sexta-feira, 31 de março de 2017

BONS E INÚTEIS..

DOS BONS E BENFAZEJOS AOS INÚTEIS E IMPRESTÁVEIS 
João Joaquim  

   
Eu inicio esta crônica fazendo como que uma provocação ou exaltação às pessoas nas seguintes questões: da finalidade e importância das coisas (seres inanimados) e das pessoas. O realce será exatamente nessas últimas, nas pessoas. Não importa que tais pessoas (estas ou aquelas) estejam próximas (afetivamente ou fisicamente) ou distantes. E aqui já faço um adicional explicativo.
A importância e proximidade não carecem que alguém esteja perto de mim para que esse alguém me represente alguma coisa, que tenha  um significado, um valor, um apoio, um consolo, uma referência. Quantas pessoas não as temos presentes fisicamente, mas elas nos servem de um referencial, de um padrão de atitudes e comportamento! São inúmeros os exemplos que cada um pode nomear em sua vida, nas suas relações e vivências diárias . Pode ser os casos de um Dalai Lama, de uma irmã Dulce, de uma Teresa de Calcutá, de um Mahatma Gandhi entre outros.
É evidente que muitos  modelos de vida  poderão ser para o bem ou para o mal. Vão  depender da inclinação, desejo, projeto de vida e livre-arbítrio de cada um. A escolha é espontânea e depende do cabedal moral, ético e “cultural” de cada optante.
No tocante à finalidade, à importância de cada pessoa nesse mundo. Friso a expressão nesse mundo. Porque aqui podemos fazer um paralelo, uma comparação mesmo. Trata-se da finalidade comparada. A exemplo do que se faz nas ciências jurídicas( Direito Comparado).
Cada coisa, cada objeto ou invenção nesse planeta tem a sua finalidade, o seu propósito e destino. Imaginemos a serventia de uma coisa ínfima;  aquelas hastes com um chumaçozinho de algodão na ponta  chamadas de cotonetes. Para que servem? Para nada! Ou melhor, para machucar a pele dos ouvidos e do tímpano e para remover-lhes a proteção antibiótica natural, a cera. Ou quando muito para retocar o rímel, o esmalte das unhas e maquiagem dos olhos.
Para que servem bulas de remédios, manual de instrução, contrato de cartão de crédito (instruções) e informações em saúde do dr google? Para nada. Trazem mais um desserviço aos usuários do que alguma orientação útil e confiável. Então há coisas, objetos, invenções que merecidamente deveriam receber o prêmio ignóbil ( ou igNobel), dada a sua inutilidade. 
Torno ao foco do papel e importância da pessoa neste planeta. Para tanto tomo de empréstimo algumas propostas e ideias do filósofo e educador Mário Sérgio Cortela, da PUC São Paulo. Pensamentos que dão título a um de seus livros. “Se você não existisse que falta faria?”
Em tese, a provocação da obra do autor é essa, qual a finalidade de cada pessoa em sua própria existência, em sua trajetória de vida, em sua comunidade, em seu meio social, em seu círculo profissional, para as pessoas à sua volta?
E então no próprio conceito do autor, do professor Cortela devemos distinguir a fama da importância. Tem pessoas  famosas que não trazem a menor importância para outras pessoas. Muita vez são inúteis até para si próprias e para  os próprios familiares à sua volta. A internet e mídias sociais, de nossos tempos digitais, estão repletas e infestadas desses classificados de ídolos, heróis e famosos. Existem pessoas tão inúteis que elas se tornam até ao contrário, além da frivolidade e inutilidade que elas representam são em muitos contextos nocivas e prejudiciais aos membros parentais, à sociedade, e até, acreditem, ao Estado. Tendo, a depender das circunstâncias um peso parasitário, de ônus e despesas para a previdência social, eventualmente sem uma plena razão para tal. 
Ao contrário desses tais, temos inúmeros e anônimos indivíduos de grande importância e valor. São pessoas simples e sem grandes posses, mas riquíssimas de generosidade, gentileza e compaixão pelo outro, pelos mais carentes e necessitados de solidariedade, comida e abrigo.  Muitas instituições filantrópicas e ONGS de voluntariado têm esses belos exemplos de gente que faz a diferença, que tem uma enorme importância porque doam o seu tempo, o seu carinho e suporte, o suporte do cuidado e do amor. Esses importantes e sem fama quando morrem fazem muita falta.
Em homenagem a esses autênticos heróis e heroínas sem fama, sem mídias instantâneas , mas de grande importância , vamos citar alguns exemplos , referindo a eles pela profissão. São desse grupo um bombeiro civil ou militar, um professor de periferia, um médico que faz da profissão um ideal e um sacerdócio, um educador, um escritor que leva suas ideias a todos que acessam os seus escritos, um policial que mal pago não se corrompe no seu labor diário, um simples porteiro de um condomínio, um trabalhador braçal que cuida das lavouras e nos garante os grãos que ingerimos diariamente, um gari de rua que recolhe os nossos lixos , os mais imundos e poluídos etc .  
Há pessoas, e são muitas, que são tão materialistas, egoístas e inúteis que se comprovam como tais quando elas se vão deste mundo, quando morrem. Elas não fazem a menor diferença, a menor falta. Algumas fazem até um benefício quando morrem, porque em vida além de inúteis elas são nocivas e repulsivas aos outros.
E melancolicamente todos nós temos esses tais à nossa volta e em  nosso convívio. A muitos dos aqui referidos  temos até que dar de comer e os abrigar porque faz parte da nossa generosidade. Agora que têm muitos folgados, isso é verdade. Pior ! Pode ser também um carma que a pessoa esteja pagando. Eu acredito nessa possibilidade, uma espécie de penitência ou purgatório a que alguns podem estar predestinados. O bom dessa vida é que a virtude e generosidade não tenham identidade.  Março/2017. 

Um comentário:

Cardiologista disse...

Dr Joaquin é muito fera cardiologista o melhor da região

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...