comprovado em beneficio da saúde das pessoas.
Quanto falamos em doença usamos os adjetivos normal (ausência do mal), mínimo, leve, moderado ou severo. Se fala em algum  risco ou condições de saúde empregam-se os termos ruim, regular, bom e excelente. Com os exemplos a seguir das 10 condições mais comuns ficam mais claros estes graus de doença ou níveis de saúde.
Pressão arterial.  O  nível de excelência para o adulto em repouso = 120/80 mg (12/8). Se o indivíduo tem 13/9 ele tem nível mínimo de elevação da pressão.
Glicose ou açúcar. A taxa ideal é entre 80 e 90 mg por dL(decilitro) de soro (sangue). Se persiste em 100 mg em jejum, não é o excelente, está  próximo ao diabetes.
Colesterol. Nível de excelência menor que 200 mg/dL. Um nível de 220 mg persistente é uma alteração mínima, não o ideal. Constitui o maior risco de complicações cardiovasculares( infarto e derrames cerebrais).
Triglicerídeo. Nível ideal 150 mg/dL ou menos. Favorece doenças cardíacas e pancreáticas .
Peso corporal, basta calcular pelo IMC, peso dividido pela altura X altura. Um  sobrepeso persistente de 10 kg, significa um padrão regular de saúde  neste quesito. Exemplo : 80 kg/1,70mx1.70m = 27,68, significa sobrepeso;  ideal seria 25.
Atividade física. Se a pessoa não faz exercícios, no mínimo 4X semana, com sessões de 40 min a 60 min, significa algum grau de sedentarismo, tanto pior quando próximo de zero a mobilidade da pessoa. O melhor que se pode fazer em manter o aparelho circulatório hígido e saudável é atividade física regular.
Alimentação. Pode a pessoa ser até magra, mas se ela ingere excesso de gordura saturada (animal), gordura trans,  de carne vermelha e sal de cozinha significa uma dieta não excelente ou não  saudável. Gordura animal e sal de sódio fazem mal aos rins, coração, pressão e circulação .
Vícios . Qualquer  droga, nicotina, álcool e maconha. O que é a excelência? Zero dessas substâncias. Um cigarro, uma latinha de cerveja fazem pouco mal, mas é mal.
Estresse psicoemocional. O ideal é que a pessoa não tenha o estresse patológico persistente. Ele faz mal à saúde da mente, da alma e do corpo. O estresse transitório e leve, não causa nenhum dano ao organismo.
Sono de boa qualidade e reparador. Trata-se do nível de excelência nesse quesito. Para tanto devem-se buscar as medidas higiênicas e dietéticas para esta condição tão essencial à harmonia de nosso organismo. É durante um bom sono que o cérebro e os demais órgãos vão se reabilitar daquele estresse emocional e físico do dia a dia.
Por fim uma questão de enorme significado na saúde das pessoas é o grau de controle das doenças, ou seja o rigor ou desleixo no adequado uso dos itens terapêuticos. Como exemplos, a hipertensão arterial e o diabetes. Quantos doentes estão por aí  incorretamente medicados! Seja no medicamento impróprio, na dose inadequada e com outros cuidados necessários  não seguidos.
Vamos tomar a título de escore os itens analisadas, do quanto na soma geral, de mínimo em mínimo se pode obter um resultado desastroso em pontos, fora do que seria a excelência e normalidade para uma boa saúde. Uma pressão 14/9 (140/90), 30 pontos; uma glicose 100, 10 pontos; um colesterol de 220, 20 pontos; um triglicerídeo de 180, 30 pontos; peso com 10 kg acima do ideal, 10 pontos; sedentarismo, 10 pontos; alimentação insalubre, 10pontos, um vício, 10 pontos; estresse diário, 10 pontos; sono não repousante, 10 pontos. Na soma temos 150 pontos.
 Esse escore de 150 pontos equivale a um grande fator de risco não corrigido cronicamente. Exemplos , eles se igualam a uma taxa de colesterol de 350mg, a um tabagismo de 20 cigarros/dia, a um diabetes de 250mg não tratado, etc. Imagine uma condição desta ao longo de 20 anos, de 30 anos. Quanto de estrago aos rins, ao coração, à circulação, ao cérebro ( risco de derrames) e prognóstico ruim para uma morte precoce.
Em suma, quanto mais pontos a pessoa tiver, mais chance ou risco de morte de causa geral ou cardiovascular. Assim fica demonstrado o quanto a pessoa com a orientação do médico deve buscar não o nível mais ou menos, ou médio de saúde ou no controle das doenças, mas a meta ideal ou de excelência. É a estratégia da prevenção ou o princípio “evitar é melhor do que remediar”.  Setembro/2016.  

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...