domingo, 30 de outubro de 2016

Trabalho...

OS INVENTORES E DETRATORES DO TRABALHO
João Joaquim  

Quando pego na pena neste exato instante eu sinto estar executando um tipo de trabalho. E é exatamente sobre ele que deu-me na telha em dissertar. Eu tenho a nitidez plena de que já houve outros milhares. Milhares? Talvez milhões de artigos sobre a mesma matéria. Trabalho é o que nunca faltou para a humanidade. O que sempre faltou foi energia em muitas pessoas para laborar, produzir, suar a camisa, usar a massa cinzenta; enfim prover o próprio sustento.
 O que tem de gente que vive às custas de outras pessoas, não está nas estatísticas do IBGE. Gente hígida e perfeita.  Isto porque aquele censo que saiu recentemente sobre os nem, nem (nem trabalham, nem estudam) é subestimada. Aliás, parece que estatística é a ciência da inexatidão das coisas. Até fundado no fato de que muitas informações são colhidas com as pessoas. E aí temos a turma que diz a verdade e a da mentira.
 Como fiar então nos dados estatísticos? O trabalho mais confiável que conheço sobre o trabalho, e certamente o primeiro e piloto em tão importante matéria foi elaborado em 6 dias. E é tudo o que nos revela. O autor é ninguém menos que Deus. Está lá no Gênesis. E não foi pouca coisa, tanto que ele se deu o direito de descansar no sétimo dia. E o fez muito bem porque foi obra mais do que hercúlea. Tanto que ele não permitiu que o homem em momento nenhum se desse a conhecer dimensões, volume e peso de sua produção. A gente pega o exemplo de uma estrela de 5º grandeza; qual o seu tamanho, volume e peso? Algo imensurável e incognoscível em termos de inteligência humana.
A questão a se lamentar é que Deus teve toda essa trabalheira da criação de seu mundo, separou ar, mares, e terra e  dividiu tudo.  Deixou para o homem cuidar e lotear entre a parentela e todos sabemos o resultado. Foi aquela brigaiada entre herdeiros e mais consequências. O todo poderoso se arrependeu! Não de ter feito o mundo, mas sua principal criação. O homem;  entrou em  tanta confusão, contendas por bens e terras que  duram até hoje. No início quem de fato salvou a humanidade foi o pio e justo Noé com sua família. 
Não fosse a fé desse personagem, adeus humanidade e toda bicharada recolhida e salva em sua arca. Conta-se que de cada espécie ele abrigou 7 casais. Agora! como coube tudo em sua arca?
Então convenhamos, essa parte foi apenas uma pequena mostra da primeira matéria, sobre o primeiro trabalhador desse mundão de meu Deus! Feito esse lembrete sobre o primeiro registro que versa sobre o trabalho, poderíamos citar dezenas, centenas de outras obras humanas. E perderíamos tomos e tomos em tão vasta matéria. Melhor então, para ser justo, fazer apenas considerações genéricas. Se cito por exemplo os trabalhos dos Macabeus, virão pessoas me questionar, ah, e os feitos do império Grão-Mogol? Os de Gengis Khan?
Em se falando de pessoas, se exalto as fases e escritos de Karl Max, virá alguém e me questionará, mas e os códigos de Cícero de Avicena? Avicena? O que de mais laborioso fez o lendário Avicena? Perguntará outro mais aficionado de tão mítico navegante da nossa História. E já quadrando tão inútil e tacanho artigo sobre o trabalho, pode-se hoje cravar seu medo de errar: a humanidade hoje está assim dividida: a classe dos que trabalham, e a classe dos que nada fazem, e nada quer com a dureza. Para esses o bom seria comida, sombra e água fresquinha de beber, ou quente de banho ,  que viesse  de Caldas Novas e Pousada do Rio Quente GO . Com um detalhe, nada dali sairia de graça, porque como as coisas ali andam salgadas no preço!  Isto porque as fontes jorram em borbotões da própria natureza.
Agora , sem muito alarde e  maior divulgação, o que tem de gente robusta, forte, sedentária e obesa vivendo às custas, primeiro da previdência social, que era para ser previdente,  um seguro de vida, mas não é .  Depois tem gente tão dissimulada, tonta e vagabunda que muitos se dão ao caradurismo de viver às expensas de marido, da mulher, do pai, de irmãos e até de outros parentes carentes com suas minguadas aposentadorias do INSS.
O que eu recomendaria a tais mínimos deficientes, que seja a mão , uma perna, ou um dedinho ;  que mirem no exemplo dos paraolímpicos. Quanto de energia e superação de todos os limites e déficits físicos !  Pior que isso, tem gente robusta , forte, que se diz inteligente que vive às expensas de outros ao jeito de parasitas e comensais. Não pode, não pode. É muita falta de vergonha e brio de parte dessas pessoas que nada fazem  em suas vidas.
Não é sem razão e sem vazão que muitas famílias continuam cada vez mais depauperadas e a previdência mais quebrada que arroz de segunda O pior é que se Deus enfurecer de novo com a humanidade, está faltando Noé para salvar a nossa raça. Como falta água da boa, restará fogo de enxofre na queima desta e nascer uma nova humanidade.     Outubro/2016.

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...