quarta-feira, 30 de novembro de 2016

EXISTO PARA...

EU EXISTO PARA QUE FINALIDADE ? 

João Joaquim 


Se a gente for buscar em muitos ramos do conhecimento a finalidade e porquê da existência do homem (gênero) no mundo, têm-se motivos e motivos para que persistam as dúvidas. E aqui estamos a falar das concepções dele próprio, o  homem. Algumas frases e definições por exemplo. "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." - Protágoras.  "0  homem não passa de um caniço ,o mais fraco da natureza ,mas  é um caniço pensante"(Pascal).  “O homem é um cadáver adiado – Fernando Pessoa.
Posta assim essa chamada, pode parecer que pretendo falar de existencialismo, de nihilismo, e outros pareceres e considerandos. Apesar de gostar não estou nem aí para Schopenhauer, nem pra  Nietzsche.   Não é de minha tenção discorrer sobre tão complexas e dissentidas matérias. Há um princípio de compreensão e clareza que afirma assim: falar de forma difícil é fácil, o difícil é falar de forma fácil. O adjetivo fácil  aqui fica traduzido por inteligível e simples. Então fica combinado que nada de metafísico ou engrolado no que aqui será exprimido, para que meu artigo possa ser lido aqui, acolá, alhures e por algures. 
Quando se fala na finalidade da pessoa humana, pode-se partir da ideia e verdade de que o primeiro e grande passo é a sua própria existência que não é de sua autonomia. “ Eu existo não por minha própria vontade, mas  por autonomia de meus genitores, um pai e uma mãe” (Confúcio).
E fundado, como também centrado nessa motivação  da existência humana é que quero expressar minhas concepções da magnânima questão da finalidade de cada um, de seu papel;  seja, no núcleo familiar e no mundo como um todo.
Assim pensado vejamos o quanto significativa é a responsabilidade de cada casal no tocante à geração de um filho. Quando se fala em casal aqui, refiro-me à tradicional e predominante forma de gestação de um filho, qual seja: a conjunção ou relação sexual de um homem e uma mulher. Isto porque com os avanços das técnicas de inseminação artificial, bastam ter uma mulher ou barriga de aluguel e um gameta masculino conhecido ou anônimo para se ter a gestação de um feto, uma criança e futura pessoa. “São sinais dos tempos e da modernidade”. Quem não aceitar as novas tendências e opções  que vá ao menos se adaptando ao que é praticado pelas novas gerações , em suas finalidades como pessoas e gênero humano.
Concordem ou não muitas pessoas e entidades civis ou religiosas, mas, as fecundações “in-vitro”( em laboratório, provetas, em clínicas de reprodução humana) são uma das marcas dos avanços das ciências na área da Biologia e da Medicina. Estamos (os cientistas da biologia e medicina) prestes a proceder a  clonagem humana. É o homem se fazendo passar por Deus ou criador do próprio homem. 
Quando se fala a que fim se presta o homem, necessário e inescapável se torna o papel  de quais , ou  de quem (homem e/ou mulher) dará  causa e nascimento àquela criança e futura pessoa, e seus desígnios e finalidade . Em termos práticos e objetivos o que deveria pensar uma mulher em comunhão com o homem no planejamento de um filho, quando tal planejamento  há ? Suponhamos esta reflexão, porventura muita sensata:  Se estamos nos relacionando sexualmente posso engravidar! Planejado e desejado esse filho( outra reflexão), quais serão os objetivos e fins dessa futura pessoa? Tenho ou temos as necessárias condições afetivas, familiar e financeiras para prover a criação, a educação e formação dessa pessoa para nossa família e para a sociedade?
  Fazendo uma síntese ou epílogo da chamada inicial: finalidade e porquê da existência humana e colocando-a no contexto da realidade brasileira. Nossos governos, todos, um após o outro, se orgulham de sermos mais de 200 milhões de habitantes. Nunca, nesse ufanismo tolo e demagógico, são lembrados os excluídos, desempregados e analfabetos. Eles são também milhões a vagar pelo território, sem a certeza de escolas, abrigo, emprego e sustento de amanhã. São legiões de pessoas classificadas como sem. Daí temos os sem-terra, sem-teto, sem-escolas, sem-empregos, sem-assistência médica.... até os sem-dignidade. Basta olharmos nas vias públicas, nos vãos das pontes, nas estatísticas do IBGE, etc. Se algum gaiato acrescentar que é culpa( ou são culpas) dos sem-vergonhas dos políticos , eu agradeço. 
Não temos pelo SUS ofertas e assistências de controle de natalidade ou planejamento familiar. São questões intimamente relacionadas: analfabetismo, desemprego, desassistência médico-social e filhos não planejados e sem finalidade.
O governo tem anunciado assistência sanitária  às crianças com microcefalia pelo vírus zika. Não custa lembrar que são na maioria, mulheres nordestinas, sem muitas coisas. Têm-se, claro, aquelas com. Com carências de quase tudo.
 Nenhuma palavra foi dita sobre política de planejamento familiar ou controle de natalidade para as famílias carentes e seguradas do SUS. Deveria ser um direito pétreo , do qual o cidadão não deveria abrir mão . E que não venham algumas igrejas com as suas teologias do “crescei e multiplicai-vos “. Sejam as católicas ou evangélicas, elas já atrapalharam muito com essa nociva hipocrisia; por isso dentre os  mais de 200 milhões de brasileiros, temos inclusos os excluídos, os sem-tudo e muitos outros miseráveis deixados ao deus-dará. Todos esses em geral tem bolsas miseráveis e um título de eleitor para eleger os mesmos políticos. 
Em que pese a omissão e negligência do Estado (Brasil), deixo um conselho e advertência a cada homem ou mulher, rapaz ou moça. Se vocês não têm condições de darem, por conta própria, criação e formação digna a uma pessoa não a coloque no mundo. Não conte com o Brasil, ele está ruim e pode piorar! 
Filho, uma criança e concepção de uma pessoa é muitíssimo diferente e de enorme responsabilidade quando comparada com  a gestação , criação e educação de um cachorrinho , um burrinho ou poltrinho. Pensem nisso e não sejam geradores( genitores) de pessoas sem finalidade, infelizes pra  si mesmas  , para sua família e para a sociedade. Isto é muito sério. Novembro/2016. 

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...