sexta-feira, 31 de março de 2017

O BOM E FÚTIL DA NET...

A CONSTRUÇÃO OU FUTILIZAÇÃO DA PESSOA PELO USO DA INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS

João Joaquim  


O século XXI tem sido exaltado e aclamado como a era da informática e da informação. Tal nominação se deve ao aprimoramento da internet e toda a sua prole de meios de comunicação. Assim temos como exemplos as redes sociais mais populares:  facebook, instagram e whatsApp, além do tão difundido correio eletrônico (e-mail).
 Outro instrumento de comunicação tão massivo e tão popular é o telefone celular. A telefonia móvel se tornou aliada e parceira da internet. A prova desta realidade é que o aparelho de celular se tornou na verdade um computador portátil. As pessoas portam ele onde bem entender, no bolso, na bolsa, no pescoço ou grudado entre os dedos. Andar de mãos dadas com o celular não é força de expressão, mas pura e a mais frequente realidade.
Falar em web, em virtualidade, em internet, em conectividade ubíqua (em todo lugar ao mesmo tempo), se tornou até um lugar-comum e mais um do mesmo assunto. Entretanto, eu trago a esta matéria a questão da infinidade de dados, de informações, de notas, comunicados e mensagens de toda natureza de infindáveis fontes.
A grande questão ou grande pergunta que se pode propor seria a seguinte: frente a tanta informação recebida e acessada, o que fazer com elas? Ou em outros termos: ante tantas notícias e notificações que nos chegam ou a que se tem acesso de forma fácil 24 horas por dia,  em que sentido a posse  desses dados pode melhorar a vida das pessoas? Será que fazendo um paralelo com as informações e dados diários que as pessoas tinham na era pré -internet, houve ou está havendo acréscimo de valores, quer sejam no âmbito cultural, social e profissional, na vida das pessoas?
Primeiro, no papel de advogado defensor, eu confirmo que em questões de participação popular, no âmbito político e social a internet e todas as mídias e redes sociais têm contribuído e muito para que todos deem a sua cota  de contribuição. Por exemplo ,denunciando toda forma de desvio de conduta dos representantes no parlamento, do executivo e órgãos públicos em geral.
Nesse sentido até mesmo algumas leis surgiram dessa massificação das informações pelas redes sociais. Caso por exemplo, da lei Maria da Penha, na punição de agressões à mulher e a tão difundida lei da ficha-limpa, que impede réus de assumir cargos públicos por voto popular. Isto se ele já for um réu em alguma instância. O que é uma falha, porque se o sujeito tem muitos indícios de desonestidade, já não é um bom indicativo para um gestor público.
Muitas outras utilidades podem ser auferidas das mídias e redes sociais da internet. É o bom uso que muitas pessoas e classes profissionais fazem desse hoje todo poderoso e universal meio de comunicação. Ou seja, aqui se fala com toda propriedade da banda saudável e bem pensante da humanidade que utiliza a Internet.
Por fim ,como advogado acusatório ou do diabo, não posso perder de conta o lado putrescível ou já necrosado de nossa sociedade que recebe um turbilhão, um sem-número de mensagens, notícias, informações e outros comunicados, mas cuja importância e significado resultam em pura futilidade ou neutralidade na vida e rotina dessas pessoas. Nas palavras do eminente escritor e semiólogo Umberto Eco(1932-2016) “ a Internet e redes sociais permitiram a que surgisse uma legião de idiotas, que dizem todas as asneiras não pensadas”.
Para tanto, nessas considerações das inutilidades e ninharias de tantos dados frívolos ou inócuos ficam sem respostas as seguintes perguntas: com tantas mensagens e notificações recebidas, sejam num balanço mensal ou anual, o que tais informações agregam de valor à vida desses internautas e contatos das redes sociais  ? O que de bom e útil melhorou em sua profissão? Na vida social e financeira?  Que valores foram acrescidos com a continuada conexão com a internet e redes sociais?
Que as respostas sejam a de cada um conforme o uso que o sujeito faça desses modernos instrumentos de contato e comunicação! Mas que a Internet e redes antissociais viraram um campo minado e sem lei, ah, isto virou .   março/2017.     

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...