domingo, 30 de outubro de 2016

Tecno-malignidades...

EFEITOS NOCIVOS  DAS TECNOLOGIAS

João Joaquim  

Sempre que uma e  outra invenção foram postas à disposição dos consumidores, um foco de  interesse, de pesquisa e levantamento foram seus efeitos adversos. Muito semelhante a medicamentos. Há remédio que faz mais mal, em termos de efeitos colaterais, do que a doença para a qual é prescrito. Dois exemplos clássicos: muitos quimioterápicos para câncer e antibióticos para tratar algumas infecções. Como exemplos  antifúngicos de efeitos sistêmicos , antibióticos para tuberculose e hanseníase. Muitas vezes o paciente opta por morrer a submeter a esses tratamentos. Outra grande descoberta que poderia se prestar apenas para o bem , mas que trouxe autênticas tragédias para o planeta e para a humanidade, a radioatividade. Basta lembrar das bombas atômicas  empregadas nas guerras, e o  permanente risco delas para o mundo inteiro. 
Vamos pegar outras invenções destinadas ao bem mas que  trouxeram graves efeitos nocivos às pessoas.  É o caso do  avião. Ele foi concebido pelo nosso glorioso Santos Dumont (1872-1932) para o bem da humanidade. De repente, vieram mentes carniceiras e diabólicas e pensaram, não, não, essa máquina é boa mesmo é para a guerra. E então temos os horrores e as tragédias  pelo mundo que, justiça seja feita, não estavam nos planos de nosso notável pai da aviação .
Outra invenção concebida para o bem , o automóvel. O quanto de tragédias que provoca essa poderosa e utilitária maquina de transporte e deslocamento. A questão está no uso, ou melhor ,no abuso desse veículo de transporte de pessoas e objetos. O número das mortes no trânsito terrestre, no Brasil, se equipara ao de uma guerra. São mais de 50 mil por ano, fora os mutilados e inválidos . 
Outra notável invenção que pouco se pode provar se trouxe algum mal, a radiofonia. Que haja lá através dela alguma divulgação de fofocas, maledicências e disseminação de propagandas ou ideias enganosas. O que há de certo é que as rádios( empresas do ramo) sobreviveram com outros inventos de comunicação e trazem muitos benefícios à humanidade.
A televisão. De plano, numa consideração superficial fica a sensação que ela só trouxe benefícios. Nesses termos se fala em entretenimento, jornalismo e informação instantânea. São contribuições muito positivas e construtivas na evolução dos povos.  Mas, aqui podemos lembrar o mesmo espírito das mentes mórbidas e dementes do uso bélico do avião. Instrumento concebido para o bem mas também  empregado para o mal( campos de guerra).
Duas considerações a fazer com a descoberta  da televisão. O primeiro uso nocivo e destrutivo dessa invenção se dá nos regimes totalitários e ditatoriais. Temos como exemplos Coréia do Norte e  Cuba dos irmãos Castro. Todo cidadão pode ter um televisor em casa. Entretanto,  ele só tem uma escolha: assistir aos programas liberados pela censura de Estado e a cartilha e propagandas do governo. Pura alienação e lavagem cerebral das pessoas. Quem seguir as regras impostas pelo sistema fica de bem com o controle estatal, quem for dissidente corre o risco de ser mandado para o xadrez ou enfrentar o paredão. 
No caso dos regimes democráticos, tomando o Brasil como exemplo, embora não seja uma república democrática ao rigor  americano e longe daquela proposta por Platão( República de Platão, vale a pena ler). No nosso caso, a televisão brasileira tem se mostrado em muitos casos uma opção de diversão de gosto duvidoso e mesmo um canal de deseducação. Este argumento se fundamenta na falta de filtros e de  controle de qualidade;  além da exploração por  partes das emissoras de baixaria e futilidades. Nesse mundão das redes se salvam poucos canais de onde se pode tirar algum  humor, entretenimento e cultura que agreguem algum valer na vida das pessoas. O que se tem de exibição de violência policial, realities shows vulgares  ,  novelas e outros programas de apelo erótico e sexual não estavam imaginados nos primórdios desse poderoso veículo de comunicação, nas mentes de seus inventores.
Por fim a internet e as mídias digitais. O imaginado de início é que a grande rede (web)  fosse o mais sofisticado instrumento na transmissão de dados e das comunicações. E de fato foi nisso que ela se tornou, o maior veículo de comunicação em tempo real e instantânea. Todavia, como as mentes psicopáticas de exploração da imbecilidade e futilidade das pessoas estão sempre de plantão, elas, as tais mentes desvairadas,  mostraram as suas garras e o seu senso de oportunismo.
A internet, as redes sociais, os objetos de mídias digitais melhoraram as vidas das pessoas? A resposta insofismavelmente é sim. E como elas incrementaram as comunicações, a pesquisa e outras trocas de conhecimento. A utilidade ou futilidade da internet estão na mente de cada usuário(a) que dela faz uso. Ou seja, a nocividade ou serventia de cada instrumento  estão nas mentes das pessoas, depende do uso que se faz do cérebro com essas tecnologias. 
Encerrando  com a internet e redes sociais,  essas conquistas do terceiro milênio deram azo e vez a que surgissem uma população ou rede de idiotas, de imbecis e de pessoas que se torna impossível a quantificação de seus  adeptos. A internet e as redes sociais se tornaram um submundo no mundo dos humanos, onde se lê, ouve e vê as mais inúteis informações e vilanias, tudo se convergindo  para a pior das deformações a que são submetidas nossas crianças e jovens.
 O apego em demasia aos recursos virtuais e objetos digitais, tem trazido danos à memoria de nossas crianças e jovens, tornado-as em pessoas de pouca empatia, baixa socialização , isolamento da convivência familiar; enfim em um comportamento de alienação,  pouca capacidade criativa e falta de pensamento crítico. Afinal , pelas redes sociais já vem tudo pensado e criado, ainda que tudo de mau gasto e de baixa qualidade cultural e educativa. Que triste!  Outubro 2016.

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...